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Linha do Tempo – Mercedes-Benz do Brasil Ltda

Mercedes-Benz

Página em pesquisa, quando possível será complementada.

Linha do tempo

Década de 1950
  • 1955

Sofunge funde o primeiro bloco para motor da Mercedes-Benz do Brasil.

  • 1956

Motor OM-321 de injeção indireta, 6 cilindros e potência de 100cv (Monobloco O-321HL, LP-321, etc).

  • 1958

Motor OM-326 de 6 cilindros e potência de 110 e 150cv (Monobloco O-326, LP-331S, etc.).

Década de 1960
  • 1961

Motor OM-324 de 4 cilindros e 70cv (L-607).

  • 1964

Nova versão do motor OM-326, de 180cv de potência (Monobloco O-326, LP-331, LPO-331).

  • 1969

Motor OM-352 de injeção direta 6 cilindros e 130cv (Monobloco O-352, O-362, OH-1313, O-364 11R, O-364 12R, O-371 U, LPO-1113, OF-1113, OF-1313, etc.).

Década de 1970
  • 1971

Motor OM-352 A turboalimentado de 156cv (L-1316, OH-1316, O-365 11R).

  • 1972

Motor OM-355/6 de 6 cilindros e 200cv (OH-1420, Monobloco e Plataforma O-355, O-364 13R) e Motor OM-314 de 4 cilindros e 85cv (Toyota Bandeirante).

  • 1973

Motor OM-355/5 de 5 cilindros e 192cv (OH-1519, L-1519, Monobloco e Plataforma O-371 UP).

  • 1974

Novas versões do motor OM-355/5 de 170cv (OH-1517, O-364 11R, O-364 12R, etc.) e de 240cv (L-1524, L-1924).

  • 1976

Motor OM-355/6 A turboalimentado de 285cv (O-370 RS, L-1929).

  • 1977

Produção do motor diesel número 500.000.

Motores com combustíveis alternativos: álcool, álcool aditivado e óleos vegetais esterificados.

  • 1978

Motor OM-355 A turboalimentado de 210cv (Monobloco O-370 R).

Década de 1980
  • 1984

Motor OM-355/5 A de 238cv (Monoblocos e Plataformas O-371 R, O-371 UP,L-1525,etc.).

Motor OM-355/6 LA turbocooler e 326cv (Monobloco e Plataforma O-371 RSD, L-1932, L-1933,etc.).

Produção do motor diesel número 1.000.000.

  • 1985

Motor a gás natural M-352 G.

  • 1987

Motor OM-366 de 6 cilindros e 136cv (OF-1115, OF1315, Monobloco O-371U,etc.), versão motor M-366 G a gás natural (Monobloco O-371 UG, OH-1315, HPN 1315).

Motor OM-366 A turboalimentado de 184cv (Monobloco O-371U, OF-1318,etc.).

  • 1988

Motor OM-364 de 4 cilindros e 90cv e OM-364 A turboalimentado de 122cv (L-709, L-912, LO-812).

  • 1989

Motor OM-366 LA turbocooler de 210cv (L-1621).

Década de 1990
  • 1990

Motor OM-449 A de 5 cilindros turboalimentado de 252cv (Monobloco e Plataforma O-371R, O-400R, O-371UP, O-400UP, L-1625) e turbocooler de 300cv (O-400UPA, L-1630).

Motor OM-447 LA turbocooler de 6 cilindros e 354cv (Monobloco e Plataforma O-371RS, O-400 RS, O-371RSD, O-400 RSD e OH-1635L) e de 408cv (L-1935, L-1941).

  • 1995

Venda da Sofunge para a Fundição Tupy.

Exportação do primeiro motor a gás M 447h G (Citaro G).

  • 1998

Motor OM-457 LA turbocooler eletrônico de 360cv, o primeiro motor com gerenciamento eletrônico (Plataformas O-400 RSE e RSD, Chassis O-500 RS e RSD).

  • 1999

Motor OM-904 LA turbocooler eletrônico de 4 cilindros e 170cv (OF-1417, OH-1417).

Década de 2000
  • 2000

Motor OM-906 LA turbocooler eletrônico de 230cv (L-1620, K-2423, B-2423) e de 280cv (1728 FlexTruck, HPN 2428).

  • 2001

Produção do motor diesel número 2.000.000.

Motor OM-926 LA turbocooler eletrônico de 7,2 litros e 326cv (Atego 1933, O-500R).

Motor OM-460 LA de 450cv (Freightliner).

Motor OM-924 LA de 4,8 litros e 220cv (L-1622, OF-1722).

Motor M-366 LAG com injeção eletrônica a gás natural (OH-1621LGás e OH-1623LG).

  • 2006

Motores Mercedes-Benz aptos para uso do biodiesel B2.

  • 2008

Motores Mercedes-Benz aptos para uso do biodiesel B5.

Função desabilitada

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