ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e rodoviário
- Fabricação: Não disponível (chassi argentino)
- Baumúster: 384089
- Norma de emissõe de gases: Euro 1 / Proconve P-3
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil ()
A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OF-1318 para oferecer rentabilidade ao frotista e conforto e segurança para o usuário. O motor turbo OM-366 A, de 170 cv, que atende às normas de emissões do Conama Fase III, apresenta baixo consumo de óleo lubrificante. A embreagem do tipo monodisco seco exige menor esforço no pedal e maior conforto ao condutor. A caixa de mudanças de 5 marchas sincronizadas tem engates suaves e precisos. A direção é hidráulica, o que exige menor esforço nas manobras. As principais peças do OM-366 A são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar a reposição e a estocagem.
O OF-1318 é entregue ao mercado dentro de exigentes padrões de qualidade, para que frotistas e autônomos tenham um produto capaz de resistir, com segurança, conforto e economia, às duras solicitações do transporte urbano de passageiros.
- Modelo: Mercedes-Benz OM-366 A
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turboalimentado
- Potência máxima, conforme NBR 5484/fev'85: 125 kW (170cv) a 2600 rpm
- Torque máximo, conforme NBR 5484/fev'85: 560 Nm (57 mkgf) entre 1350 e 1550 rpm
- Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
- Localização das válvulas: no cabeçote
- Cilindrada total: 5.958 cm³
- Diâmetro do pistão: 97,5 mm
- Curso do pistão: 133 mm
- Relação de compressão: 16:1
- Consumo específico: 206 g/kWh a 1800 rpm
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Bomba de óleo – tipo: engrenagens
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão com trocador de calor óleo-água
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba Injetora
- Modelo: Bosch
- Tipo: de êmbolos, em linha
- Regulador: RQV e LDA
- Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
- Pressão de injeção: 260+10 bar
Compressor – Modelo Knorr
- Diâmetro dos cilindros: 75 mm
- Curso do êmbolo: 35 mm
- Cilindrada: 155 cm³
- Velocidade angular: 3000 rpm
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: ar
- Acionamento: por correia
- Vazão: 225 l/min a 8 bar de contrapressão
Compressor – Modelo Varga
- Diâmetro dos cilindros: 75 mm
- Curso do êmbolo: 36 mm
- Cilindrada: 159 cm³
- Velocidade angular: 3000 rpm
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: ar
- Acionamento: por correia
- Vazão: 268 l/min a 8 bar de contrapressão
- Modelo: ZF S 5-680/7,43
- Acionamento: por meio de alavanca
- Marchas sincronizadas: 5
- Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,67
- Modelo: GMF 350 X
- Tipo: monodisco seco
- Acionamento: hidráulico
- Modelo: ZF 8063
- Tipo: hidráulico
- Relação de redução: i=20,7:1
Modelo opcional
- Modelo: TRW TAS-65 305C
- Tipo: hidráulico
- Relação de redução: i=20,42:1
Alternador
- Capaciade: 28 V / 75 A ou 28 V / 55 A
Bateria
- Capaciade/tensão: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tensão nominal: 24 V
Motor de partida
- Potência: 4 kW / 5,4 cv
- Tensão: 24 V
Eixo Dianteiro
- Modelo: MB VL-3/7 D-5
- Tipo: punho
Eixo Traseiro Motriz
- Modelo: MB HL-4/26 D-9,2
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Reduções: i=5,714 (40:7) / i=4,875 (39:8)
Eixo Traseiro Motriz (opcional 1)
- Modelo: MB HL-4/27 D-10
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Reduções: i=4,875 (39:8) / i=5,714 (40:7) / i=6,143 (43:7)
Eixo Traseiro Motriz (opcional 2)
- Modelo: MB HL-5/2 DZ-10 (dupla redução)
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
- Reduções: i1=6,143/i2=8,624 (43:7) / i1=4,875/i2=6,844 (39:8)
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Aros das rodas: 7.00×20 / 7.50×20 / 7.50×22,5
- Pneumáticos: 9.00 – 20 PR 14 / 9.00 R 20 PR 14 (radial) / 10.00 – 20 PR 16 / 10.00 R 20 PR 16 (radial) / 275R/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)
- Tipo: escada, rebitado
- Longarinas (altura x largura / espessura): 254 mm x 65 mm / 8,0 mm
- Material empregado: LNE 28+Ti (ABNT/EH593/11)
Freio de serviço
- Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
- Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem – eixo dianteiro: 1.846 cm² (2.129 cm²)
- Área de frenagem – eixo traseiro: 1.846 cm² (2.129/2.367/2.432 cm²)
- Área de frenagem – total: 3.692 cm² (4.258/4.496/4.541 cm²)
- Diâmetro do tambor: 410 mm
- Espessura das lonas: 18 mm (19 mm)
- Largura da lona dianteira: 140 mm (160 mm)
- Largura da lona traseira: 140 mm (160/180 mm)
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
- Atuação: rodas traseiras
Freio adicional
- Tipo: motor
- Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço
Em ordem de marcha, conforme NBR 6070
Chassi para ônibus, com podesto, ferramentas, roda reserva, extintor, tanque cheio, sem motorista
- Eixo dianteiro: 2670
- Eixo traseiro: 1630
- Total: 4300
- Carga útil, máxima com equipamento: 9200
Pesos admissíveis / Valores indicados
Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 8500
- Total: 13500
- Tanque de combustível (volume nominal): 210
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
- Filtro de óleo do motor: 1,3
- Caixa de mudanças: 5
- Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25 (HL-4) / 11,0 (HL-5)
- Direção hidráulica: 3,5
- Acionamento da embreagem: 0,3
- Sistema de arrefecimento: 27
- (A) Distância entre-eixos: 5170
- (B) Comprimento total: 10208
- (C) Balanço dianteiro: 1965
- (D) Balanço traseiro: 3000
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 1971
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1822
- (H) Largura: 2414
- (I) Ângulo de entrada: 21°
- (J) Ângulo de saída: 11°
- (K) Vão livre dianteiro: 304
- (L) Vão livre traseiro: 295
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 19,8
Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 com eixo traseiro HL-4/26 D-9,2 ou HL-4/27 D-10
- Pneus: 10.00 R 20 PR 16
- Velocidade máxima (km/h): 88 (i=6,714) / 82 (i=6,143) / 103 (i=4,875)
- Capacidade máxima de subida com 13.500kg (%): 34 (i=6,714) / 37 (i=6,143) / 28 (i=4,875)
Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 com eixo traseiro HL-5/2 DZ-10
- Pneus: 10.00 R 20 PR 16
- Velocidade máxima (km/h): 82/58 (i1=6,143/i2=8,624) / 103/73 (i1=4,875/i2=6,844)
- Capacidade máxima de subida com 13.500kg (%): 37/56 (i1=6,143/i2=8,624) / 28/42 (i1=4,875/i2=6,844)