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Mercedes-Benz LO-815 (152cv)

Mercedes-Benz LO-815 (152cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano
Fabricação: 2013-p.
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

Os chassis para Micro-ônibus LO-815 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias até 8.300 mm de comprimento, dependendo do entre eixos e do lay-out interno.

O motor que equipa estes chassis incorpora inúmeros beneficios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo.

Unindo o que há mais de avançado no mercado de micro-ônibus, o LO-815 vem equipado com freios a tambor na dianteira e na traseira, freio ABS, freio motor auxiliar (convencional).

Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Cummins ISF 3.8
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 152 cv (112 kW) @ 2600 rpm
Torque máximo: 450 Nm @ 1500 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Controle de emissões: SCR
Cilindrada total: 3.8 L
Consumo específico: 194 g/kWh a 1200 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico – Common Rail
Compressor
Cilindrada: 225 cm³
Acionamento: Por engrenagens

Transmissão
Modelo: ZF 5S – 580 BO
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,73:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
Ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: MF 362
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: ZF 8014
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 150 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL2/29 D-3,2
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MS 13.113 Meritor
Tipo: Carcaça estampada
Redução: i=4,3 (43:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas Parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Molas Parabólicas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, parafusado
Material empregado: LN 50 (NBR 6656)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido, de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras; com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionado pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Série
Freio Adicional
Tipo: ASR (Sistema Antipatinação) – (Opcional em 2014)
Área de frenagem
Total: 2.846 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1732
Eixo traseiro: 1238
Total: 2970
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 2900
Eixo traseiro: 5800
Total: 8500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Reservatório de ureia (Arla32): 25
Óleo no cárter, máx./min.: 11 / 9
Caixa de mudanças: 3,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 6
Direção hidráulica: 2
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 7420
(C) Balanço dianteiro: 1070
(D) Balanço traseiro: 2100
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1777
(F) Bitola – eixo traseiro: 1694
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2166
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15,802

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF 5S – 580 BO
Eixo traseiro: MB HL2/51 D-6,2
Pneus: 215 / 75 R 17.5
Redução do eixo traseiro: i=4,3 (43:10)
Velocidade máxima (km/h): 112
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 35

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2500
RPM corte: 2850
RPM corte máx: 2950
RPM M L min: 550
RPM M L: 750
RPM M L máx: 900
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,57
Altitudes acima de 350m: 0,77
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor Cummins – completamente eletrônico, tipo commom rail, proporciona economia de combustível e alto torque em baixas rotações. Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado e baixa pressão do sistema pneumático.

Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Posto do Motorista Avançado – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço interno.

Emissões – Tecnologia que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o Arla 32, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”).

Itens de Série

Principais itens de série (2016)

  • Posto do motorista avançado
  • Câmbio com trambulação a cabo
  • Molas dianteiras e traseiras parabólicas
  • Escapamento com saída na traseira
  • Alternador 28V 150A
  • Secador de ar com sistema coalescente
  • Tomada 12V no painel
  • Chave elétrica geral
  • Preparação para aquecimento
  • Cobertura da porca da roda
  • Freio ABS

Opcionais
  • Limitadores de Velocidade 60/70/80/100/110 km/h
  • Conjunto de roda e pneu reserva para versão rodoviária (estepe + ferramentas)
  • Chave geral de emergência, corrente e combustível
  • Bloqueio do eixo traseiro, Pneu 215/75R17,5 com perfil misto (terra/asfalto) (em 2016)

Função desabilitada

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