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Mercedes-Benz L-608D (85cv)

| Tipo: | Micro |
| Segmento: | Urbano |
| Obs.: | Chassi com cabina (caminhão, eventualmente reencarroçado em micro-ônibus) |
| Fabricação: | 1972-1988 |
| Localização do motor: | Dianteira |
| Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
Para cada exigência do mercado transportador, o veículo na medida exata
Larga experiência no ramo de transportes e ricas informações sobre essa realidade embasam os estudos e planejamentos da Mercedes-Benz ao iniciar a produção e comercialização de seus veículos. Sua extensa linha de produtos busca atender, com as variações de tipos em cada modelo e de distância entre eixos em cada tipo, à multiplicidade de solicitações do mercado. Resultado: tais veículos contarão com as características que tornaram mundialmente consagrada a marca Mercedes-Benz.
Mas é óbvio que muitos outros fatores influem na aceitação de um produto. Que atração exercem os veículos L-608 D nos transportadores do País para terem conquistado uma fatia considerável de mercado? Será a versatilidade, o conforto e a segurança? A alta qualidade e a economia? Ou sua extraordinária maneabilidade em trânsito denso?
Certamente todos esses requisitos se encontram harmonicamente dispostos nos L-608 D.
Mas não há segredos profundos nem grandes mistérios tecnológicos ou mesmo soluções intrincadas nesses veículos, embora sejam frutos de técnica avançada. Trata-se de uma decisão rotineira na organização Mercedes-Benz: com sua experiência de muitos anos, ela planejou e construiu a série de veículos ideais às necessidades do mercado.
O conjunto de pontos favoráveis não apenas granjeou a simpatia dos transportadores como também lhes ofereceu algo mais que uma simples opção de compra de veículos leves.
Os L-608 D lhes deram a certeza de poderem adquirir veículos que constituem soluções eficientes, exatas.
| Modelo: | Mercedes-Benz OM-314 |
| Tipo: | 4 cilindros em linha |
| Potência máxima: | DIN: 85 cv (63 kW) @ 2800 rpm SAE: 95 cv (70 kW) @ 2800 rpm |
| Torque máximo: | DIN: 235 mN (24 mkgf) @ 1800 rpm SAE: 255 mN (26 mkgf) @ 1800 rpm |
| NBR – Medição: | DIN / SAE |
| Combustível: | Diesel |
| Cilindrada total: | 3.784 cm³ |
| Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
| Curso do pistão (mm): | 128 |
| Relação de compressão: | 17:1 |
| Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
| Sistema de alimentação: | Fluxo de combustível por meio de bombas alimentadoras e injetora |
| Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
| Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
| Bomba injetora | |
| Sistema de Injeção: | Direta |
| Modelo: | MB G-2/24-5/7,31 |
| Acionamento: | Mecânica |
| Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
| Tipo: | Monodisco a seco |
| Acionamento: | Hidráulico |
| Modelo: | MB |
| Tipo: | Com esferas circulantes |
| Tensão nominal | |
| Tensão: | 12 V |
| Alternador | |
| Tensão/capacidade: | 14 V / 35 A |
| Bateria | |
| Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
| Motor de partida | |
| Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) |
| Eixo Traseiro Motriz | |
| Tipo: | Com engrenagens hipóides |
| Redução: | i=4,30 (43:10) |
| Suspensão Dianteira | |
| Tipo: | Feixes de molas |
| Amortecedores: | Telescópicos |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Suspensão Traseira | |
| Tipo: | Feixes de molas |
| Amortecedores: | Telescópicos |
| Barra estabilizadora: | Série |
| Aros das rodas: | 6.00 G x 16 (disco de aço) |
| Pneumáticos: | 7.00 x 16 PR 10 |
| Rodado traseiro: | Duplo |
| Tipo: | Escada, rebitado |
| Freio de Serviço | |
| Tipo: | Hidráulico, auxiliado por câmara de ar comprimido |
| Freio de Estacionamento | |
| Tipo: | Mecânico, ação nas rodas traseiras |
| Freio-Motor | |
| Tipo: | Sob encomenda |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=2950) | |
| Eixo dianteiro: | 1555 |
| Eixo traseiro: | 755 |
| Total: | 2310 |
| PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=3500) | |
| Eixo dianteiro: | 1580 |
| Eixo traseiro: | 845 |
| Total: | 2455 |
| Carga útil máxima com equipamentos | |
| Total (EE=2950): | 3690 |
| Total (EE=3500): | 3575 |
| Peso bruto total | |
| Capacidade máxima de tração (CMT): | 9000 |
| Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
| Eixo dianteiro: | 2100 |
| Eixo traseiro: | 4000 |
| Total: | 6000 |
| Tanque de combustível: | 70 |
| Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 / 6,0 |
| Sistema de arrefecimento: | 14 |

| (A) Distância entre-eixos: | 2950 3500 |
| (B) Comprimento máximo da carroceria: | 4950 5896 |
| (E) Bitola – eixo dianteiro: | 1760 |
| (F) Bitola – eixo traseiro: | 1540 |
| (H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 |
| (K) Vão livre dianteiro: | 239 |
| (L) Vão livre traseiro: | 186 |
| (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11,7 13,2 |
| Outros | |
| Altura externa: | 2390 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
| Ensaio 1 (Série) | |
| Velocidade máxima (km/h): | 90,3 |
| Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | Com 6000 kg: 30,1 Com 9000 kg: 19,2 |
