ViaCircular Transporte Coletivo

Iveco Turbo Daily 50.13

Iveco Turbo Daily 50.13
Tipo: Van
Segmento: Urbano
Fabricação: 2003-2008
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Publicação da Iveco (Junho/2005)

Motor
Modelo: Iveco 8140.43 S
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 125 cv (92 kW) @ 3600 rpm
Torque máximo: 285 Nm (29,0 mkgf) @ 1800 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 2.800 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 94,4
Curso do pistão (mm): 100
Relação de compressão: 19,5:1
Consumo específico: 149 g/cvh (203 g/kWh)
Sistema de alimentação: Bomba elétrica de baixa pressão. Pré-filtro de combustível com separador de água. Bomba de alta pressão BOSCH CP1. Filtro de combustível dotado de sensor de presença de água no mesmo, com indicação no painel de instrumentos.
Sistema de lubrificação: Por bomba de engrenagem com filtro de óleo. Trocador de calor para refrigeração do óleo.
Sistema de arrefecimento: Por circulação forçada de água em sistema selado com tanque de expansão. Ventilador do radiador de acionamento eletromagnético.
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Eletrônica – Common Rail

Transmissão
Modelo: Iveco 2826.5
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,195:1
2ª – 3,895:1
3ª – 2,260:1
4ª – 1,428:1
5ª – 1,000:1
ré – 5,692:1

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco com mola diafragma
Acionamento: Mecânico
Diâmetro do disco: 267 mm
Outros
Área de contato: 660 cm²

Direção
Modelo: TRW 15
Tipo: Hidráulica
Diâmetro do volante (mm): 430
Outros
  Pinhão e cremalheira, com acionamento hidráulico

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 90 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 95 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 2,2 kW

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: Iveco 5812
Tipo: Com braços oscilantes com tirante superior curvo
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: Dana 267 (70)
Tipo: Simples redução
Redução: 3,545:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Rodas independentes com barras de torção fixadas nas longarinas
Amortecedores: 2 amortecedores telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas semielípticas de dois estágios com batentes de borracha
Amortecedores: 2 amortecedores telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 5.0 x 16 (disco de aço)
Pneumáticos: 195 / 75 R 16
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Tipo escada, constituído por duas longarinas planas de perfil “U” em chapas de aço de alta resistência unidas por travessas rebitadas e parafusadas à alma
Material empregado: Aço FeE 420
Longarinas
Altura: 184
Largura: 71
Espessura: 5
Bitola: 864

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico servoassistido de duplo circuito, a disco nas rodas dianteiras e traseiras. Dotado de válvula reguladora da pressão de frenagem para as rodas traseiras e luz indicadora de desgaste das pastilhas e de baixo nível de fluído no painel.
Freio de Estacionamento
Tipo: Acionamento mecânico atuando no eixo traseiro

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1310
1360
Eixo traseiro: 1070
1150
Total: 2380
2510
Carga máxima por eixo
Eixo dianteiro: 1800
Eixo traseiro: 3700
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 2820
2690
Peso bruto total
Peso bruto total (PBT): 5200
Capacidade máxima de tração (CMT): 8000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 70
Óleo no cárter, máx./min.: 7,0 (com filtro)
Caixa de mudanças: 1,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,2
Sistema de arrefecimento: 13

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3300
3950
(D) Balanço traseiro: 1740
1980
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1695
(F) Bitola – eixo traseiro: 1541
(K) Vão livre dianteiro: 192
(L) Vão livre traseiro: 186
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: Raio de giro do pneu: 6050 / 6950
Raio de giro parede a parede: 6450 / 7350
Carroceria
(B) Comprimento total: 6030
6920
(N) Largura externa: 2000
(O) Altura externa: 2710
2730
(P) Altura interna: 1930
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): 12,3
15,4
Outros
Comprimento interno: 3640
4530
Largura interna: 1820

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 3,545:1
Velocidade máxima (km/h): 133
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 37
Relação Potência (cv) / Peso (TON): 15,63

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 4150
RPM corte: 4200
RPM corte máx: 4250
RPM M L min: 800
RPM M L: 800
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes acima de 350m: 1,38
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
92,3 / 2700

Principais Características
  • Grade dianteira preta
  • Predisposição para instalação de rádio

Opcionais
  • Faróis de neblina
  • Grade dianteira cinza metálica
  • Pára-braisa verde com faixa degradê e vidros verdes
  • Rádio AM/FM com CD Player
  • Tomada de ar, pára-choque dianteiro e molduras dos pára-lamas dianteiros na cor do veículo

Função desabilitada

Menu