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Mercedes-Benz L-608E (85cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Obs.: | Chassi com cabina (caminhão, eventualmente reencarroçado em micro-ônibus) |
Fabricação: | 1972-1988 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
O veículo leve Mercedes-Benz L-608 E, chassi de caminhão com peso bruto total de 6500 kg, caracteriza-se por reduzido custo operacional, insuperável maneabilidade, elevado grau de segurança, singular versatilidade, superior capacidade de carga em relação a outros veículos de sua categoria, grande conforto.
Fator decisivo do reduzido custo operacional é seu motor diesel OM-314, de 4 cilindros em linha, cujo rendimento e longevidade já são notórios. Trabalha segundo o sistema Mercedes-Benz de injeção direta, que, propiciando perfeita mistura do óleo diesel e do ar, assegura um baixo consumo de combustível. Desenvolvendo uma potência líquida (DIN) de 85 cv (63 kW), ou potência bruta (SAE) de 95 cv (70 kW), propicia partida rápida, boa aceleração e a manutenção de uma velocidade média alta e constante.
Em veículos que se destinam no mais das vezes a serviços em centros urbanos ou em áreas de grande movimento, a facilidade de condução é de fundamental importância.
Nesse sentido, o L-608 E possui um círculo de viragem comparável ao de um automóvel, o que permite ao motorista manobrá-lo com rapidez em qualquer situação do trânsito e estacioná-lo com comodidade em um espaço relativamente pequeno. Para essa maneabilidade singular contribui igualmente sua direção Mercedes-Benz com esferas circulantes precisa no funcionamento e de manejo suave, o que redunda também em segurança.
A segurança, aliás, que no L-608 E, como em todo veículo Mercedes-Benz, se acha altamente desenvolvida advém sobretudo de uma série de medidas e dispositivos que vêm se aperfeiçoando ao longo de várias décadas: sistemas de freios de eficiência a toda prova, suspensão que se adapta perfeitamente às cargas a transportar e à diversidade de caminhos a percorrer, quadro do chassi forte e resistente.
Sobre este se pode montar uma enorme variedade de equipamentos. Aqui é de se notar que o L-608 E se destaca não só por sua versatilidade no que se refere aos tipos de encarroçamento, como também pela superior capacidade de carga que estes apresentam em relação aos de outros veículos de sua categoria. A cabina semi-avançada deixa disponível um espaço amplo para a colocação de carroçarias de até 4 metros de comprimento.
Planejado especialmente para operar em centros de intenso movimento e condições de tráfego bastante difíceis, O L-608 E foi desenvolvido de modo a oferecer o melhor em matéria de conforto em qualquer situação. Suspensão macia, chassi com componentes exatamente dimensionados, painel de instrumentos de configuração moderna e com elementos de fácil visibilidade e legibilidade são alguns fatores específicos desse conforto. A cabina pode dispor também de uma série de itens em função da comodidade do acompanhante, como apoios para as mãos e os pés e pára-sol individuais; além disso, ele é fornecida com banco duplo e vidros basculantes nas janelas para desviar os ventos frontais.
Por tudo isso o Mercedes-Benz L-608 E é um veículo à medida das necessidades dos transportadores.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-314 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 85 cv (63 kW) @ 2800 rpm SAE: 95 cv (70 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | DIN: 235 mN (24 mkgf) @ 1800 rpm SAE: 255 mN (26 mkgf) @ 1800 rpm |
NBR – Medição: | DIN / SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.784 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Sistema de alimentação: | Fluxo de combustível por meio de bombas alimentadoras e injetora |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-2/24-5/7,31 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Modelo: | MB |
Tipo: | Com esferas circulantes |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 2,2 kW (3 cv) |
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Com engrenagens hipóides |
Redução: | i=4,30 (43:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Aros das rodas: | 6.00 G x 16 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 7.50 x 16 PR 10 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Sob encomenda |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=2950) | |
Eixo dianteiro: | 1555 |
Eixo traseiro: | 755 |
Total: | 2310 |
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria (EE=3500) | |
Eixo dianteiro: | 1580 |
Eixo traseiro: | 845 |
Total: | 2425 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total (EE=2950): | 4190 |
Total (EE=3500): | 4075 |
Peso bruto total | |
Capacidade máxima de tração (CMT): | 9000 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2100 |
Eixo traseiro: | 4400 |
Total: | 6500 |
Tanque de combustível: | 70 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 / 6,0 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
(A) Distância entre-eixos: | 2950 3500 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 4895 5841 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1760 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1540 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 |
(K) Vão livre dianteiro: | 251 |
(L) Vão livre traseiro: | 197 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11,8 13,2 |
Outros | |
Altura externa: | 2387 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 91,2 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | Com 6000 kg: 27,5 Com 9000 kg: 19,1 |