ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LO-915

  • Uso: Mini e Microônibus
  • Fabricação: De 2004 até 2012
  • Baumúster: 688276 (EE=4250) / 688277 (EE=4800)
  • Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

Os chassis para microônibus LO-915 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias de 8,0 m até 8,7 m de comprimento.
O motor eletrônico que equipa estes chassis incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo.
Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além de os índices de emissões e de ruídos já estarem de acordo com a legislação de emissões Proconve P-5 (Euro III).
Unindo o que há de mais avançado no mercado de microônibus, o LO-915 vem equipado com freios a disco na dianteira e na traseira, freio-motor auxiliar (convencional) e, opcionalmente, com Top Brake e válvula sensível a carga (ALB).
Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-904 LA – Proconve P-5 (Euro III)
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 110 kW (150cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 580 Nm (59 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 4.249 cm³
  • Consumo específico: 205 g/kWh (151 g/cvh) a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Fluxo de trabalho: 400 l/min a 10 bar com 2200 rpm

  • Modelo: ZF S 5-42 OHD/5,72
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=5,72 / 2,94 / 1,61 / 1,00 / 0,76 / marcha a ré: 5,24

  • Modelo: MF 362 HD (Heavy Duty)
  • Tipo: monodisco – seco
  • Acionamento: hidráulico

  • Modelo: ZF 8090 Servocom
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx.)=19,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade / tensão: 100 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL2/15 DC-3,2
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo/Capacidade autorizada: MB HL2/45 DC-5,9
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=4,3 (43:10)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: feixe de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 6,00-17,5
  • Pneumáticos: 215/75 R 17,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LNE 38 (ABNT NBR 6656)

 Freio de serviço 

  • Sistema/Tipo: a ar comprimido de dois circuitos/discos nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 916 cm²

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote) (Opcional)
  • Acionamento: eletropneumático, com tecla de acionamento no painel, sistema conjugado com freio-motor convencional

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070 
LO-915/42,5 – Chassi com painel de instrumentos
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 1520
  • Eixo traseiro: 1150
  • Total: 2670

LO-915/48 – Chassi com painel de instrumentos
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 1564
  • Eixo traseiro: 1173
  • Total: 2747

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
LO-915/42,5 – Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 2600
  • Eixo traseiro: 5900
  • Total: 8500

LO-915/48 – Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 3200
  • Eixo traseiro: 5900
  • Total: 9100

  • Tanque de combustível/plástico: 150
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 3,5
  • Carcaça do diferencial/eixo traseiro: 3,25
  • Direção hidráulica: 2,4
  • Sistema de arrefecimento: 20

 LO-915/42,5 

  • (A) Distância entre-eixos: 4250
  • (B) Comprimento total: 6685
  • (C) Balanço dianteiro735
  • (D) Balanço traseiro1700
  • (E) Bitola – eixo dianteiro1891
  • (F) Bitola – eixo traseiro1642
  • (H) Largura: 2168
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ14,5

 LO-915/48 

  • (A) Distância entre-eixos: 4800
  • (B) Comprimento total: 7335
  • (C) Balanço dianteiro835
  • (D) Balanço traseiro1700
  • (E) Bitola – eixo dianteiro1891
  • (F) Bitola – eixo traseiro1642
  • (H) Largura: 2168
  • (M) Círculo de viragem do veículo, mØ16,04

 LO-915/42,5 

  • Caixa de mudançasZF S 5-42/5,72
  • Eixo traseiroMB HL2/45 DC-5,9
  • Reduçãoi=4,3 (43:10)
  • Pneus215/75 R 17,5
  • Velocidade máxima (km/h)107
  • Capacidade máxima de subida com 8500kg (%) (veículo em movimento)46

 LO-915/48 

  • Caixa de mudançasZF S 5-42/5,72
  • Eixo traseiroMB HL2/45 DC-5,9
  • Reduçãoi=4,3 (43:10)
  • Pneus215/75 R 17,5
  • Velocidade máxima (km/h)107
  • Capacidade máxima de subida com 9100kg (%) (veículo em movimento)43

  • Motor OM-904 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake (opcional) – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
  • Painel de instrumentos – todos os veículos são equipados com tacográfo, odômetro, relógio, conta-giros e indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, da pressão do óleo do motor e da pressão pneumática do sistema de freios, tomada elétrica 12 V e indicador de nível do tanque de combustível.
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, de baixo nível do líquido de embreagem, de baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos PLD e ADM, de limite de desgaste das pastilhas de freios e de alta temperatura do líquido de arrefecimento.
  • Sistema regulador de pressão do freio de acordo com a carga (ALB) (opcional) – evita o travamento das rodas do eixo traseiro no caso de uma frenagem de emergência e melhora as condições de frenagem mantendo a sua dirigibilidade em condições normais.
  • Freio a disco na dianteira e na traseira – propicia melhor eficiência na frenagem e maior facilidade na manutenção.
  • Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
  • Posto do motorista (podest) – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço para manutenção. Duas opções de entreeixos: 4.250 mm para carroçaria até 8.000 mm e 4.800 mm para carroçaria até 8.600 mm.

  • Bateria 135 Ah
  • Caixa automática Allison série 2100 (sob consulta)
  • Cobertura das porcas das rodas para eixo dianteiro
  • Preparação para ar-condicionado
  • Redução do eixo traseiro i=3,64 (40:11)
  • Redução do eixo traseiro i=3,90 (43:11)
  • Roda/Pneu reserva (estepe)
  • Suporte da roda traseira
  • Tacógrafo eletrônico com registro semanal para 1 motorista
  • Top Brake
  • Válvula sensível a carga (ALB) (sob consulta)

 Giro do motor 

  • RPM corte min2470
  • RPM corte: 2720
  • RPM corte máx: 2780
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,05
  • Altitudes acima de 350m: 1,42

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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