ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LO-812

  • Uso: Mini e Microônibus
  • Fabricação: De 1988 até 1996
  • Baumúster: 688177
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1993)

LO-812 – Ano 1988

O novo leve para transporte coletivo de passageiros.
Dentro da nova linha de veículos leves Mercedes-Benz, existe uma resposta sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos.
Do projeto inicial, passando pelos intensos testes de laboratório e campo, até o apoio pós-venda, o LO-812 leva a marca que assegura a qualidade do produto, rentabilidade para o proprietário e conforto e segurança para os passageiros.
O Mercedes-Benz LO-812, para complementação por fabricantes especializados em carroçarias, é disponível com parede frontal com ou sem pára-brisa, conta-giros e luzes de advertência.
Com 7500 kg de PBT o LO-812 é prático e ágil no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo. Ele vem equipado com o novo motor diesel Mercedes-Benz OM-364 A, turboalimentado, de 4 cilindros em linha, com injeção direta, potência de 122 cv a 2600 rpm e torque de 40 mkgf a 1500 rpm.
Força mais do que suficiente para desempenho a baixas rotações em diferentes percursos, excelente capacidade de subida, garantindo elevada vida útil, boa velocidade média e reduzido consumo.
A embreagem é do tipo monodisco a seco, com acionamento hidráulico.
O câmbio de 5 marchas sincronizadas e escalonamento casado com a curva de torque do motor aproveita toda a potência disponível, contribuindo para mais economia de combustível. Os eixos dianteiro e traseiro, de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.
O chassi, do tipo escada, é estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares.
Robusto, e ao mesmo tempo leve, resistente e flexível para evitar trincamentos.
O conjunto de suspensão, dianteiro e traseiro, é dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
Equipado com direção mecânica Mercedes-Benz, de esferas circulantes e graças ao seu reduzido círculo de viragem, o LO-812 apresenta excelentes condições de manejo, permitindo manobras rápidas e precisas em qualquer situação de trânsito. O sistema de freio é hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência, permitindo uma ação de frenagem progressiva e suave.

LO-812 – Ano 1993

  • PBT de 7500 kg
  • Motor diese Mercedes-Benz OM-364 A, turboalimentado, 4 cilindros, 122 cv NBR a 2600 rpm, torque de 40 mkgf a 1500 rpm.
  • Bomba injetora Bosch de êmbolos com avanço automático.
  • Câmbio de 5 marchas.
  • Eixo traseiro Mercedes-Benz HL-2/17 5,9, com carcaça tipo banjo.
  • Engrenagem coroa/pinhão tipo hipóide, permitindo melhor distribuição de forças, com grande área de contato entre os dentes.
  • Conjunto de suspensão dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
  • Direção hidráulica.
  • Sistema de freios hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência, permitindo uma ação de frenagem progressiva e suave; freio-motor de série.
  • Chassi do tipo escada, estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares.
  • Embreagem MFZ-310 monodisco seco, com 310 mm de diâmetro, de acionamento hidráulico.
  • Disponível com parede frontal com ou sem pára-brisa, conta-giros e luzes de advertência.
  • Econômico, seguro e confortável, oferece tranquilidade aos passageiros e elevado índice de rentabilidade para o frotista.
  • Ampla versatilidade para complementação, por fabricantes especializados, com carroçarias de vários tipos, conforme as necessidades e as opções do cliente.
  • Atende satisfatoriamente às necessidades de transporte de grupos pequenos, no centro da cidade ou na periferia, em vias pavimentadas ou de piso irregular, onde manobra com mais facilidade.

  • Tipo (injeção direta): MB OM-364 A turboalimentado
  • Cilindros verticais, em linha: 4
  • Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
  • Curso do êmbolo: 133 mm
  • Cilindrada total: 3.972 cm³
  • Relação de compressão: 16,5:1
  • Potência NBR 5484 (fev/85): 90 kW / 122 cv / 2600 rpm
  • Torque NBR 5484 (fev/85): 392 Nm / 40 mkgf / 1500 rpm
  • Ordem de injeção: 1-3-4-2
  • Alternador: 14 V / 55 A (35 A em 1988)
  • Motor de arranque: 3 kW / 4 cv / 12 V
  • Baterias: 1 x 95 Ah / 12 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/60-5/7,5
  • Redução no eixo traseiro: i=3,636 (40:11)

  • Modelo: MFZ 310
  • Tipo: monodisco – seco (310 mm de diâmetro)
  • Acionamento: hidráulico

  • Tipo: escada, estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares
  • Eixo dianteiro, de punhos: MB VL-2 / 13-C 2,9
  • Eixo traseiro (engrenagens hipóides): MB HL-2 / 17-5,9
  • Direção mecânica (em 1988): MB L-3,5 K
  • Direção hidráulica: ZF 8058
  • Área total de frenagem: 1578 cm²

 Aros das rodas 

  • 6.0

 Pneumáticos, radiais 

  • 8.5 R  17,5

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Freio de serviço: hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência
  • Freio de estacionamento: mecânico
  • Freio motor: série

 Peso a vazio, sem carroçaria 

  • Eixo dianteiro: 1660
  • Eixo traseiro: 1010
  • Total: 2670
  • Carga útil e carroçaria: 4830

 Peso bruto 

  • Eixo dianteiro: 2500
  • Eixo traseiro: 5200
  • Total: 7500

  • Velocidade (5ª marcha): 105 km/h
  • Capacidade de subida (1ª marcha, 7500kg): 34 %

  • Combustível: 70 / 140 (sob encomenda)
  • Óleo no cárter, máx./min.: 10/7
  • Caixa de mudanças: 5
  • Caixa do diferencial: 3,2
  • Água do arrefecimento: 14

  • (A) Distância entre-eixos: 4250
  • (B) Comprimento total: 6800
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1897
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1642
  • (H) Largura: 2210
  • (K) Vão livre dianteiro: 255
  • (L) Vão livre traseiro: 199
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15

 Giro do motor 

  • RPM corte min2900
  • RPM corte: 2950
  • RPM corte máx: 3000
  • RPM M L min: 700
  • RPM M L: 700
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,37
  • Altitudes acima de 350m: 1,85

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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