ViaCircular Transporte Coletivo

Mafersa M-290-A (Articulado)

Mafersa M-290-A (Articulado)
Tipo: Ônibus articulado
Segmento: Urbano
Fabricação: 1994-?
Localização do motor: Traseira

Motor
Modelo: Cummins 6 CTAA 8.3
Tipo: 6 cilindros em linha, Intercooler
Potência máxima: 294 cv
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 8,3 L

Transmissão
Modelo: Allison
Acionamento: Automática
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Opcional 1
Modelo: Voith
Acionamento: Automática
Opcional 2
Modelo: ZF
Acionamento: Automática

Direção
Tipo: Hidráulica integral

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática integral e massa de ar variável com regulagem automática
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática integral e massa de ar variável com regulagem automática
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática integral e massa de ar variável com regulagem automática

Rodas & Pneus
Rodado traseiro: Duplo+Duplo

Quadro do Chassis
Articulação: Limite de 49 graus para operação, que quando ultrapassado soa um alarme. Ao chegar nos 51 graus o freio de estacionamento é acionado. Sistema EOL – Estabilizador de Oscilação Lateral.

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido com 3 circuitos independentes
Retarder
Tipo: Hidráulico incorporado acoplado

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 400

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: 5530
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: 6630
(B) Comprimento total: 17980
(C) Balanço dianteiro: 2450
(D) Balanço traseiro: 3400

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 78
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 17

Função desabilitada

Menu