ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz LO-812 (115cv) – Euro 2

Mercedes-Benz LO-812 (115cv) - Euro 2
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Fabricação: 2003-2005
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (2004)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-364 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 115 cv (85 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 380 Nm (39 mkgf) @ 1400 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 3.972 cm³
Relação de compressão: 18:1
Consumo específico: 198 g/kWh (146 g/cvh) a 1800 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Tipo: De êmbolos, em linha
Sistema de Injeção: Direta, com avanço automático
Compressor
Acionamento: Por correia
Vazão: 240 l/min a 8 bar com 3000 rpm

Transmissão
Modelo: Eaton FSO-4405 C
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,76:1
2ª – 2,64:1
3ª – 1,53:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,77:1
Ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: MFZ 310
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: ZF 8058
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL-2/13 C-2,9
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL-2/17-5,9
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,3 (43:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico no circuito dianteiro, auxiliado por ar comprimido, pneumático no circuito traseiro. Disco nas rodas dianteiras e tambor nas rodas traseiras. Com regulador automático de freio.
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Total: 1.578 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1460
Eixo traseiro: 1040
Total: 2500
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 2500
Eixo traseiro: 5200
Total: 7500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 10 / 7
Filtro de óleo do motor: 0,8
Caixa de mudanças: 4,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,25
Direção hidráulica: 1,8
Acionamento da embreagem: 0,3
Sistema de arrefecimento: 14

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 6685
(C) Balanço dianteiro: 735
(D) Balanço traseiro: 1700
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1897
(F) Bitola – eixo traseiro: 1642
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2168
(K) Vão livre dianteiro: 237
(L) Vão livre traseiro: 181
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 14,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: Eaton FSO-4405 C
Eixo traseiro: MB HL2/17-5,9
Pneus: 215 / 75 R 17.5
Redução do eixo traseiro: i=4,3 (43:10)
Velocidade máxima (km/h): 110
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 33

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2900
RPM corte: 2950
RPM corte máx: 3000
RPM M L min: 600
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,16
Altitudes acima de 350m: 1,19
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-364 LA – turbinado e intercoolado, potência de 115 cv e 380 Nm detorque, oferece melhor desempenho com menor consumo de combustível.

Posição do motor – permite fácil entrada no veículo e acesso ao corredor centrale maior salão interno; propicia um baixo nível de ruído interno por estar fora dosalão de passageiros; também permite a colocação de uma catraca numaposição que facilita a cobrança pelo próprio motorista.

Sistema de Freios – a disco nas rodas dianteiras, com acionamento hidráulico,com auxilio pneumático, freio a tambor na traseira com acionamentopneumático, propocionando uma maior eficiência na frenagem e maiordurabilidade.

Freio de Estacionamento – com acionamento por válvulas pneumáticas.

Posto do Motorista (podest) – com conjuno que facilita o encarroçamento eproporciona maior espaço para manutenção.

Raio de Giro – reduzido, oferece ótima manobrabilidade.

Entre-Eixo 4.250 mm – melhor distribuição de peso e também um melhorbalanço traseiro.

Componentes para Manutenção – de fácil acesso, os itens de inspeçãoperiódicos estão concentrados na parte frontal do veículo.

Compressor de Ar – proporciona o uso de sistema pneumático para acionamentodas portas.

Painel de Instrumentos – Todos os veículos estão equipados com tacógrafo,odômetro, relógio e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, dapressão do ar, da pressão de óleo do motor e do nível do tanque de combustível.

Luzes de Aviso – De controle de carga da bateria, de luz alta dos faróisprincipais, indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixonível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, desaturação do filtro de ar, de baixa pressão do sistema pneumático, de baixo nívelde óleo de embreagem/freio e de limite de desgaste das pastilhas.

Opcionais
  • Alternador de 90 A
  • Redução do eixo traseiro 41:8 (i=5,125)
  • Suporte da roda reserva

Função desabilitada

Menu