Página Inicial > Dados de chassis > Mafersa – Material Ferroviário S/A > Mafersa M-290-A (Articulado)
Mafersa M-290-A (Articulado)

Tipo: | Ônibus articulado |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1994-? |
Localização do motor: | Traseira |
Motor
Modelo: | Cummins 6 CTAA 8.3 |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Intercooler |
Potência máxima: | 294 cv |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 8,3 L |
Transmissão
Modelo: | Allison |
Acionamento: | Automática |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Opcional 1 | |
Modelo: | Voith |
Acionamento: | Automática |
Opcional 2 | |
Modelo: | ZF |
Acionamento: | Automática |
Direção
Tipo: | Hidráulica integral |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática integral e massa de ar variável com regulagem automática |
Suspensão Intermediária | |
Tipo: | Pneumática integral e massa de ar variável com regulagem automática |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática integral e massa de ar variável com regulagem automática |
Rodas & Pneus
Rodado traseiro: | Duplo+Duplo |
Quadro do Chassis
Articulação: | Limite de 49 graus para operação, que quando ultrapassado soa um alarme. Ao chegar nos 51 graus o freio de estacionamento é acionado. Sistema EOL – Estabilizador de Oscilação Lateral. |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido com 3 circuitos independentes |
Retarder | |
Tipo: | Hidráulico incorporado acoplado |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 400 |
Dimensões (mm)

(A) Distância entre-eixos dianteiro e intermediário: | 5530 |
(A’) Distância entre-eixos intermediário e traseiro: | 6630 |
(B) Comprimento total: | 17980 |
(C) Balanço dianteiro: | 2450 |
(D) Balanço traseiro: | 3400 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 78 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 17 |