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Mercedes-Benz LO-610 (109cv) – Euro 1
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2001-2002 |
Identificador: | 688156 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 1 / Proconve P-3 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (2002) – Acervo Guilherme Prado |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-364 A |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 109 cv (80 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 360 Nm (37 mkgf) @ 1350 a 1550 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.972 cm³ |
Relação de compressão: | 18:1 |
Consumo específico: | 213 g/kWh a 2080 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | De êmbolos, em linha |
Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
Transmissão
Modelo: | ZF S5-420 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,94:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Embreagem
Modelo: | MFZ 310 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Direção
Modelo: | ZF 8058 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=22:1 |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) / 12 V |
Eixos
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL-2/13 C-2,9 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL-2/17-5,9 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,3 (43:10) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 6.00 G x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE + Ti (ABNT NBR 6656) |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por vácuo. Disco nas dianteiras e tambor nas traseiras. Com regulador automático de freio. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico de alavanca com atuação nas rodas traseiras |
Área de frenagem | |
Total: | 1.578 cm² |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 1410 |
Eixo traseiro: | 960 |
Total: | 2370 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2200 |
Eixo traseiro: | 4250 |
Total: | 6450 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 100 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10 / 7 |
Filtro de óleo do motor: | 0,8 |
Caixa de mudanças: | 3,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,2 |
Direção hidráulica: | 1,8 |
Acionamento da embreagem: | 0,3 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 3700 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 5887 |
(C) Balanço dianteiro: | 817 |
(D) Balanço traseiro: | 1370 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1897 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2168 |
(K) Vão livre dianteiro: | 222 |
(L) Vão livre traseiro: | 181 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 13,8 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-420/5,72 |
Eixo traseiro: | MB HL-2/17-5,9 |
Pneus: | 215 / 75 R 17.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3 (43:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Nível de Opacidade
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2900 |
RPM corte: | 2950 |
RPM corte máx: | 3000 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,63 |
Altitudes acima de 350m: | 2,2 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |