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Mercedes-Benz LO-915 (150cv)
Tipo: | Micro |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 2004-11/12 |
Identificador: | 688276 (EE=4250) 688277 (EE=4800) |
Localização do motor: | Dianteira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008) |
Os chassis para Micro-ônibus LO-915 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias de 8,0 m até 8,7 m de comprimento.
O motor eletrônico que equipa estes chassis incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo.
Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além de os índices de emissões e de ruídos já estarem de acordo com a legislação de emissões Proconve P-5 (Euro III).
Unindo o que há de mais avançado no mercado de Micro-ônibus, o LO-915 vem equipado com freios a disco na dianteira e na traseira, freio-motor auxiliar (convencional) e, opcionalmente, com Top Brake e válvula sensível a carga (ALB).
Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-904 LA |
Tipo: | 4 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 150 cv (110 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | 580 Nm (59 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 4.249 cm³ |
Relação de compressão: | 18:1 |
Consumo específico: | 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 4 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Modelo: | Wabco |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 400 l/min a 10 bar com 2200 rpm |
Modelo: | ZF 5S-42 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 5,72:1 2ª – 2,94:1 3ª – 1,61:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,76:1 Ré – 5,24:1 |
Opcional 1 | |
Modelo: | Allison LCT 2000 |
Acionamento: | Automático, por meio de alavanca seletora |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 3,51:1 2ª – 1,90:1 3ª – 1,44:1 4ª – 1,00:1 5ª – 0,74:1 Ré – 5,09:1 |
Conversor de torque: | TC – 211 – 1,73 |
Modelo: | MF 362 HD |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidráulico |
Modelo: | ZF 8090 Servocom |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=19,6:1 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 80 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 100 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 kW (5,4 cv) / 12 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VL2/15 DC-3,2 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HL2/45 DC-5,9 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=4,3 (43:10) |
Reduções opcionais: | i=3,636 (40:11) i=3,909 (43:11) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 6.00 x 17.5 |
Pneumáticos: | 215 / 75 R 17.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Material empregado: | LNE 38 (ABNT NBR 6656) |
Longarinas | |
Altura: | 183 |
Largura: | 65 |
Espessura: | 6,3 |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, com disco nas rodas dianteiras e traseiras |
Espessura da lona (mm): | 19 |
Diâmetro do disco (mm): | 312 |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote), eletropneumático, com tecla de acionamento no painel, sistema conjugado com freio-motor convencional |
Área de frenagem | |
Total: | 916 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | EE=42,5: 1520 EE=48: 1564 |
Eixo traseiro: | EE=42,5: 1150 EE=48: 1173 |
Total: | EE=42,5: 2670 EE=48: 2747 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | EE=42,5: 2600 EE=48: 3200 |
Eixo traseiro: | EE=42,5: 5900 EE=48: 5900 |
Total: | EE=42,5: 8500 EE=48: 9100 |
Tanque de combustível: | 150 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 15 / 12 |
Filtro de óleo do motor: | 0,8 |
Caixa de mudanças: | ZF: 3,5 Allison: 14 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 3,25 |
Direção hidráulica: | 2,4 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 20 |
(A) Distância entre-eixos: | 4250 (EE=42,5) 4800 (EE=48) |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 6685 7335 |
(C) Balanço dianteiro: | 735 835 |
(D) Balanço traseiro: | 1700 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1891 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1642 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2168 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 14,5 16,04 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 5-42/5,72 |
Eixo traseiro: | MB HL2/45 DC-5,9 |
Pneus: | 215 / 75 R 17.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=4,3 (43:10) |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | EE=42,5: 46 EE=48: 43 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2470 |
RPM corte: | 2720 |
RPM corte máx: | 2780 |
RPM M L min: | 550 |
RPM M L: | 600 |
RPM M L máx: | 800 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 1,05 |
Altitudes acima de 350m: | 1,42 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake (opcional) – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacográfo, odômetro, relógio, conta-giros e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor e da pressão pneumática do sistema de freios, tomada elétrica 12 V e indicador de nível do tanque de combustível.
Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de limite de desgaste das pastilhas de freios e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
Sistema regulador de pressão do freio de acordo com a carga (ALB) (opcional) – evita o travamento das rodas do eixo traseiro no caso de uma frenagem de emergência e melhora as condições de frenagem mantendo a sua dirigibilidade em condições normais.
Freio a disco na dianteira e na traseira – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Posto do motorista (podest) – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço para manutenção. Duas opções de entreeixos: 4.250 mm para carroçaria até 8.000 mm e 4.800 mm para carroçaria até 8.600 mm.
- Bateria 135 Ah
- Caixa automática Allison série 2100 (sob consulta)
- Cobertura das porcas das rodas para eixo dianteiro
- Preparação para ar-condicionado
- Redução do eixo traseiro i=3,64 (40:11)
- Redução do eixo traseiro i=3,90 (43:11)
- Roda/Pneu reserva (estepe)
- Suporte da roda traseira
- Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
- Top Brake
- Válvula sensível a carga (ALB) (sob consulta)