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Mercedes-Benz L-608E (85cv)

Mercedes-Benz L-608E (85cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Obs.: Chassi com cabina (caminhão, eventualmente reencarroçado em micro-ônibus)
Fabricação: 1972-1988
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

O veículo leve Mercedes-Benz L-608 E, chassi de caminhão com peso bruto total de 6500 kg, caracteriza-se por reduzido custo operacional, insuperável maneabilidade, elevado grau de segurança, singular versatilidade, superior capacidade de carga em relação a outros veículos de sua categoria, grande conforto.

Fator decisivo do reduzido custo operacional é seu motor diesel OM-314, de 4 cilindros em linha, cujo rendimento e longevidade já são notórios. Trabalha segundo o sistema Mercedes-Benz de injeção direta, que, propiciando perfeita mistura do óleo diesel e do ar, assegura um baixo consumo de combustível. Desenvolvendo uma potência líquida (DIN) de 85 cv (63 kW), ou potência bruta (SAE) de 95 cv (70 kW), propicia partida rápida, boa aceleração e a manutenção de uma velocidade média alta e constante.

Em veículos que se destinam no mais das vezes a serviços em centros urbanos ou em áreas de grande movimento, a facilidade de condução é de fundamental importância.

Nesse sentido, o L-608 E possui um círculo de viragem comparável ao de um automóvel, o que permite ao motorista manobrá-lo com rapidez em qualquer situação do trânsito e estacioná-lo com comodidade em um espaço relativamente pequeno. Para essa maneabilidade singular contribui igualmente sua direção Mercedes-Benz com esferas circulantes precisa no funcionamento e de manejo suave, o que redunda também em segurança.

A segurança, aliás, que no L-608 E, como em todo veículo Mercedes-Benz, se acha altamente desenvolvida advém sobretudo de uma série de medidas e dispositivos que vêm se aperfeiçoando ao longo de várias décadas: sistemas de freios de eficiência a toda prova, suspensão que se adapta perfeitamente às cargas a transportar e à diversidade de caminhos a percorrer, quadro do chassi forte e resistente.

Sobre este se pode montar uma enorme variedade de equipamentos. Aqui é de se notar que o L-608 E se destaca não só por sua versatilidade no que se refere aos tipos de encarroçamento, como também pela superior capacidade de carga que estes apresentam em relação aos de outros veículos de sua categoria. A cabina semi-avançada deixa disponível um espaço amplo para a colocação de carroçarias de até 4 metros de comprimento.

Planejado especialmente para operar em centros de intenso movimento e condições de tráfego bastante difíceis, O L-608 E foi desenvolvido de modo a oferecer o melhor em matéria de conforto em qualquer situação. Suspensão macia, chassi com componentes exatamente dimensionados, painel de instrumentos de configuração moderna e com elementos de fácil visibilidade e legibilidade são alguns fatores específicos desse conforto. A cabina pode dispor também de uma série de itens em função da comodidade do acompanhante, como apoios para as mãos e os pés e pára-sol individuais; além disso, ele é fornecida com banco duplo e vidros basculantes nas janelas para desviar os ventos frontais.

Por tudo isso o Mercedes-Benz L-608 E é um veículo à medida das necessidades dos transportadores.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-314
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 85 cv (63 kW) @ 2800 rpm
SAE: 95 cv (70 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: DIN: 235 mN (24 mkgf) @ 1800 rpm
SAE: 255 mN (26 mkgf) @ 1800 rpm
NBR – Medição: DIN / SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.784 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Sistema de alimentação: Fluxo de combustível por meio de bombas alimentadoras e injetora
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-2/24-5/7,31
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: MB
Tipo: Com esferas circulantes

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 2,2 kW (3 cv)

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Com engrenagens hipóides
Redução: i=4,30 (43:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 G x 16 (disco de aço)
Pneumáticos: 7.50 x 16 PR 10
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Sob encomenda

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=2950)
Eixo dianteiro: 1555
Eixo traseiro: 755
Total: 2310
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=3500)
Eixo dianteiro: 1580
Eixo traseiro: 845
Total: 2425
Carga útil máxima com equipamentos
Total (EE=2950): 4190
Total (EE=3500): 4075
Peso bruto total
Capacidade máxima de tração (CMT): 9000
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 2100
Eixo traseiro: 4400
Total: 6500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 70
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0 / 6,0
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 2950
3500
(B) Comprimento máximo da carroceria: 4895
5841
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1760
(F) Bitola – eixo traseiro: 1540
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2100
(K) Vão livre dianteiro: 251
(L) Vão livre traseiro: 197
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11,8
13,2
Outros
Altura externa: 2387

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 91,2
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): Com 6000 kg: 27,5
Com 9000 kg: 19,1

Função desabilitada

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