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Mercedes-Benz LO-610 (115cv) – Euro 2
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2002-2003 |
Identificador: | 688156 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Março/2002) |
O LO-610 é um chassi destinado ao segmento minibus, que visa atender ao transporte público de passageiros nos grandes centros ou em locais onde há necessidade de um veículo pequeno e ágil. Trata-se de um chassi versátil que pode ser aplicado no transporte de executivos e de escolares, em fretamento e no transporte público.
Completando a já extensa gama de produtos da marca para transporte de passageiros, o LO-610 é um chassi que pode receber uma carroçaria de até 7 metros de comprimento.
A intercambiabilidade das peças com outros veículos Mercedes-Benz da mesma série resulta numa maior racionalização na estocagem e em menores custos de manutenção, favorecendo assim a padronização da frota.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-364 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 115 cv (85 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 380 Nm (39 mkgf) @ 1400 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.972 cm³ |
Relação de compressão: | 18:01 |
Consumo específico: | 108 g/kWh (146 g/cvh) a 1800 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | De êmbolos, em linha |
Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
Compressor | |
Acionamento: | Por correia |
Vazão: | 240 l/min a 8 bar com 3000 rpm |
Modelo: | ZF S5-420 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,94:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Modelo: | MFZ 310 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | ZF 8058 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=22:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) / 12 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL-2/13 C-2,9 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL-2/17-5,9 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,3 (43:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico no circuito dianteiro, auxiliado por ar comprimido, pneumático no circuito traseiro. Disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras. Com regulador automático de freio. |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras |
Freio Adicional | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional). Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
Área de frenagem | |
Total: | 1.578 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 1410 |
Eixo traseiro: | 970 |
Total: | 2380 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2200 |
Eixo traseiro: | 4250 |
Total: | 6450 |
Tanque de combustível: | 100 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10 / 7 |
Filtro de óleo do motor: | 0,8 |
Caixa de mudanças: | 3,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,25 |
Direção hidráulica: | 1,8 |
Acionamento da embreagem: | 0,3 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
(A) Distância entre-eixos: | 3700 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 5805 |
(C) Balanço dianteiro: | 735 |
(D) Balanço traseiro: | 1370 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1897 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2168 |
(K) Vão livre dianteiro: | 222 |
(L) Vão livre traseiro: | 181 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 13,8 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-420/5,72 |
Eixo traseiro: | MB HL2/17-5,9 |
Pneus: | 215 / 75 R 17.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3 (43:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 39 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2900 |
RPM corte: | 2950 |
RPM corte máx: | 3000 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 700 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,37 |
Altitudes acima de 350m: | 1,85 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-364 LA – turbinado e intercolado, potência de 115 cv e 380 Nm de torque, oferece melhor desempenho com menor consumo de combustível.
Posição do motor – permite fácil entrada no veículo e acesso ao corredor central e maior salão interno; propicia um baixo nível de ruído interno por estar fora do salão de passageiros; também permite a colocação de uma catraca numa posição que facilita a cobrança pelo próprio motorista.
Sistema de freios – a disco nas rodas dianteiras, com acionamento hidráulico, com auxílio pneumático, freio a tambor na traseira com acionamento pneumático, proporcionando uma maior eficiência na frenagem e maior durabilidade.
Freio de estacionamento – com acionamento por válvulas pneumáticas.
Posto do motorista (podesto) – com conjunto que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço para manutenção.
Raio de giro – reduzido, oferece ótima manobrabilidade.
Componentes para manutenção – de fácil acesso, os itens de inspeção periódicos estão concentrados na parte frontal do veículo.
Compressor de ar – proporciona o uso de sistema pneumático para acionamento das portas.
Painel de instrumentos – todos os veículos estão equipados com tacógrafo, odômetro, relógio e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do ar, da pressão de óleo do motor e do nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – de controle de carga da bateria, de luz alta dos faróis principais, indicadores de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação de filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de baixo nível de óleo de embreagem/freio e de limite de desgaste das pastilhas.
- Alternador 90 A
- Redução do eixo traseiro i=5,125 (41:8)
- Roda/pneu reserva (estepe)
- Suporte de roda reserva