ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LO-914

  • Uso: Mini e Microônibus
  • Fabricação: De 1999 até 2004
  • Baumúster: 688276
  • Norma de emissões de gases: Euro 2 / Proconve P-4
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/2001)

O chassi para microônibus LO-914 foi desenvolvido para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber uma carroçaria de até 7,8 metros de comprimento.
O motor eletrônico que equipa este chassi incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo. Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além de os índices de emissões e de ruídos já estarem orientados para atender às legislações futuras.
Unindo o que há de mais avançado no mercado de microônibus, o LO-914 vem equipado com freios a disco na dianteira e na traseira, freio-motor auxiliar (Convencional + Top Brake) e, opcionalmente, com caixa de mudanças automática e retarder eletromagnético.
Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA Conama IV / Euro II
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 100 kW (136cv) a 2300 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 520 Nm (53 mkgf) de 1200 a 1400 rpm
  • Cilindrada total: 4.249 cm³
  • Relação de compressão: 17,4:1
  • Consumo específico: 190 g/kWh (140 g/cvh) a 1700 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 410 l/min a 8 bar com 2500 rpm

  • Modelo: ZF S 5-42/5,72
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=5,72 / 2,94 / 1,61 / 1,00 / 0,76 / marcha a ré: 5,24

  • Modelo: MF 362 HD
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidráulico

  • Modelo: ZF 8090
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i=19,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade / tensão: 2 x 12 V / 135 Ah

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL2/15 DC-3,2
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo/Capacidade autorizada: MB HL2/45 DC-5,9
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=4,3 (43:10)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 6,00 x 17,5
  • Pneumáticos: 215/75 R 17,5 (radial sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 38 (ABNT NBR 6656)

 Freio de serviço 

  • Sistema/Tipo: a ar comprimido de dois circuitos/discos nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 916 cm²

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote)
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
Chassi para microônibus

  • Eixo dianteiro: 1634
  • Eixo traseiro: 1102
  • Total: 2736

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 2600
  • Eixo traseiro: 5900
  • Total: 8500

  • Tanque de combustível: 150
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Filtro de óleo do motor: 0,8
  • Caixa de mudanças: 3,5
  • Carcaça do diferencial/eixo traseiro: 3,25
  • Direção hidráulica: 2,4
  • Sistema de arrefecimento: 20
  • Acionamento da embreagem: 0,55

  • (A) Distância entre-eixos: 4250
  • (B) Comprimento total: 6918
  • (C) Balanço dianteiro: 874
  • (D) Balanço traseiro: 1794
  • (E) Bitola – eixo dianteiro: 1891
  • (F) Bitola – eixo traseiro: 1642
  • (H) Largura: 2168
  • (I) Ângulo de entrada: 36°46'
  • (J) Ângulo de saída: 19°14'
  • (K) Altura livre do solo no eixo dianteiro: 222
  • (L) Altura livre do solo no eixo traseiro: 181
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado, mØ: 15,65
  • Altura: 2306

  • Caixa de mudanças: ZF S 5-42/5,72
  • Eixo traseiro: MB HL2/45 DC-5,9
  • Redução: i=4,3 (43:10)
  • Pneus: 215/75 R 17,5
  • Velocidade máxima (km/h): 107
  • Capacidade máxima de subida com 8.500kg (%): 41

  • Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marcha, economia de combustível e aumento de velocidade média em declives, o que, consequentemente reduz o tempo de viagem.
  • Painel de Instrumentos – todos os veículos são equipados com tacógrafo, odômetro, relógio, conta-giros e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor e da pressão pneumática do sistema de freios, tomada elétrica 12 V e indicador de nível do tanque de combustível.
  • Luzes de Aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de limite de desgaste das pastilhas de freios e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
  • Sistema Regulador de Pressão do Freio de acordo com a carga (ALB) – evita o travamento das rodas do eixo traseiro no caso de uma frenagem de emergência e melhora as condições de frenagem mantendo a sua dirigibilidade em condições normais.
  • Freio a Disco na Dianteira e na Traseira – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.
  • Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

  • Assento do motorista em tecido/couro plástico com cinto de segurança
  • Caixa automática Allison AT545
  • Cobertura das porcas das rodas para eixo dianteiro
  • Pneu 7.5 – 16
  • Pneu 8.5 R 17,5
  • Preparação para ar-condicionado
  • Redução do eixo traseiro i=3,64 (40:11)
  • Redução do eixo traseiro i=3,90 (43:11)
  • Retardador Thelma
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Ventilação forçada

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,75
  • Altitudes acima de 350m: 1,01

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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