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Mercedes-Benz L-608D (85cv)

Mercedes-Benz L-608D (85cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Obs.: Chassi com cabina (caminhão, eventualmente reencarroçado em micro-ônibus)
Fabricação: 1972-1988
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)
Para cada exigência do mercado transportador, o veículo na medida exata

Larga experiência no ramo de transportes e ricas informações sobre essa realidade embasam os estudos e planejamentos da Mercedes-Benz ao iniciar a produção e comercialização de seus veículos. Sua extensa linha de produtos busca atender, com as variações de tipos em cada modelo e de distância entre eixos em cada tipo, à multiplicidade de solicitações do mercado. Resultado: tais veículos contarão com as características que tornaram mundialmente consagrada a marca Mercedes-Benz.

Mas é óbvio que muitos outros fatores influem na aceitação de um produto. Que atração exercem os veículos L-608 D nos transportadores do País para terem conquistado uma fatia considerável de mercado? Será a versatilidade, o conforto e a segurança? A alta qualidade e a economia? Ou sua extraordinária maneabilidade em trânsito denso?

Certamente todos esses requisitos se encontram harmonicamente dispostos nos L-608 D.

Mas não há segredos profundos nem grandes mistérios tecnológicos ou mesmo soluções intrincadas nesses veículos, embora sejam frutos de técnica avançada. Trata-se de uma decisão rotineira na organização Mercedes-Benz: com sua experiência de muitos anos, ela planejou e construiu a série de veículos ideais às necessidades do mercado.

O conjunto de pontos favoráveis não apenas granjeou a simpatia dos transportadores como também lhes ofereceu algo mais que uma simples opção de compra de veículos leves.

Os L-608 D lhes deram a certeza de poderem adquirir veículos que constituem soluções eficientes, exatas.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-314
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 85 cv (63 kW) @ 2800 rpm
SAE: 95 cv (70 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: DIN: 235 mN (24 mkgf) @ 1800 rpm
SAE: 255 mN (26 mkgf) @ 1800 rpm
NBR – Medição: DIN / SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.784 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Sistema de alimentação: Fluxo de combustível por meio de bombas alimentadoras e injetora
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-2/24-5/7,31
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: MB
Tipo: Com esferas circulantes

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv)

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Com engrenagens hipóides
Redução: i=4,30 (43:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 G x 16 (disco de aço)
Pneumáticos: 7.00 x 16 PR 10
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, auxiliado por câmara de ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Sob encomenda

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=2950)
Eixo dianteiro: 1555
Eixo traseiro: 755
Total: 2310
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=3500)
Eixo dianteiro: 1580
Eixo traseiro: 845
Total: 2455
Carga útil máxima com equipamentos
Total (EE=2950): 3690
Total (EE=3500): 3575
Peso bruto total
Capacidade máxima de tração (CMT): 9000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 2100
Eixo traseiro: 4000
Total: 6000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 70
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0 / 6,0
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 2950
3500
(B) Comprimento máximo da carroceria: 4950
5896
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1760
(F) Bitola – eixo traseiro: 1540
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2100
(K) Vão livre dianteiro: 239
(L) Vão livre traseiro: 186
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11,7
13,2
Outros
Altura externa: 2390

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 90,3
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): Com 6000 kg: 30,1
Com 9000 kg: 19,2

Função desabilitada

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