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Mercedes-Benz LO-814 (136cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1996-2001 |
Identificador: | 688176 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 1 / Proconve P-3 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
LO-814 – Chassi para Micro-ônibus
Dentro de sua linha de veículos levez, a Mercedes-Benz oferece respostas sob medida para o transporte de pequenos grupos em curtos percursos. Esse é o caso do chassi para Micro-ônibus LO-814.
Produzido para ser complementado por fabricantes especializados em carroçarias, o LO-814 mostra-se ágiil e prático no transporte empresarial, escolar, executivo e de turismo, entre outros.
Entre-eixos de 4.250 mm, comprimento de 6.800 mm e PBT de 7,5 toneladas.
O motor turbocooler do LO-814, o OM-364 LA, de 4 cilindros, tem potência de 136 cv a 2.600 rpm e torque de 45 mkgf a 1.550 rpm. Potência e torque elevados, com baixo consumo de combustível.
Equipado com câmbio G-3/55, de 6 marchas e direção hidráulica ZF 8058, propicia a agilidade e conforto indispensáveis, principalmente para quem encara o trânsito intenso das cidades.
Eixos dianteiro e traseiro de fabricação Mercedes-Benz, resistentes e bem dimensionados, que complementam harmonicamente o conjunto de transmissão.
A estabilidade e o conforto são garantidos pelo conjunto de suspensão, com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação, com disponibilidade de barra estabilizadora tanto na dianteira, quanto na traseira.
O conjunto de freios propicoa excepcional segurança. Ele é formado por freio de serviço hidráulico de duplo circuito, auxiliado por ar comprimido, com disco nas rodas dianteiras e tambor na traseira; freio de estacionamento mecânico e freio-motor adicional, de acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com o freio de serviço.
Intercambiabilidade de peças com outros veículos da marca Mercedes-Benz. Isso significa maior racionalização na estocagem de peças e menores custos de manutenção, favorecendo notavelmente a padronização da frota.
O chassi para Micro-ônibus LO-814 encontra-se em fase de desenvolvimento, para futura comercialização.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-364 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 136 cv (100 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 440 Nm (45 mkgf) @ 1550 rpm |
NBR – Medição: | NBR 5484 (fev/85) |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 3.972 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97,5 |
Curso do pistão (mm): | 133 |
Relação de compressão: | 16,5:1 |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/55-6/8,5 |
Acionamento: | Mecânica |
Modelo: | ZF 8058 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=18,1:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL-2 / 13-C 2,9 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL-2 / 17-5,9 |
Redução: | i=3,636 (40:11) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Opcional |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 8.5 R x 17.5 L – PR 14 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de duplo circuito, auxiliado por ar comprimido, com disco nas rodas dianteiras e tambor na traseira |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico |
Freio-Motor | |
Tipo: | Acionamento eletropneumático, que pode atuar em conjunto com freio de serviço |
Área de frenagem | |
Total: | 1.578 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2500 |
Eixo traseiro: | 5200 |
Total: | 7500 |
Tanque de combustível: | 93 100 (opcional) 140 (opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 10 / 7 |
Caixa de mudanças: | 4,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,2 |
Sistema de arrefecimento: | 14 |
(A) Distância entre-eixos: | 4250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 6800 |
(C) Balanço dianteiro: | 820 |
(D) Balanço traseiro: | 1700 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1897 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2210 |
(K) Vão livre dianteiro: | 255 |
(L) Vão livre traseiro: | 199 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 15 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 105 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 48 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2930 |
RPM corte: | 2980 |
RPM corte máx: | 3030 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 650 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,65 |
Altitudes acima de 350m: | 2,23 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |