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Mercedes-Benz LO-915 (150cv)

Mercedes-Benz LO-915 (150cv)
Tipo: Micro
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 2004-2011
Identificador: 688276 (EE=4250)
688277 (EE=4800)
Localização do motor: Dianteira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

Os chassis para Micro-ônibus LO-915 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias de 8,0 m até 8,7 m de comprimento.

O motor eletrônico que equipa estes chassis incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo.

Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além de os índices de emissões e de ruídos já estarem de acordo com a legislação de emissões Proconve P-5 (Euro III).

Unindo o que há de mais avançado no mercado de Micro-ônibus, o LO-915 vem equipado com freios a disco na dianteira e na traseira, freio-motor auxiliar (convencional) e, opcionalmente, com Top Brake e válvula sensível a carga (ALB).

Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA
Tipo: 4 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 150 cv (110 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: 580 Nm (59 mkgf) @ 1200 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 4.249 cm³
Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 400 l/min a 10 bar com 2200 rpm

Transmissão
Modelo: ZF S 5-42 OHD/5,72
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 5,72:1
2ª – 2,94:1
3ª – 1,61:1
4ª – 1,00:1
5ª – 0,76:1
Ré – 5,24:1

Embreagem
Modelo: MF 362 HD
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidráulico

Direção
Modelo: ZF 8090 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=19,6:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 80 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 100 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VL2/15 DC-3,2
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HL2/45 DC-5,9
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=4,3 (43:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 6.00 x 17.5
Pneumáticos: 215 / 75 R 17.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado
Material empregado: LNE 38 (ABNT NBR 6656)

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos/discos nas rodas dianteiras e traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Borboleta no coletor de escapamento (convencional) com acionamento eletropneumático
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote), eletropneumático, com tecla de acionamento no painel, sistema conjugado com freio-motor convencional
Área de frenagem
Total: 916 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: EE=42,5: 1520
EE=48: 1564
Eixo traseiro: EE=42,5: 1150
EE=48: 1173
Total: EE=42,5: 2670
EE=48: 2747
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: EE=42,5: 2600
EE=48: 3200
Eixo traseiro: EE=42,5: 5900
EE=48: 5900
Total: EE=42,5: 8500
EE=48: 9100

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 150
Óleo no cárter, máx./min.: 15 / 12
Caixa de mudanças: 3,5
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 3,25
Direção hidráulica: 2,4
Sistema de arrefecimento: 20

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4250 (EE=42,5)
4800 (EE=48)
(B) Comprimento máximo da carroceria: 6685
7335
(C) Balanço dianteiro: 735
835
(D) Balanço traseiro: 1700
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1891
(F) Bitola – eixo traseiro: 1642
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2168
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 14,5
16,04

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 5-42/5,72
Eixo traseiro: MB HL2/45 DC-5,9
Pneus: 215 / 75 R 17.5
Redução do eixo traseiro: i=4,3 (43:10)
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): EE=42,5: 46
EE=48: 43

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2470
RPM corte: 2720
RPM corte máx: 2780
RPM M L min: 550
RPM M L: 600
RPM M L máx: 800
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 1,05
Altitudes acima de 350m: 1,42
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake (opcional) – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.

Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacográfo, odômetro, relógio, conta-giros e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor e da pressão pneumática do sistema de freios, tomada elétrica 12 V e indicador de nível do tanque de combustível.

Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de limite de desgaste das pastilhas de freios e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.

Sistema regulador de pressão do freio de acordo com a carga (ALB) (opcional) – evita o travamento das rodas do eixo traseiro no caso de uma frenagem de emergência e melhora as condições de frenagem mantendo a sua dirigibilidade em condições normais.

Freio a disco na dianteira e na traseira – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Posto do motorista (podest) – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço para manutenção. Duas opções de entreeixos: 4.250 mm para carroçaria até 8.000 mm e 4.800 mm para carroçaria até 8.600 mm.

Opcionais
  • Bateria 135 Ah
  • Caixa automática Allison série 2100 (sob consulta)
  • Cobertura das porcas das rodas para eixo dianteiro
  • Preparação para ar-condicionado
  • Redução do eixo traseiro i=3,64 (40:11)
  • Redução do eixo traseiro i=3,90 (43:11)
  • Roda/Pneu reserva (estepe)
  • Suporte da roda traseira
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Top Brake
  • Válvula sensível a carga (ALB) (sob consulta)

Função desabilitada

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