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Mercedes-Benz LO-914 (136cv)

Mercedes-Benz LO-914 (136cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1999-2004
Identificador: 688276
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2001)

O chassi para Micro-ônibus LO-914 foi desenvolvido para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber uma carroçaria de até 7,8 metros de comprimento.

O motor eletrônico que equipa este chassi incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo. Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além de os índices de emissões e de ruídos já estarem orientados para atender às legislações futuras.

Unindo o que há de mais avançado no mercado de Micro-ônibus, o LO-914 vem equipado com freios a disco na dianteira e na traseira, freio-motor auxiliar (Convencional + Top Brake) e, opcionalmente, com caixa de mudanças automática e retarder eletromagnético.

Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 136 cv (100 kW) @ 2300 rpm
Torque máximo: 520 Nm (53 mkgf) @ 1200 a 1400 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 5, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 4.249 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 102
Curso do pistão (mm): 130
Relação de compressão: 17,4:1
Consumo específico: 190 g/kWh (140 g/cvh) a 1700 rpm
Ordem de ignição: 1-3-4-2
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Pressão de Injeção: 1600 bar
Compressor
Modelo: Wabco
Diâmetro do cilindro (mm): 85
Curso do êmbolo (mm): 42
Cilindrada: 238 cm³
Número de cilindros: 1
Resfriamento: Bloco: ar / cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 410 l/min a 8 bar com 2500 rpm

Transmissão
Modelo: ZF 5S-42
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,94:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
Ré – 5,24:1
Opcional 1
Modelo: Allison AT 545
Acionamento: Automático, por meio de alavanca seletora
Marchas sincronizadas: 4 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 3,45:1
2ª – 2,25:1
3ª – 1,41:1
4ª – 1,00:1
Ré – 5,02:1
Conversor de torque: TC – 275 – 1,96

Embreagem
Modelo: MF 362 HD
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: ZF 8090
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 150 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 kW (5,4 cv) / 12 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL2/15 DC-3,2
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL2/45 DC-5,9
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,3 (43:10)
Reduções opcionais: i=3,636 (40:11)
i=3,909 (43:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Aros das rodas – opcionais: 6.00 G x 16 SDG
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5 (sem câmara)
Pneumáticos – opcionais: 8.5 R 17.5 PR 12
7.50 x 16 PR 12
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38 (ABNT NBR 6656)
Longarinas
Altura: 183
Largura: 65
Espessura: 6,3

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, com disco nas rodas dianteiras e traseiras
Espessura da lona (mm): 19
Diâmetro do disco (mm): 312
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Retarder
Tipo: Telma CC 80 (800 Nm) com acionamento eletromagnético
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote) com acionamento eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Área de frenagem
Total: 916 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 1634
Eixo traseiro: 1102
Total: 2736
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 5764
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 2600
Eixo traseiro: 5900
Total: 8500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 12
Filtro de óleo do motor: 0,8
Caixa de mudanças: ZF: 3,5
Allison: 18,9
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,25
Direção hidráulica: 2,4
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4250
(B) Comprimento máximo da carroceria: 6918
(C) Balanço dianteiro: 874
(D) Balanço traseiro: 1794
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1891
(F) Bitola – eixo traseiro: 1642
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2168
(I) Ângulo de entrada: 36°46′
(J) Ângulo de saída: 19°14′
(K) Vão livre dianteiro: 222
(L) Vão livre traseiro: 181
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 15,65
(O) Altura externa: 2306

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 5-42/5,72
Eixo traseiro: MB HL2/45 DC-5,9
Pneus: 215 / 75 R 17.5
Redução do eixo traseiro: i=4,3 (43:10)
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 41

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,75
Altitudes acima de 350m: 1,01
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marcha, economia de combustível e aumento de velocidade média em declives, o que, consequentemente reduz o tempo de viagem.

Painel de Instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor e da pressão pneumática do sistema de freios, tomada elétrica 12 V e indicador de nível do tanque de combustível.

Luzes de Aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de limite de desgaste das pastilhas de freios e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.

Sistema Regulador de Pressão do Freio de acordo com a carga (ALB) – evita o travamento das rodas do eixo traseiro no caso de uma frenagem de emergência e melhora as condições de frenagem mantendo a sua dirigibilidade em condições normais.

Freio a Disco na Dianteira e na Traseira – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.

Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Opcionais
  • Assento do motorista em tecido/couro plástico com cinto de segurança
  • Caixa automática Allison AT545
  • Cobertura das porcas das rodas para eixo dianteiro
  • Pneu 7.5 – 16
  • Pneu 8.5 R 17,5
  • Preparação para ar-condicionado
  • Redução do eixo traseiro i=3,64 (40:11)
  • Redução do eixo traseiro i=3,90 (43:11)
  • Retardador Thelma
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Ventilação forçada

Função desabilitada

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