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Mercedes-Benz 412 D Windlauf (115cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2000-2002 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (2002) – Acervo Guilherme Prado |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-014 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 115 cv (85 kW) @ 3800 rpm |
Torque máximo: | 284 Nm (29 mkgf) @ 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 5 |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 2.495 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 90,47 |
Curso do pistão (mm): | 97 |
Relação de compressão: | 19,5:1 |
Consumo específico: | 212 g/kWh (156 g/cvh) a 1800 rpm |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de alimentação: | Turboalimentado com pós-resfriador |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | Rotativa VE |
Sistema de Injeção: | Direta |
Pressão de Injeção: | 40 a 50 kPa (duplo estágio) |
Transmissão
Modelo: | MB G/28-5/5,05 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,053:1 2ª – 2,601:1 3ª – 1,521:1 4ª – 1,000:1 5ª – 0,784:1 Ré – 4,756:1 |
Embreagem
Modelo: | M 240 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Direção
Modelo: | MB LZ S2 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=44:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 85 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 88 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 2,2 kW (3 cv) |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL0/14 CE-1,75 |
Tipo: | Independente |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL0/01 C-3,2 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,375 (35:8) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 5.50 x 15 |
Pneumáticos: | 195 / 70 R 15 C (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, soldado |
Longarinas | |
Altura: | 100 |
Largura: | 100 |
Espessura: | 2,5 |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por vácuo / disco nas rodas dianteiras e traseiras, com válvula sensível à carga |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, de alavanca Atuação: rodas traseiras |
Área de frenagem | |
Eixo dianteiro: | 263,6 cm² |
Eixo traseiro: | 263,6 cm² |
Total: | 527,2 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 980 |
Eixo traseiro: | 580 |
Total: | 1560 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 3040 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 1750 |
Eixo traseiro: | 3200 |
Total: | 4600 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 80 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 7,5 / 6,5 |
Caixa de mudanças: | 1,9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 1,81 |
Direção hidráulica: | 0,9 |
Acionamento da embreagem: | 0,4 |
Sistema de arrefecimento: | 11 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 4025 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 6550 |
(C) Balanço dianteiro: | 882 |
(D) Balanço traseiro: | 1482 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1647 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1552 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 1988 |
(K) Vão livre dianteiro: | 194 |
(L) Vão livre traseiro: | 172 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 14,3 |
Outros | |
Altura da longarina ao solo: | 650 (carregado) 800 (descarregado) |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | MB G 28-5/5,05 |
Eixo traseiro: | MB HL0/01 C-3,2 |
Pneus: | 195 / 70 R 15 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,375 (35:8) |
Velocidade máxima (km/h): | 133 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 44 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 4480 |
RPM corte: | 4520 |
RPM corte máx: | 4560 |
RPM M L min: | 750 |
RPM M L: | 800 |
RPM M L máx: | 850 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,44 |
Altitudes acima de 350m: | 1,94 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |