ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz LO-608D (85cv)

Mercedes-Benz LO-608D (85cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Fabricação: 1972-1988
Identificador: 308300 (EE=2950)
308302 (EE=3500)
308304 (EE=4100)
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

A Mercedes-Benz do Brasil S.A. oferece ao mercado uma variada linha de veículos para o transporte coletivo de passageiros.

Do chassi para micro-ônibus às grandes plataformas para ônibus rodoviários.

Veículos funcionais e versáteis para as mais diversas utilizações, nas cidades ou nas estradas, em serviços de linha ou no turismo.

Elevado grau de segurança e de conforto, economia comprovada e longa vida útil consagram a qualidade Mercedes-Benz desses veículos, para cuja preservação concorre decisivamente a assistência técnica especializada assegurada a eles pelos concessionários da marca.

Empresas de renome complementam esses chassis e essas plataformas com carroçarias de todos os tipos, segundo a necessidade e as opções dos clientes.

E então modernos ônibus intercomunicam populações, transportando pessoas para perto ou para longe.

Sempre com a eficiência garantida por veículos de qualidade única.

LO-608 D

Produzimos os chassis LO-608 D.

Com motor especialmente projetado para eles: diesel e de injeção direta, leve e compacto, potente e econômico.

Com um complexo de segurança desenvolvido dentro dos melhores padrões: sistemas de freios de eficiência a toda prova, suspensão resistente, quadro do chassi forte e bem dimensionado.

Com um tamanho bem prático e um círculo de viragem comparável ao de um automóvel, o que os torna extremamente ágeis e fáceis de manobrar.

São chassis com a qualidade Mercedes-Benz.

Sobre eles, fabricantes especializados montam modernas e variadas carroçarias.

E micro-ônibus vistosos e funcionais transportam, por exemplo, grupos de turistas, viajantes ao aeroporto ou ao hotel, pessoal aos escritórios, colegiais à escola, equipes às praças de esporte, rodando pela cidade ou nas estradas.

Com a rentabilidade e a comodidade de veículos de elevada qualidade.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-314
Tipo: 4 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 85 cv (63 kW) @ 2800 rpm
SAE: 95 cv (70 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: DIN: 235 mN (24 mkgf) @ 1800 rpm
SAE: 255 mN (26 mkgf) @ 1800 rpm
NBR – Medição: DIN / SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.784 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17:1
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba de óleo – tipo: De engrenagens
Filtro de óleo – tipo: De dois fluxos, principal e secundário
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Regulador: Avanço automático
Sistema de Injeção: Direta
Pressão de Injeção: 200 bar

Transmissão
Modelo: MB G-2/24-5/7,31
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 7,31

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: MB L-3,5 K
Tipo: Mecânica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL-1/3-2,1
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL-2/5-4,5
Tipo: Com engrenagens hipóides
Redução: i=4,30

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Hidráulicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Hidráulicos

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 G x 16 (disco de aço)
Pneumáticos: 7.50 x 16 PR 10
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Sob encomenda, acionado mecanicamente
Área de frenagem
Total: 1.956 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1340
1365
1430
Eixo traseiro: 750
840
890
Total: 2090
2205
2320
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 3910
3795
3680
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 2100
Eixo traseiro: 4000
Total: 6000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 70
Óleo no cárter, máx./min.: 9,0 / 6,0
Filtro de óleo do motor: 2
Caixa de mudanças: 3,4
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,25
Direção hidráulica: 10
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 2950
3500
4100
(B) Comprimento máximo da carroceria: 4845
5791
6391
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1760
(F) Bitola – eixo traseiro: 1540
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2100
(K) Vão livre dianteiro: 254
(L) Vão livre traseiro: 201
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 11,7
13,2
14,7

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 91,3
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29,8

Função desabilitada

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