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Mercedes-Benz 412 D Windlauf (115cv)

Mercedes-Benz 412 D Windlauf (115cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Fabricação: 2000-2002
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (2002) – Acervo Guilherme Prado

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-014 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 115 cv (85 kW) @ 3800 rpm
Torque máximo: 284 Nm (29 mkgf) @ 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 5
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 2.495 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 90,47
Curso do pistão (mm): 97
Relação de compressão: 19,5:1
Consumo específico: 212 g/kWh (156 g/cvh) a 1800 rpm
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de alimentação: Turboalimentado com pós-resfriador
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: Rotativa VE
Sistema de Injeção: Direta
Pressão de Injeção: 40 a 50 kPa (duplo estágio)

Transmissão
Modelo: MB G/28-5/5,05
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,053:1
2ª – 2,601:1
3ª – 1,521:1
4ª – 1,000:1
5ª – 0,784:1
Ré – 4,756:1

Embreagem
Modelo: M 240
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: MB LZ S2
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=44:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 85 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 88 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 2,2 kW (3 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL0/14 CE-1,75
Tipo: Independente
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL0/01 C-3,2
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,375 (35:8)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional
Suspensão Traseira
Tipo: Molas parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Opcional

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 5.50 x 15
Pneumáticos: 195 / 70 R 15 C (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, soldado
Longarinas
Altura: 100
Largura: 100
Espessura: 2,5

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por vácuo / disco nas rodas dianteiras e traseiras, com válvula sensível à carga
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, de alavanca
Atuação: rodas traseiras
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 263,6 cm²
Eixo traseiro: 263,6 cm²
Total: 527,2 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 980
Eixo traseiro: 580
Total: 1560
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 3040
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 1750
Eixo traseiro: 3200
Total: 4600

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 80
Óleo no cárter, máx./min.: 7,5 / 6,5
Caixa de mudanças: 1,9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 1,81
Direção hidráulica: 0,9
Acionamento da embreagem: 0,4
Sistema de arrefecimento: 11

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4025
(B) Comprimento máximo da carroceria: 6550
(C) Balanço dianteiro: 882
(D) Balanço traseiro: 1482
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1647
(F) Bitola – eixo traseiro: 1552
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 1988
(K) Vão livre dianteiro: 194
(L) Vão livre traseiro: 172
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 14,3
Outros
Altura da longarina ao solo: 650 (carregado)
800 (descarregado)

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: MB G 28-5/5,05
Eixo traseiro: MB HL0/01 C-3,2
Pneus: 195 / 70 R 15
Redução do eixo traseiro: i=4,375 (35:8)
Velocidade máxima (km/h): 133
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 44

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 4480
RPM corte: 4520
RPM corte máx: 4560
RPM M L min: 750
RPM M L: 800
RPM M L máx: 850
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,44
Altitudes acima de 350m: 1,94
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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