ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LO-608D

  • Uso: Microônibus
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: 308300 (EE=2950) / 308302 (EE=3500) / 308304 (EE=4100)

A Mercedes-Benz do Brasil S.A. oferece ao mercado uma variada linha de veículos para o transporte coletivo de passageiros.
Do chassi para micro-ônibus às grandes plataformas para ônibus rodoviários.
Veículos funcionais e versáteis para as mais diversas utilizações, nas cidades ou nas estradas, em serviçoes de linha ou no turismo.
Elevado grau de segurança e de conforto, economia comprovada e longa vida útil consagram a qualidade Mercedes-Benz desses veículos, para cuja preservação concorre decisivamente a assistência técnica especializada assegurada a eles pelos concessionários da marca.
Empresas de renome complementam esses chassis e essas plataformas com carroçarias de todos os tipos, segundo a necessidade e as opções dos clientes.
E então modernos ônibus intercomunicam populações, transportando pessoas para perto u para longe.
Sempre com a eficiência garantida por veículos de qualidade única.

LO-608 D
Produzimos os chassis LO-608 D.
Com motor especialmente projetado para eles: diesel e de injeção direta, leve e compacto, potente e econômico.
Com um complexo de segurança desenvolvido dentro dos melhores padrões: sistemas de freios de eficiência a toda prova, suspensão resistente, quadro do chassi forte e bem dimensionado.
Com um tamanho bem prático e um círculo de viragem comparável ao de um automóvel, o que os torna extremamente ágeis e fáceis de manobrar.
São chassis com a qualidade Mercedes-Benz.
Sobre eles, fabricantes especializados montam modernas e variadas carroçarias.
E micro-ônibus vistosos e funcionais transportam, por exemplo, grupos de turistas, viajantes ao aeroporto ou ao hotel, pessoal aos escritórios, colegiais à escola, equipes às preças de esporte, rodando pela cidade ou nas estradas.
Com a rentabilidade e a comodidade de veículos de elevada qualidade.

O motor diesel OM-314 que equipa o chassi LO-608 D desenvolve uma potência líquida (DIN) de 85 cv (63 kW) ou uma potência bruta (SAE) de 95 cv (70 kW) a 2800 rpm.
Projetado especialmente para esse veículo, o OM-314 é um motor que, por sua funcionalidade, economia e longa vida útil, assegura uma rentabilidade compensadora.
Como todos os motores Mercedes-Benz, o OM-314 é dotado de sistema de injeção direta, que oferece como vantagens baixo consumo, combustão completa, funcionamento silencioso, boas propriedades de arranque, condições térmicas favoráveis e excepcional durabilidade.
Ele é refrigerado por água, que mantém uma temperatura uniforme com o auxílio de um termostato.
Por tudo isso, é um motor que trabalha com alto rendimento em termos de quilômetros por litro, produzindo grande força de tração com baixo custo operacional.
Além disso, as peças mais importantes são idênticas às de outros tipos de motores Mercedes-Benz, propiciando a intercambiabilidade.
É, enfim, um motor com a consagrada qualidade Mercedes-Benz.

  • TipoMB OM-314
  • Construção: cilindros verticais, em linha
  • Ciclo: quatro tempos diesel
  • Sistema de injeção: injeção direta Mercedes-Benz
  • Número de cilindros: 4
  • Diâmetro do cilindro: 97 mm
  • Curso do êmbolo: 128 mm
  • Cilindrada total: 3784 cm³
  • Razão de compressão: 17:1
  • Potência DIN: 85 cv / 63 kW / 2800 rpm
  • Potência SAE: 95 cv / 70 kW / 2800 rpm
  • Torque DIN: 24 mkgf / 235 mN / 1800 rpm
  • Torque SAE: 26 mkgf / 255 mN / 1800 rpm
  • Lubrificação: por óleo, sob pressão
  • Bomba de óleo: de engrenagens
  • Filtro de óleo: de dois fluxos, principal e secundário
  • Arrefecimento: por água, com termostato
  • Injeção: por bomba alimentadora e bomba injetora
  • Bomba injetora: Bosch, com avanço automático
  • Pressão de injeção, bar: 200
  • Sequência de ignição: 1-3-4-2

  • Alternador: 14 V / 35 A
  • Motor de partida: 4 cv / 3 kW / 12 V
  • Bateria: 1 x 135 Ah / 12 V

A caixa de mudanças MB G-2/24 adapta-se perfeitamente ao motor OM-314.
Com cinco marchas sincronizadas para a frente, perfeitamente escalonadas, ele proporciona o melhor aproveitamento da força motriz, garantindo ao veículo ótimos índices de aceleração e de velocidade.
A eficiência da transmissão complementa-se com a adoção de um eixo traseiro de componentes exatamente dimensionados e uma redução na medida certa.

  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-2/24-5/7,31
  • Marchas para frente / redução da 1ª: 5 / 7,31
  • Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
  • Redução no eixo traseiro: i=4,30

  • Tipo: monodisco seco

  • Tipo: MB L-3,5 K mecânica

  • Rodas: discos de aço
  • Tipo do aro: cônico de apoio
  • Tamanho dos aros: 6.00 G-16
  • Pneus: 7.50-16 PR 10

  • Eixo dianteiro: MB VL-1/3-2,1 tipo punho
  • Eixo traseiro: MB HL-2/5-4,5 com engrenagens hipóides

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixes de molas, amortecedores hidráulicos

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixes de molas, amortecedores hidráulicos
  • Estabilizador: na dianteira e na traseira

  • Freio de serviço: hidráulico, auxiliado por ar comprimido
  • Freio de estacionamento: mecânico, ação nas rodas traseiras
  • Freio auxiliar: freio-motor, sob encomenda, acionado mecanicamente
  • Área total de frenagem: 1956 cm²

  • Quadro: tipo escada, rebitado

 Peso a vazio, sem carroçaria DIN 70020 

  • Eixo dianteiro: 1340 / 1365 / 1430
  • Eixo traseiro: 750 / 840 / 890
  • Total: 2090 / 2205 / 2320
  • Carga útil e carroçaria: 3910 / 3795 / 3680

 Peso bruto 

  • Eixo dianteiro: 2100
  • Eixo traseiro: 4000
  • Total: 6000

  • Velocidade Máxima – 5ª marcha: 91,3 km/h
  • Capacidade de subida – 1 ª marcha, 6.000 kg: 29,8 %

  • Combustível: 70,0
  • Óleo no cárter, máx./min.: 9,0/6,0
  • Filtro de óleo: 2,0
  • Caixa de mudanças: 3,4
  • Direção: 10,0
  • Caixa do diferencial: 3,25
  • Água do arrefecimento: 14,0

  • (A) Distância entre-eixos: 2950 / 3500 / 4100
  • (B) Comprimento total: 4845 / 5791 / 6391
  • (E) Bitola dianteira: 1760
  • (F) Bitola traseira: 1540
  • (H) Largura: 2100
  • (K) Vão livre dianteiro: 254
  • (L) Vão livre traseiro: 201
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11,7 / 13,2 / 14,7

Função desabilitada

Menu