Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz LO-812 (110cv) – Euro 3
Mercedes-Benz LO-812 (110cv) – Euro 3
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2005-2006 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/2005) |
O LO-812 é um chassi destinado ao segmento de microônibus, que visa atender ao transporte público de passageiros nos centros urbanos ou em locais onde há a necessidade de um veículo robusto e de fácil manutenção. Trata-se de um chassi versátil que pode ser aplicado no transporte urbano, escolar, fretamento e rodoviário.
Completando a já extensa gama de produtos da marca para transporte de passageiros, o LO-812 é um chassi que pode receber uma carroçaria de até 8 metros de comprimento, com 1 ou 2 portas.
A intercambiabilidade das peças com outros veículos Mercedes-Benz da mesma série resulta em maior racionalização na estocagem e em menores custos de manutenção, favorecendo assim a padronização da frota.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-364 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 110 cv (81 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 460 Nm (47 mkgf) @ 1400 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.972 cm³ |
Consumo específico: | 218 g/kWh (146 g/cvh) a 1400 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Tipo: | Distribuidora |
Sistema de Injeção: | Direta, com avanço automático |
Compressor | |
Acionamento: | Por correia |
Vazão: | 225 l/min a 8 bar com 3000 rpm |
Modelo: | Eaton FSO-4405 A |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,76:1 2ª – 2,83:1 3ª – 1,53:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,77:1 Ré – 5,24:1 |
Modelo: | MFZ 310 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | ZF 8090 Servocom |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=19,6 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 90 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL2/13 C-2,9 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL2/17-5,9 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,3 (43:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | 2, Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico no circuito dianteiro, com auxilio pneumático; pneumático no circuito traseiro; disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras; com regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço, com tecla de acionamento no painel |
Área de frenagem | |
Total: | 1.578 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1426 |
Eixo traseiro: | 1094 |
Total: | 2520 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2700 |
Eixo traseiro: | 5200 |
Total: | 7700 |
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10 / 7 |
Caixa de mudanças: | 4,71 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,25 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
(A) Distância entre-eixos: | 4250 |
(B) Comprimento total: | 6685 |
(C) Balanço dianteiro: | 735 |
(D) Balanço traseiro: | 1700 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1897 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2168 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 14,5 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | Eaton FSO-4405 A |
Eixo traseiro: | MB HL2/17-5,9 |
Pneus: | 215 / 75 R 17.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3 (43:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 110 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2900 |
RPM corte: | 2950 |
RPM corte máx: | 3000 |
RPM M L min: | 700 |
RPM M L: | 700 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,37 |
Altitudes acima de 350m: | 1,85 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-364 LA – Turbinado e “intercoolado”, potência de 110 cv e 47 mkgf de torque, oferece melhor desempenho com menor consumo de combustível. Atende às exigências da legislação Proconve P-5 (Euro III).
Posição do Motor – Permite fácil entrada no veículo, fácil acesso ao corredor central e maior salão interno. Propicia um baixo nível de ruído interno por estar fora do salão de passageiros. Também permite a colocação de uma catraca numa posição que facilita a cobrança pelo próprio motorista.
Sistema de Freios – A disco nas rodas dianteiras, com acionamento hidráulico, com auxílio pneumático. Freio a tambor nas rodas traseiras, com acionamento pneumático, proporcionando maior eficiência na frenagem e maior durabilidade.
Freio de Estacionamento – Com acionamento por válvulas pneumáticas.
Posto do Motorista (Podest) – Com conjunto que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço para manutenção.
Raio de Giro – Reduzido, oferece ótima manobrabilidade.
Entre-Eixo 4.250 mm – Melhor distribuição de peso e também melhor balanço traseiro.
Componentes para Manutenção – De fácil acesso, os itens de inspeção periódica estão concentrados na parte frontal do veículo.
Compressor de Ar – Proporciona o uso de sistema pneumático para acionamento das portas.
Painel de Instrumentos – Todos os veículos estão equipados com tacógrafo, odômetro, relógio e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do ar, da pressão de óleo do motor e do nível do tanque de combustível.
Luzes de Aviso – De controle de carga da bateria, de luz alta dos faróis principais, indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação de filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de baixo nível do óleo de embreagem/freio e de limite de desgaste das pastilhas.
- Alternador 120 A
- Redução do eixo traseiro i=5,125 (41:8)
- Suporte da roda reserva
- Tanque de Combustível de 100 litros