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Iveco Turbo Daily 59.12

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2001-2004 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Publicação da Iveco (Junho/2002) |
Motor
Modelo: | Iveco 8140.43 |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 122 cv (90 kW) @ 3600 rpm |
Torque máximo: | 285 Nm (29,0 mkgf) @ 1800 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 2.800 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 94,4 |
Curso do pistão (mm): | 100 |
Relação de compressão: | 19,5:1 |
Consumo específico: | 149 g/cvh (203 g/kWh) |
Filtro de óleo – tipo: | Pré-filtro de combustível com separador de água e sensor de presença de água com indicador no painel de instrumentos |
Sistema de alimentação: | Bomba mecânica de alimentação com bomba manual incorporada para drenagem de água no pré-filtro de combustível e remoção de ar da tubulação de combustível |
Sistema de lubrificação: | Por bomba de engrenagem com filtro de óleo. Trocador de calor para refrigeração do óleo. |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação forçada de água em sistema selado com tanque de expansão. Ventilador do radiador de acionamento eletromagnético. |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch VE |
Sistema de Injeção: | Direta |
Transmissão
Modelo: | Iveco 2826.5 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,195:1 2ª – 3,895:1 3ª – 2,260:1 4ª – 1,428:1 5ª – 1,000:1 ré – 5,692:1 |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco com mola diafragma |
Acionamento: | Mecânico |
Diâmetro do disco: | 267 mm |
Outros | |
Área de contato: | 660 cm² |
Direção
Modelo: | TRW 15 |
Tipo: | Hidráulica |
Diâmetro do volante (mm): | 430 |
Outros | |
Pinhão e cremalheira, com acionamento hidráulico |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 90 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 90 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 2,2 kW |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | Iveco 5811/2 |
Tipo: | Com braços oscilantes com tirante superior curvo |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | Iveco 450517 |
Tipo: | Simples redução |
Redução: | 4,30:1 |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Rodas independentes com barras de torção fixadas nas longarinas |
Amortecedores: | 2 amortecedores telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas semielípticas de dois estágios com batentes de borracha |
Amortecedores: | 2 amortecedores telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.0 x 16 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 225 / 75 R 16 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Tipo escada, constituído por duas longarinas planas de perfil “U” em chapas de aço de alta resistência unidas por travessas rebitadas e parafusadas à alma |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico servoassistido de duplo circuito, a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas rodas traseiras. Dotado de válvula reguladora da pressão de frenagem para as rodas traseiras e luz indicadora de baixo nível de fluído no painel. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Acionamento mecânico atuando no eixo traseiro |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1350 1370 1400 |
Eixo traseiro: | 810 820 850 |
Total: | 2160 2190 2250 |
Carga máxima por eixo | |
Eixo dianteiro: | 2000 |
Eixo traseiro: | 4650 |
Peso bruto total | |
Peso bruto total (PBT): | 6200 |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9500 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 4490 4460 4400 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 4040 4010 3950 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 90 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 7,0 (com filtro) |
Caixa de mudanças: | 1,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 1,9 |
Sistema de arrefecimento: | 13 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos: | 3300 3600 4180 |
(B) Comprimento total: | 5625 6225 7040 |
(C) Balanço dianteiro: | 960 |
(D) Balanço traseiro: | 1365 1665 1900 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1725 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1660 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2160 |
(K) Vão livre dianteiro: | 240 |
(L) Vão livre traseiro: | 200 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | Giro do pneu: 6050 / 6700 / 7250 Giro parede a parede: 6450 / 7100 / 7650 |
Altura da longarina ao solo: | 815 820 829 |
Altura interna: | 2220 2215 2205 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 120 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 31 |
Relação Potência (cv) / Peso (TON): | 12,84 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 4150 |
RPM corte: | 4200 |
RPM corte máx: | 4250 |
RPM M L min: | 750 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 750 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes acima de 350m: | 2,03 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |