ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LO-815

  • Uso: Mni e Micro ônibus
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: Sem registro
  • Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

?Os chassis para microônibus LO-815 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias até 8.300 mm de comprimento, dependendo do entre eixos e do lay-out interno.
O motor que equipa estes chassis incorpora inúmeros beneficios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo.
Unindo o que há mais de avançado no mercado de micro-ônibus, o LO-815 vem equipado com freios a tambor na dianteira e na traseira, freio ABS, freio motor auxiliar (convencional).
Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.

  • Modelo: Diesel Cummins – Proconve P-7
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 112 kW (152cv) a 2600 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 450 Nm a 1500 rpm
  • Cilindrada total: 3.8 (l)
  • Consumo específico: 194 g/kWh a 1200 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
  • Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

 Unidade Injetora 

  • Tipo: Common rail
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Cilindrada: 225 cm³

  • Modelo: ZF 5S – 580 BO
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=5,72 / 2,73 / 1,61 / 1,00 / 0,76 / marcha a ré: 5,24

  • Modelo: MF 362
  • Tipo: monodisco, seco
  • Acionamento: hidráulico

  • Modelo: ZF 8014
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=19,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 150 A

 Bateria 

  • Capaciade / tensão: 100 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL2/29 D-3,2
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MS 13.113 Meritor
  • Tipo: carcaça estampada
  • Redução: i=4,3 (43:10)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 6.00 x 17,5
  • Pneus: 215/75R x 17,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: escada, parafusado
  • Material empregado: LN 50 (NBR 6656)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 2.846 cm²
  • Regulador automático de freio: sim

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionado pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • ABS (sistema Antitravamento): sim
  • ASR (Sistema Antipatinação): opcional em 2014

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070, chassi para microônibus, sem carroçaria (em 2014) 

  • Eixo dianteiro: 1732
  • Eixo traseiro: 1238
  • Total: 2970

 Pesos admissíveis / Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 2900
  • Eixo traseiro: 5800
  • Total: 8500

  • Tanque de combustível: 150
  • Óleo no cárter, máx./min.: 11/9
  • Caixa de mudanças: 3,5
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 6
  • Direção hidráulica: 2
  • Sistema de arrefecimento: 20
  • Tanque de Arla 32: 25

  • (A) Distância entre-eixos: 4250
  • (B) Comprimento total: 7420
  • (C) Balanço dianteiro: 1070
  • (D) Balanço traseiro: 2100
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1777
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1694
  • (H) Largura: 2166
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado: 15.802

  • Caixa de mudanças: ZF 5S – 580 BO
  • Eixo traseiro: MB HL2/51 D-6,2
  • Redução: i=4,3 (43:10)
  • Pneus: 215/75 R17.5
  • Velocidade máxima (km/h): 112
  • Capacidade máxima de subida com 8.500kg (%) (veículo em movimento): 35

  • Motor Cummins – completamente eletrônico, tipo commom rail, proporciona economia de combustível e alto torque em baixas rotações. Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação. 
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado e baixa pressão do sistema pneumático. 
  • Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas. 
  • Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado. 
  • Posto do Motorista Avançado – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço interno. 
  • Emissões – Tecnologia que consiste em reduzir os gases contaminados através de uma reação química com o Arla 32, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”).

Principais itens de série (2016)

Posto do motorista avançado, Câmbio com trambulação a cabo, Molas dianteiras e traseiras parabólicasEscapamento com saída na traseira, Alternador, 28V 150A, Secador de ar com sistema coalescente, Tomada 12V no painelChave elétrica geral, Preparação para aquecimento, Cobertura da porca da roda, Freio ABS

  • Limitadores de Velocidade 60/70/80/100/110 km/h
  • Conjunto de roda e pneu reserva para versão rodoviária (estepe + ferramentas)
  • Chave geral de emergência, corrente e combustível
  • Bloqueio do eixo traseiro, Pneu 215/75R17,5 com perfil misto (terra/asfalto) (em 2016)

 Giro do motor 

  • RPM corte min2500
  • RPM corte: 2850
  • RPM corte máx: 2950
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 750
  • RPM M L máx: 900

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,57
  • Altitudes acima de 350m: 0,77

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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