ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: Não disponível (chassi argentino)
  • Baumúster: 384089
  • Norma de emissõe de gases: Euro 1 / Proconve P-3
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil ()

A Mercedes-Benz desenvolveu o chassi OF-1318 para oferecer rentabilidade ao frotista e conforto e segurança para o usuário. O motor turbo OM-366 A, de 170 cv, que atende às normas de emissões do Conama Fase III, apresenta baixo consumo de óleo lubrificante. A embreagem do tipo monodisco seco exige menor esforço no pedal e maior conforto ao condutor. A caixa de mudanças de 5 marchas sincronizadas tem engates suaves e precisos. A direção é hidráulica, o que exige menor esforço nas manobras. As principais peças do OM-366 A são idênticas às de outros motores da mesma linha, permitindo ao frotista racionalizar a reposição e a estocagem.
O OF-1318 é entregue ao mercado dentro de exigentes padrões de qualidade, para que frotistas e autônomos tenham um produto capaz de resistir, com segurança, conforto e economia, às duras solicitações do transporte urbano de passageiros.

Motor

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-366 A
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, turboalimentado
  • Potência máxima, conforme NBR 5484/fev'85: 125 kW (170cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR 5484/fev'85: 560 Nm (57 mkgf) entre 1350 e 1550 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Diâmetro do pistão: 97,5 mm
  • Curso do pistão: 133 mm
  • Relação de compressão: 16:1
  • Consumo específico: 206 g/kWh a 1800 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão com trocador de calor óleo-água
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch
  • Tipo: de êmbolos, em linha
  • Regulador: RQV e LDA
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático
  • Pressão de injeção: 260+10 bar

 Compressor – Modelo Knorr 

  • Diâmetro dos cilindros: 75 mm
  • Curso do êmbolo: 35 mm
  • Cilindrada: 155 cm³
  • Velocidade angular: 3000 rpm
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: ar
  • Acionamento: por correia
  • Vazão: 225 l/min a 8 bar de contrapressão

 Compressor – Modelo Varga 

  • Diâmetro dos cilindros: 75 mm
  • Curso do êmbolo: 36 mm
  • Cilindrada: 159 cm³
  • Velocidade angular: 3000 rpm
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: ar
  • Acionamento: por correia
  • Vazão: 268 l/min a 8 bar de contrapressão

Transmissão

  • Modelo: ZF S 5-680/7,43
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=7,43 / 4,32 / 2,53 / 1,50 / 1,00 / marcha a ré: 6,67

Suspensão

  • Modelo: GMF 350 X
  • Tipo: monodisco seco
  • Acionamento: hidráulico

Suspensão

  • Modelo: ZF 8063
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=20,7:1

 Modelo opcional 

  • Modelo: TRW TAS-65 305C
  • Tipo: hidráulico
  • Relação de redução: i=20,42:1

Sistema elétrico

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 75 A ou 28 V / 55 A

 Bateria  

  • Capaciade/tensão: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal24 V

 Motor de partida 

  • Potência: 4 kW / 5,4 cv
  • Tensão24 V

Eixos

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL-3/7 D-5
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro Motriz 

  • Modelo: MB HL-4/26 D-9,2
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Reduções: i=5,714 (40:7) / i=4,875 (39:8)

 Eixo Traseiro Motriz (opcional 1) 

  • Modelo: MB HL-4/27 D-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Reduções: i=4,875 (39:8) / i=5,714 (40:7) / i=6,143 (43:7)

 Eixo Traseiro Motriz (opcional 2) 

  • Modelo: MB HL-5/2 DZ-10 (dupla redução)
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Reduções: i1=6,143/i2=8,624 (43:7) / i1=4,875/i2=6,844 (39:8)

Suspensão

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

Suspensão

  • Aros das rodas: 7.00×20 / 7.50×20 / 7.50×22,5
  • Pneumáticos: 9.00 – 20 PR 14 / 9.00 R 20 PR 14 (radial) / 10.00 – 20 PR 16 / 10.00 R 20 PR 16 (radial) / 275R/80 R 22,5 PR 16 (radial, sem câmara)

Chassis

  • Tipo: escada, rebitado
  • Longarinas (altura x largura / espessura): 254 mm x 65 mm / 8,0 mm
  • Material empregado: LNE 28+Ti (ABNT/EH593/11)

Freios

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem – eixo dianteiro: 1.846 cm² (2.129 cm²)
  • Área de frenagem – eixo traseiro: 1.846 cm² (2.129/2.367/2.432 cm²)
  • Área de frenagem – total: 3.692 cm² (4.258/4.496/4.541 cm²)
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Espessura das lonas: 18 mm (19 mm)
  • Largura da lona dianteira: 140 mm (160 mm)
  • Largura da lona traseira: 140 mm (160/180 mm)

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
  • Atuação: rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com freio de serviço

Pesos

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassi para ônibus, com podesto, ferramentas, roda reserva, extintor, tanque cheio, sem motorista

  • Eixo dianteiro: 2670
  • Eixo traseiro: 1630
  • Total: 4300
  • Carga útil, máxima com equipamento9200

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 8500
  • Total: 13500

Volumes de abastecimento

  • Tanque de combustível (volume nominal): 210
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Filtro de óleo do motor: 1,3
  • Caixa de mudanças: 5
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25 (HL-4) / 11,0 (HL-5)
  • Direção hidráulica: 3,5
  • Acionamento da embreagem: 0,3
  • Sistema de arrefecimento: 27

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 5170
  • (B) Comprimento total: 10208
  • (C) Balanço dianteiro: 1965
  • (D) Balanço traseiro: 3000
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1971
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1822
  • (H) Largura: 2414
  • (I) Ângulo de entrada: 21°
  • (J) Ângulo de saída: 11°
  • (K) Vão livre dianteiro: 304
  • (L) Vão livre traseiro: 295
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 19,8

Desempenho

 Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 com eixo traseiro HL-4/26 D-9,2 ou HL-4/27 D-10 

  • Pneus: 10.00 R 20 PR 16
  • Velocidade máxima (km/h): 88 (i=6,714) / 82 (i=6,143) / 103 (i=4,875)
  • Capacidade máxima de subida com 13.500kg (%): 34 (i=6,714) / 37 (i=6,143) / 28 (i=4,875)

 Caixa de mudanças ZF S 5-680/7,43 com eixo traseiro HL-5/2 DZ-10 

  • Pneus: 10.00 R 20 PR 16
  • Velocidade máxima (km/h): 82/58 (i1=6,143/i2=8,624) / 103/73 (i1=4,875/i2=6,844)
  • Capacidade máxima de subida com 13.500kg (%): 37/56 (i1=6,143/i2=8,624) / 28/42 (i1=4,875/i2=6,844)

Função desabilitada

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