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Mercedes-Benz LO-914 (136cv)

Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1999-2004 |
Identificador: | 688276 |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 2 / Proconve P-4 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2001) |
O chassi para Micro-ônibus LO-914 foi desenvolvido para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber uma carroçaria de até 7,8 metros de comprimento.
O motor eletrônico que equipa este chassi incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo. Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além de os índices de emissões e de ruídos já estarem orientados para atender às legislações futuras.
Unindo o que há de mais avançado no mercado de Micro-ônibus, o LO-914 vem equipado com freios a disco na dianteira e na traseira, freio-motor auxiliar (Convencional + Top Brake) e, opcionalmente, com caixa de mudanças automática e retarder eletromagnético.
Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-904 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 136 cv (100 kW) @ 2300 rpm |
Torque máximo: | 520 Nm (53 mkgf) @ 1200 a 1400 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Mancais da árvore de manivelas: | 5, de camadas múltiplas em ligas |
Localização das válvulas: | No cabeçote |
Cilindrada total: | 4.249 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 102 |
Curso do pistão (mm): | 130 |
Relação de compressão: | 17,4:1 |
Consumo específico: | 190 g/kWh (140 g/cvh) a 1700 rpm |
Ordem de ignição: | 1-3-4-2 |
Bomba de óleo – tipo: | Engrenagens |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de lubrificação: | Circulação de óleo sob pressão |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Pressão de Injeção: | 1600 bar |
Compressor | |
Modelo: | Wabco |
Diâmetro do cilindro (mm): | 85 |
Curso do êmbolo (mm): | 42 |
Cilindrada: | 238 cm³ |
Número de cilindros: | 1 |
Resfriamento: | Bloco: ar / cabeçote: água |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 410 l/min a 8 bar com 2500 rpm |
Modelo: | ZF 5S-42 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,94:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison AT 545 |
Acionamento: | Automático, por meio de alavanca seletora |
Marchas sincronizadas: | 4 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,45:1 2ª – 2,25:1 3ª – 1,41:1 4ª – 1,00:1 Ré – 5,02:1 |
Conversor de torque: | TC – 275 – 1,96 |
Modelo: | MF 362 HD |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | ZF 8090 |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i=19,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 150 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) / 12 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL2/15 DC-3,2 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL2/45 DC-5,9 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,3 (43:10) |
Reduções opcionais: | i=3,636 (40:11) i=3,909 (43:11) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Aros das rodas – opcionais: | 6.00 G x 16 SDG |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
Pneumáticos – opcionais: | 8.5 R 17.5 PR 12 7.50 x 16 PR 12 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 (ABNT NBR 6656) |
Longarinas | |
Altura: | 183 |
Largura: | 65 |
Espessura: | 6,3 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, com disco nas rodas dianteiras e traseiras |
Espessura da lona (mm): | 19 |
Diâmetro do disco (mm): | 312 |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
Retarder | |
Tipo: | Telma CC 80 (800 Nm) com acionamento eletromagnético |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote) com acionamento eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço |
Área de frenagem | |
Total: | 916 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 1634 |
Eixo traseiro: | 1102 |
Total: | 2736 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 5764 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 2600 |
Eixo traseiro: | 5900 |
Total: | 8500 |
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Filtro de óleo do motor: | 0,8 |
Caixa de mudanças: | ZF: 3,5 Allison: 18,9 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,25 |
Direção hidráulica: | 2,4 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 20 |

(A) Distância entre-eixos: | 4250 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 6918 |
(C) Balanço dianteiro: | 874 |
(D) Balanço traseiro: | 1794 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1891 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2168 |
(I) Ângulo de entrada: | 36°46′ |
(J) Ângulo de saída: | 19°14′ |
(K) Vão livre dianteiro: | 222 |
(L) Vão livre traseiro: | 181 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 15,65 |
(O) Altura externa: | 2306 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-42/5,72 |
Eixo traseiro: | MB HL2/45 DC-5,9 |
Pneus: | 215 / 75 R 17.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3 (43:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 41 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,75 |
Altitudes acima de 350m: | 1,01 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marcha, economia de combustível e aumento de velocidade média em declives, o que, consequentemente reduz o tempo de viagem.
Painel de Instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor e da pressão pneumática do sistema de freios, tomada elétrica 12 V e indicador de nível do tanque de combustível.
Luzes de Aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de limite de desgaste das pastilhas de freios e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Sistema Regulador de Pressão do Freio de acordo com a carga (ALB) – evita o travamento das rodas do eixo traseiro no caso de uma frenagem de emergência e melhora as condições de frenagem mantendo a sua dirigibilidade em condições normais.
Freio a Disco na Dianteira e na Traseira – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.
Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
- Assento do motorista em tecido/couro plástico com cinto de segurança
- Caixa automática Allison AT545
- Cobertura das porcas das rodas para eixo dianteiro
- Pneu 7.5 – 16
- Pneu 8.5 R 17,5
- Preparação para ar-condicionado
- Redução do eixo traseiro i=3,64 (40:11)
- Redução do eixo traseiro i=3,90 (43:11)
- Retardador Thelma
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
- Ventilação forçada