ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Mini e Microônibus
- Fabricação: De 1988 até 1996
- Baumúster: 688177
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Agosto/1993)
LO-812 – Ano 1988
O novo leve para transporte coletivo de passageiros.
Dentro da nova linha de veículos leves Mercedes-Benz, existe uma resposta sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos.
Do projeto inicial, passando pelos intensos testes de laboratório e campo, até o apoio pós-venda, o LO-812 leva a marca que assegura a qualidade do produto, rentabilidade para o proprietário e conforto e segurança para os passageiros.
O Mercedes-Benz LO-812, para complementação por fabricantes especializados em carroçarias, é disponível com parede frontal com ou sem pára-brisa, conta-giros e luzes de advertência.
Com 7500 kg de PBT o LO-812 é prático e ágil no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo. Ele vem equipado com o novo motor diesel Mercedes-Benz OM-364 A, turboalimentado, de 4 cilindros em linha, com injeção direta, potência de 122 cv a 2600 rpm e torque de 40 mkgf a 1500 rpm.
Força mais do que suficiente para desempenho a baixas rotações em diferentes percursos, excelente capacidade de subida, garantindo elevada vida útil, boa velocidade média e reduzido consumo.
A embreagem é do tipo monodisco a seco, com acionamento hidráulico.
O câmbio de 5 marchas sincronizadas e escalonamento casado com a curva de torque do motor aproveita toda a potência disponível, contribuindo para mais economia de combustível. Os eixos dianteiro e traseiro, de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.
O chassi, do tipo escada, é estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares.
Robusto, e ao mesmo tempo leve, resistente e flexível para evitar trincamentos.
O conjunto de suspensão, dianteiro e traseiro, é dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
Equipado com direção mecânica Mercedes-Benz, de esferas circulantes e graças ao seu reduzido círculo de viragem, o LO-812 apresenta excelentes condições de manejo, permitindo manobras rápidas e precisas em qualquer situação de trânsito. O sistema de freio é hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência, permitindo uma ação de frenagem progressiva e suave.
LO-812 – Ano 1993
- PBT de 7500 kg
- Motor diese Mercedes-Benz OM-364 A, turboalimentado, 4 cilindros, 122 cv NBR a 2600 rpm, torque de 40 mkgf a 1500 rpm.
- Bomba injetora Bosch de êmbolos com avanço automático.
- Câmbio de 5 marchas.
- Eixo traseiro Mercedes-Benz HL-2/17 5,9, com carcaça tipo banjo.
- Engrenagem coroa/pinhão tipo hipóide, permitindo melhor distribuição de forças, com grande área de contato entre os dentes.
- Conjunto de suspensão dotado de feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação e estabilizadores.
- Direção hidráulica.
- Sistema de freios hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência, permitindo uma ação de frenagem progressiva e suave; freio-motor de série.
- Chassi do tipo escada, estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares.
- Embreagem MFZ-310 monodisco seco, com 310 mm de diâmetro, de acionamento hidráulico.
- Disponível com parede frontal com ou sem pára-brisa, conta-giros e luzes de advertência.
- Econômico, seguro e confortável, oferece tranquilidade aos passageiros e elevado índice de rentabilidade para o frotista.
- Ampla versatilidade para complementação, por fabricantes especializados, com carroçarias de vários tipos, conforme as necessidades e as opções do cliente.
- Atende satisfatoriamente às necessidades de transporte de grupos pequenos, no centro da cidade ou na periferia, em vias pavimentadas ou de piso irregular, onde manobra com mais facilidade.
- Tipo (injeção direta): MB OM-364 A turboalimentado
- Cilindros verticais, em linha: 4
- Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
- Curso do êmbolo: 133 mm
- Cilindrada total: 3.972 cm³
- Relação de compressão: 16,5:1
- Potência NBR 5484 (fev/85): 90 kW / 122 cv / 2600 rpm
- Torque NBR 5484 (fev/85): 392 Nm / 40 mkgf / 1500 rpm
- Ordem de injeção: 1-3-4-2
- Alternador: 14 V / 55 A (35 A em 1988)
- Motor de arranque: 3 kW / 4 cv / 12 V
- Baterias: 1 x 95 Ah / 12 V
- Caixa de mudanças sincronizada: MB G-3/60-5/7,5
- Redução no eixo traseiro: i=3,636 (40:11)
- Modelo: MFZ 310
- Tipo: monodisco – seco (310 mm de diâmetro)
- Acionamento: hidráulico
- Tipo: escada, estruturado com longarinas de perfil em U, unidas por travessas tubulares
- Eixo dianteiro, de punhos: MB VL-2 / 13-C 2,9
- Eixo traseiro (engrenagens hipóides): MB HL-2 / 17-5,9
- Direção mecânica (em 1988): MB L-3,5 K
- Direção hidráulica: ZF 8058
- Área total de frenagem: 1578 cm²
Aros das rodas
- 6.0
Pneumáticos, radiais
- 8.5 R 17,5
Suspensão Dianteira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão Traseira
- Tipo: feixe de molas semi-elípticas
- Amortecedores: telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
- Freio de serviço: hidráulico, a disco nas rodas dianteiras, auxiliado a ar comprimido de alta potência
- Freio de estacionamento: mecânico
- Freio motor: série
Peso a vazio, sem carroçaria
- Eixo dianteiro: 1660
- Eixo traseiro: 1010
- Total: 2670
- Carga útil e carroçaria: 4830
Peso bruto
- Eixo dianteiro: 2500
- Eixo traseiro: 5200
- Total: 7500
- Velocidade (5ª marcha): 105 km/h
- Capacidade de subida (1ª marcha, 7500kg): 34 %
- Combustível: 70 / 140 (sob encomenda)
- Óleo no cárter, máx./min.: 10/7
- Caixa de mudanças: 5
- Caixa do diferencial: 3,2
- Água do arrefecimento: 14
- (A) Distância entre-eixos: 4250
- (B) Comprimento total: 6800
- (E) Bitola – eixo dianteiro: 1897
- (F) Bitola – eixo traseiro: 1642
- (H) Largura: 2210
- (K) Vão livre dianteiro: 255
- (L) Vão livre traseiro: 199
- (M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15
Giro do motor
- RPM corte min: 2900
- RPM corte: 2950
- RPM corte máx: 3000
- RPM M L min: 700
- RPM M L: 700
- RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,37
- Altitudes acima de 350m: 1,85
Nível de ruídos
- Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)