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Mercedes-Benz LO-812 (122cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1988-1996 |
Identificador: | 688177 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1993) |
LO-812 – Ano 1988
O novo leve para transporte coletivo de passageiros.
Dentro da nova linha de veículos leves Mercedes-Benz, existe uma resposta sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos.
Do projeto inicial, passando pelos intensos testes de laboratório e campo, até o apoio pós-venda, o LO-812 leva a marca que assegura a qualidade do produto, rentabilidade para o proprietário e conforto e segurança para os passageiros.
O Mercedes-Benz LO-812, para complementação por fabricantes especializados em carroçarias, é disponível com parede frontal com ou sem pára-brisa, conta-giros e luzes de advertência.
Com 7500 kg de PBT o LO-812 é prático e ágil no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo. Ele vem equipado com o novo motor diesel Mercedes-Benz OM-364 A, turboalimentado, de 4 cilindros em linha, com injeção direta, potência de 122 cv a 2600 rpm e torque de 40 mkgf a 1500 rpm.
Força mais do que suficiente para desempenho a baixas rotações em diferentes percursos, excelente capacidade de subida, garantindo elevada vida útil, boa velocidade média e reduzido consumo.
A embreagem é do tipo monodisco a seco, com acionamento hidráulico.
O câmbio de 5 marchas sincronizadas e escalonamento casado com a curva de torque do motor aproveita toda a potência disponível, contribuindo para mais economia de combustível. Os eixos dianteiro e traseiro, de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.
O chassi, do tipo escada, é estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares.
Robusto, e ao mesmo tempo leve, resistente e flexível para evitar trincamentos.
O conjunto de suspensão, dianteiro e traseiro, é dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
Equipado com direção mecânica Mercedes-Benz, de esferas circulantes e graças ao seu reduzido círculo de viragem, o LO-812 apresenta excelentes condições de manejo, permitindo manobras rápidas e precisas em qualquer situação de trânsito. O sistema de freio é hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência, permitindo uma ação de frenagem progressiva e suave.
LO-812 – Ano 1993
PBT de 7500 kg
Motor diese Mercedes-Benz OM-364 A, turboalimentado, 4 cilindros, 122 cv NBR a 2600 rpm, torque de 40 mkgf a 1500 rpm.
Bomba injetora Bosch de êmbolos com avanço automático.
Câmbio de 5 marchas.
Eixo traseiro Mercedes-Benz HL-2/17 5,9, com carcaça tipo banjo.
Engrenagem coroa/pinhão tipo hipóide, permitindo melhor distribuição de forças, com grande área de contato entre os dentes.
Conjunto de suspensão dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
Direção hidráulica.
Sistema de freios hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência, permitindo uma ação de frenagem progressiva e suave; freio-motor de série.
Chassi do tipo escada, estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares.
Embreagem MFZ-310 monodisco seco, com 310 mm de diâmetro, de acionamento hidráulico.
Disponível com parede frontal com ou sem pára-brisa, conta-giros e luzes de advertência.
Econômico, seguro e confortável, oferece tranquilidade aos passageiros e elevado índice de rentabilidade para o frotista.
Ampla versatilidade para complementação, por fabricantes especializados, com carroçarias de vários tipos, conforme as necessidades e as opções do cliente.
Atende satisfatoriamente às necessidades de transporte de grupos pequenos, no centro da cidade ou na periferia, em vias pavimentadas ou de piso irregular, onde manobra com mais facilidade.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-364 A |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 122 cv (90 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 392 Nm (40 mkgf) @ 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.972 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/60-5/7,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Modelo: | MFZ 310 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Diâmetro do disco: | 310 mm |
Modelo: | ZF 8058 MB L-3,5 K em 1988 |
Tipo: | Hidráulica Mecânica em 1988 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A 35 A em 1988 |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 95 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL-2 / 13-C 2,9 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL-2 / 17-5,9 |
Tipo: | Com engrenagens hipóides |
Redução: | i=3,636 (40:11) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 |
Pneumáticos: | 8.5 R x 17.5 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares |
Material empregado: | LNE 38 + Ti (ABNT NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico |
Freio-Motor | |
Tipo: | Série |
Área de frenagem | |
Total: | 1.578 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 1660 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 1010 |
Eixo traseiro: | 2670 |
Total: | 4830 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 2500 |
Eixo traseiro: | 5200 |
Total: | 7500 |
Tanque de combustível: | 70 140 (sob encomenda) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10 / 7 |
Caixa de mudanças: | 5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,2 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
(A) Distância entre-eixos: | 4250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 6800 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1897 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2210 |
(K) Vão livre dianteiro: | 255 |
(L) Vão livre traseiro: | 199 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 15 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 105 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 34 |