ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LO-610

  • Uso: Mini e Microônibus
  • Fabricação: De 2000 até 2002
  • Baumúster: 688156
  • Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2002)

O LO-610 é um chassi destinado ao segmento minibus, que visa atender ao transporte público de passageiros nos grandes centros ou em locais onde há necessidade de um veículo pequeno e ágil. Trata-se de um chassi versátil que pode ser aplicado no transporte de executivos e de escolares, em fretamento e no transporte público.
Completando a já extensa gama de produtos da marca para transporte de passageiros, o LO-610 é um chassi que pode receber uma carroçaria de até 7 metros de comprimento.
A intercambiabilidade das peças com outros veículos Mercedes-Benz da mesma série resulta numa maior racionalização na estocagem e em menores custos de manutenção, favorecendo assim a padronização da frota.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-364 LA – Euro II / Conama IV
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 85 kW (115cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 380 Nm (39 mkgf) a 1400 rpm
  • Cilindrada total: 3.972 cm³
  • Relação de compressão: 18:1
  • Consumo específico: 108 g/kWh (146 g/cvh) a 1800 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: Bosch
  • Tipo: de êmbolos, em linha
  • Sistema de Injeção: direta, com avanço automático

 Compressor 

  • Acionamento: por correia
  • Fluxo de trabalho: 240 l/min a 8 bar com 3000 rpm

  • Modelo: ZF S 5-420/5,72
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=5,72 / 2,94 / 1,61 / 1,00 / 0,76 / marcha a ré: 5,24

  • Modelo: MFZ 310
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidráulico

  • Modelo: ZF 8058
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i=22:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 12 V

 Alternador 

  • Capaciade: 14 V / 55 A

 Bateria 

  • Capaciade / tensão: 1 x 135 Ah / 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL2/13 C-2,9
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo/Capacidade autorizada: MB HL2/17-5,9
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=4,3 (43:10)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 6,00 x 17,5
  • Pneumáticos: 215/75 R 17,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656)

 Freio de serviço 

  • Tipo: hidráulico no circuito dianteiro, auxiliado por ar comprimido, pneumático no circuito traseiro
  • Modelo: disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras
  • Área de frenagem total: 1.578 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras

 Freio adicional 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassi com painel de instrumentos

  • Eixo dianteiro: 1410
  • Eixo traseiro: 970
  • Total: 2380

 Pesos admissíveis / Valores indicados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 2200
  • Eixo traseiro: 4250
  • Total: 6450

  • Tanque de combustível (plástico): 100
  • Óleo no cárter, máx./min.: 10/7
  • Filtro de óleo do motor: 0,8
  • Caixa de mudanças: 3,5
  • Carcaça do diferencial/eixo traseiro: 3,25
  • Direção hidráulica: 1,8
  • Sistema de arrefecimento: 14
  • Acionamento da embreagem: 0,3

  • (A) Distância entre-eixos: 3700
  • (B) Comprimento total: 5805
  • (C) Balanço dianteiro: 735
  • (D) Balanço traseiro: 1370
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1897
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1642
  • (H) Largura: 2168
  • (K) Altura livre do solo no eixo dianteiro: 222
  • (L) Altura livre do solo no eixo traseiro: 181
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 13,8

  • Caixa de mudanças: ZF S 5-420/5,72
  • Eixo traseiro: MB HL2/17-5,9
  • Redução: i=4,3 (43:10)
  • Pneus: 215/75 R 17,5
  • Velocidade máxima (km/h): 112
  • Capacidade máxima de subida com 6.450kg (%) (veículo em movimento): 39

  • Motor OM-364 LA – turbinado e intercolado, potência de 115 cv e 380 Nm de torque, oferece melhor desempenho com menor consumo de combustível.
  • Posição do motor – permite fácil entrada no veículo e acesso ao corredor central e maior salão interno; propicia um baixo nível de ruído interno por estar fora do salão de passageiros; também permite a colocação de uma catraca numa posição que facilita a cobrança pelo próprio motorista.
  • Sistema de freios – a disco nas rodas dianteiras, com acionamento hidráulico, com auxílio pneumático, freio a tambor na traseira com acionamento pneumático, proporcionando uma maior eficiência na frenagem e maior durabilidade.
  • Freio de estacionamento – com acionamento por válvulas pneumáticas.
  • Posto do motorista (podesto) – com conjunto que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço para manutenção.
  • Raio de giro – reduzido, oferece ótima manobrabilidade.
  • Componentes para manutenção – de fácil acesso, os itens de inspeção periódicos estão concentrados na parte frontal do veículo.
  • Compressor de ar – proporciona o uso de sistema pneumático para acionamento das portas.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos estão equipados com tacógrafo, odômetro, relógio e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do ar, da pressão de óleo do motor e do nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – de controle de carga da bateria, de luz alta  dos faróis principais, indicadores de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação de filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de baixo nível de óleo de embreagem/freio e de limite de desgaste das pastilhas.

  • Alternador 90 A
  • Redução do eixo traseiro i=5,125 (41:8)
  • Roda/pneu reserva (estepe)
  • Suporte de roda reserva

 Giro do motor 

  • RPM corte min2900
  • RPM corte: 2950
  • RPM corte máx: 3000
  • RPM M L min: 700
  • RPM M L: 700
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,37
  • Altitudes acima de 350m: 1,85

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

Menu