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Mercedes-Benz LO-608D (85cv)

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 1972-1988 |
Identificador: | 308300 (EE=2950) 308302 (EE=3500) 308304 (EE=4100) |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
A Mercedes-Benz do Brasil S.A. oferece ao mercado uma variada linha de veículos para o transporte coletivo de passageiros.
Do chassi para micro-ônibus às grandes plataformas para ônibus rodoviários.
Veículos funcionais e versáteis para as mais diversas utilizações, nas cidades ou nas estradas, em serviços de linha ou no turismo.
Elevado grau de segurança e de conforto, economia comprovada e longa vida útil consagram a qualidade Mercedes-Benz desses veículos, para cuja preservação concorre decisivamente a assistência técnica especializada assegurada a eles pelos concessionários da marca.
Empresas de renome complementam esses chassis e essas plataformas com carroçarias de todos os tipos, segundo a necessidade e as opções dos clientes.
E então modernos ônibus intercomunicam populações, transportando pessoas para perto ou para longe.
Sempre com a eficiência garantida por veículos de qualidade única.
LO-608 D
Produzimos os chassis LO-608 D.
Com motor especialmente projetado para eles: diesel e de injeção direta, leve e compacto, potente e econômico.
Com um complexo de segurança desenvolvido dentro dos melhores padrões: sistemas de freios de eficiência a toda prova, suspensão resistente, quadro do chassi forte e bem dimensionado.
Com um tamanho bem prático e um círculo de viragem comparável ao de um automóvel, o que os torna extremamente ágeis e fáceis de manobrar.
São chassis com a qualidade Mercedes-Benz.
Sobre eles, fabricantes especializados montam modernas e variadas carroçarias.
E micro-ônibus vistosos e funcionais transportam, por exemplo, grupos de turistas, viajantes ao aeroporto ou ao hotel, pessoal aos escritórios, colegiais à escola, equipes às praças de esporte, rodando pela cidade ou nas estradas.
Com a rentabilidade e a comodidade de veículos de elevada qualidade.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-314 |
Tipo: | 4 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 85 cv (63 kW) @ 2800 rpm SAE: 95 cv (70 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | DIN: 235 mN (24 mkgf) @ 1800 rpm SAE: 255 mN (26 mkgf) @ 1800 rpm |
NBR – Medição: | DIN / SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.784 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba de óleo – tipo: | De engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | De dois fluxos, principal e secundário |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Regulador: | Avanço automático |
Sistema de Injeção: | Direta |
Pressão de Injeção: | 200 bar |
Modelo: | MB G-2/24-5/7,31 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 7,31 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Modelo: | MB L-3,5 K |
Tipo: | Mecânica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL-1/3-2,1 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL-2/5-4,5 |
Tipo: | Com engrenagens hipóides |
Redução: | i=4,30 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Aros das rodas: | 6.00 G x 16 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 7.50 x 16 PR 10 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Sob encomenda, acionado mecanicamente |
Área de frenagem | |
Total: | 1.956 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1340 1365 1430 |
Eixo traseiro: | 750 840 890 |
Total: | 2090 2205 2320 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 3910 3795 3680 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2100 |
Eixo traseiro: | 4000 |
Total: | 6000 |
Tanque de combustível: | 70 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9,0 / 6,0 |
Filtro de óleo do motor: | 2 |
Caixa de mudanças: | 3,4 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,25 |
Direção hidráulica: | 10 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |

(A) Distância entre-eixos: | 2950 3500 4100 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 4845 5791 6391 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1760 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1540 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2100 |
(K) Vão livre dianteiro: | 254 |
(L) Vão livre traseiro: | 201 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 11,7 13,2 14,7 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 91,3 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29,8 |