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Mercedes-Benz LO-815 (152cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano |
Fabricação: | 2013-p. |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 5 / Proconve P-7 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016) |
Os chassis para Micro-ônibus LO-815 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias até 8.300 mm de comprimento, dependendo do entre eixos e do lay-out interno.
O motor que equipa estes chassis incorpora inúmeros beneficios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo.
Unindo o que há mais de avançado no mercado de micro-ônibus, o LO-815 vem equipado com freios a tambor na dianteira e na traseira, freio ABS, freio motor auxiliar (convencional).
Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.
Modelo: | Cummins ISF 3.8 |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 152 cv (112 kW) @ 2600 rpm |
Torque máximo: | 450 Nm @ 1500 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Controle de emissões: | SCR |
Cilindrada total: | 3.8 L |
Consumo específico: | 194 g/kWh a 1200 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico – Common Rail |
Compressor | |
Cilindrada: | 225 cm³ |
Acionamento: | Por engrenagens |
Modelo: | ZF 5S-580 BO |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,73:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Modelo: | MF 362 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | ZF 8014 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=19,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 150 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL2/29 D-3,2 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MS 13.113 Meritor |
Tipo: | Carcaça estampada |
Redução: | i=4,3 (43:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas Parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Molas Parabólicas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, parafusado |
Material empregado: | LN 50 (NBR 6656) |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras; com regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionado pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Série |
Freio Adicional | |
Tipo: | ASR (Sistema Antipatinação) – (Opcional em 2014) |
Área de frenagem | |
Total: | 2.846 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1732 |
Eixo traseiro: | 1238 |
Total: | 2970 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 2900 |
Eixo traseiro: | 5800 |
Total: | 8500 |
Tanque de combustível: | 150 |
Reservatório de ureia (Arla32): | 25 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 11 / 9 |
Caixa de mudanças: | 3,5 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 6 |
Direção hidráulica: | 2 |
Sistema de arrefecimento: | 20 |
(A) Distância entre-eixos: | 4250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 7420 |
(C) Balanço dianteiro: | 1070 |
(D) Balanço traseiro: | 2100 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1777 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1694 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2166 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 15,802 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF 5S – 580 BO |
Eixo traseiro: | MB HL2/51 D-6,2 |
Pneus: | 215 / 75 R 17.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3 (43:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 112 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 35 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2500 |
RPM corte: | 2850 |
RPM corte máx: | 2950 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 750 |
RPM M L máx: | 900 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,57 |
Altitudes acima de 350m: | 0,77 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor Cummins – completamente eletrônico, tipo commom rail, proporciona economia de combustível e alto torque em baixas rotações. Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado e baixa pressão do sistema pneumático.
Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Posto do Motorista Avançado – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço interno.
Emissões – Tecnologia que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o Arla 32, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”).
Principais itens de série (2016)
- Posto do motorista avançado
- Câmbio com trambulação a cabo
- Molas dianteiras e traseiras parabólicas
- Escapamento com saída na traseira
- Alternador 28V 150A
- Secador de ar com sistema coalescente
- Tomada 12V no painel
- Chave elétrica geral
- Preparação para aquecimento
- Cobertura da porca da roda
- Freio ABS
- Limitadores de Velocidade 60/70/80/100/110 km/h
- Conjunto de roda e pneu reserva para versão rodoviária (estepe + ferramentas)
- Chave geral de emergência, corrente e combustível
- Bloqueio do eixo traseiro, Pneu 215/75R17,5 com perfil misto (terra/asfalto) (em 2016)