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Mercedes-Benz L-608D (85cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Chassi com cabina (caminhão, eventualmente reencarroçado em micro-ônibus) |
Fabricação: | 1972-1988 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
Para cada exigência do mercado transportador, o veículo na medida exata
Larga experiência no ramo de transportes e ricas informações sobre essa realidade embasam os estudos e planejamentos da Mercedes-Benz ao iniciar a produção e comercialização de seus veículos. Sua extensa linha de produtos busca atender, com as variações de tipos em cada modelo e de distância entre eixos em cada tipo, à multiplicidade de solicitações do mercado. Resultado: tais veículos contarão com as características que tornaram mundialmente consagrada a marca Mercedes-Benz.
Mas é óbvio que muitos outros fatores influem na aceitação de um produto. Que atração exercem os veículos L-608 D nos transportadores do País para terem conquistado uma fatia considerável de mercado? Será a versatilidade, o conforto e a segurança? A alta qualidade e a economia? Ou sua extraordinária maneabilidade em trânsito denso?
Certamente todos esses requisitos se encontram harmonicamente dispostos nos L-608 D.
Mas não há segredos profundos nem grandes mistérios tecnológicos ou mesmo soluções intrincadas nesses veículos, embora sejam frutos de técnica avançada. Trata-se de uma decisão rotineira na organização Mercedes-Benz: com sua experiência de muitos anos, ela planejou e construiu a série de veículos ideais às necessidades do mercado.
O conjunto de pontos favoráveis não apenas granjeou a simpatia dos transportadores como também lhes ofereceu algo mais que uma simples opção de compra de veículos leves.
Os L-608 D lhes deram a certeza de poderem adquirir veículos que constituem soluções eficientes, exatas.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-314 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 85 cv (63 kW) @ 2800 rpm SAE: 95 cv (70 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | DIN: 235 mN (24 mkgf) @ 1800 rpm SAE: 255 mN (26 mkgf) @ 1800 rpm |
NBR – Medição: | DIN / SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.784 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Sistema de alimentação: | Fluxo de combustível por meio de bombas alimentadoras e injetora |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-2/24-5/7,31 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | MB |
Tipo: | Com esferas circulantes |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) |
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Com engrenagens hipóides |
Redução: | i=4,30 (43:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 G x 16 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 7.00 x 16 PR 10 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, auxiliado por câmara de ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Sob encomenda |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=2950) | |
Eixo dianteiro: | 1555 |
Eixo traseiro: | 755 |
Total: | 2310 |
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=3500) | |
Eixo dianteiro: | 1580 |
Eixo traseiro: | 845 |
Total: | 2455 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total (EE=2950): | 3690 |
Total (EE=3500): | 3575 |
Peso bruto total | |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2100 |
Eixo traseiro: | 4000 |
Total: | 6000 |
Tanque de combustível: | 70 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 / 6,0 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
(A) Distância entre-eixos: | 2950 3500 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 4950 5896 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1760 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1540 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 |
(K) Vão livre dianteiro: | 239 |
(L) Vão livre traseiro: | 186 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11,7 13,2 |
Outros | |
Altura externa: | 2390 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 90,3 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | Com 6000 kg: 30,1 Com 9000 kg: 19,2 |