ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LO-916

  • Uso: Mini e Microônibus
  • Fabricação: A partir de 2013
  • Baumúster: 688279 / 979277
  • Norma de emissões de gases: Euro 5 / Proconve P-7
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Março/2016)

?Os chassis para microônibus LO-916 foram desenvolvidos para atender às aplicações urbana, fretamento e turismo, podendo receber carroçarias de 8.500 mm até 9.100 mm de comprimento, dependendo do entre-eixos e do layout interno. O motor eletrônico que equipa estes chassis incorpora inúmeros benefícios e vantagens para os frotistas e usuários do transporte coletivo. Alta rentabilidade, reduzido consumo de combustível, maior vida útil e maior torque em baixas rotações são características de destaque deste motor, além dos índices de emissões e de ruídos já estarem de acordo com a legislação Proconve P-7.
Unindo o que há de mais avançado no mercado de micro-ônibus, o LO-916 vem equipado com freios a tambor na dianteira e na traseira, freio ABS, freio-motor auxiliar (convencional) e, opcionalmente, com Top Brake. Toda essa tecnologia, aliada à sua alta performance, só poderia resultar em mais uma excelente opção para o mercado de transporte de passageiros.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-924 LA (Proconve P-7)
  • Tipo: 4 cilindros verticais em linha, turbocooler
  • Potência máxima, conforme NBR ISO 1585: 115 kW (156cv) a 2200 rpm
  • Torque máximo, conforme NBR ISO 1585: 580 Nm (59,2 mkgf) de 1200 a 1600 rpm
  • Cilindrada total: 4.800 cm³
  • Consumo específico: 194 g/kWh a 1400 rpm
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total, com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
  • Redução catalítica seletiva de NOx (SCR): sim

 Unidade Injetora 

  • Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
  • Tipo: 4 bicos individuais com controle eletrônico
  • Sistema de Injeção: direta, com gerenciamento eletrônico

 Compressor 

  • Acionamento: por engrenagens
  • Cilindrada: 238 cm³
  • Fluxo de trabalho: 400 l / min a 10 bar

  • Modelo: ZF S5 – 580 BO
  • Acionamento: por meio de alavanca
  • Marchas sincronizadas: 5
  • Relação de transmissão: i=5,72 / 2,73 / 1,61 / 1,00 / 0,76 / marcha a ré: 5,24

  • Modelo: MF 362
  • Tipo: monodisco, seco
  • Acionamento: hidráulico

  • Modelo: ZF 8014
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i(máx)=19,6:1

 Tensão nominal 

  • Capaciade: 24 V

 Alternador 

  • Capaciade: 28 V / 80 A

 Bateria 

  • Capaciade / tensão: 100 Ah / 2 x 12 V

 Eixo Dianteiro 

  • Modelo: MB VL 2/29 D-3,2
  • Tipo: punho

 Eixo Traseiro 

  • Modelo: MB HL 2/51 D-6,2
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
  • Redução: i=4,3 (43:10)

 Suspensão Dianteira 

  • Tipo: molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão Traseira 

  • Tipo: molas parabólicas
  • Amortecedores: telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

  • Aros das rodas: 6.00 x 17,5
  • Pneus: 215/75R x 17,5 (radiais, sem câmara)

  • Tipo: escada, rebitado
  • Material empregado: LN 50 (NBR 6656)

 Freio de serviço 

  • Sistema: a ar comprimido, de dois circuitos
  • Tipo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem total: 2846 cm²

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras

 Freio motor 

  • Tipo: borboleta no coletor de escapamento (convencional)
  • Acionamento: eletropneumático
  • Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote) (Opcional)
  • Acionamento: eletropneumático, com tecla de acionamento no painel, sistema conjugado com freio-motor convencional
  • ABS (Sistema Antitravamento): sim (em 2016)
  • ASR (Sistema Antipatinação): opcional (em 2016)

 Em ordem de marcha, conforme NBR 6070, chassi para microônibus, sem carroçaria 
Entre-eixos 4500 mm

  • Eixo dianteiro: 1828
  • Eixo traseiro: 1174
  • Total: 3002

Entre-eixos 4800 mm

  • Eixo dianteiro: 1838
  • Eixo traseiro: 1218
  • Total: 3056

 Pesos admissíveis / Valores autorizados 
Peso Bruto Total (PBT)

  • Eixo dianteiro: 3200
  • Eixo traseiro: 6200
  • Total: 9400

  • Tanque de combustível: 150
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/12
  • Caixa de mudanças: 3,5
  • Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 6
  • Direção hidráulica: 2
  • Sistema de arrefecimento: 20
  • Tanque de Arla 32: 25

  • (A) Distância entre-eixos: 4500 / 4800
  • (B) Comprimento total: 7670 / 7970
  • (C) Balanço dianteiro1070
  • (D) Balanço traseiro2100
  • (E) Bitola – eixo dianteiro1777
  • (F) Bitola – eixo traseiro1705
  • (H) Largura: 2177
  • (M) Círculo de viragem de referência do veículo encarroçado16.510 / 17.424

 Entre-eixos 4500mm e 4800mm 

  • Caixa de mudançasZF S5 – 580 BO
  • Eixo traseiroMB HL 2/51 D-6,2
  • Reduçãoi=4,3 (43:10)
  • Pneus215/75 R17,5
  • Velocidade máxima (km/h)112
  • Capacidade máxima de subida com 9200kg (%) (veículo em movimento)42

  • Motor OM-924 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro, proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
  • Top Brake(opcional) – freio motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30% conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios, além de permitir menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, consequentemente, reduz o tempo de viagem. 
  • Painel de instrumento eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia maior liberdade de instalação. 
  • Luzes de aviso – controle de carga da bateria, luz alta dos faróis principais, luzes indicadoras de direção, de baixa pressão do óleo do motor, de baixo nível do líquido de arrefecimento, de freio de estacionamento acionado, de saturação do filtro de ar, baixo nível do líquido de embreagem, baixa pressão do sistema pneumático, de controle do sistema de aceleração eletrônico, ede alta temperatura do líquido de arrefecimento. 
  • Freio ABS – evita que as rodas travem durate o processo de frenagem, oferecendo maior estabilidade e dirigibilidade ao veículo em situações adversas. 
  • Central Elétrica Fuse Box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado. 
  • Posto do motorista (podest) – com conceito que facilita o encarroçamento e proporciona maior espaço interno. 
  • Duas opções de entre-eixos – 4.500 mm para carroçaria até 8.500 mm, e 4.800 mm para carroçaria até 9.100 mm. 
  • Blue Tec 5 – tecnologia Mercedes-Benz que consiste em reduzir os gases contaminados, através de uma reação química com o Arla 32, em um catalisador de redução seletiva (SCR ou “Selective Catalytic Reduction”). Além do catalisador, a combustão do motor foi otimizada, o que resulta em uma queima mais eficiente de combustível e uma emissão mais limpa.

  • Limitadores de velocidade a 60/70/80/100/110 km/h
  • Conjunto de rodas e pneus reservas para versão rodoviária
  • Top Brake (em 2014)
  • Podest avançado
  • Freio a disco (em 2016)
  • Válvula ALB (em 2014)
  • Freio a disco
  • Chave geral de emergência, corrente e combustível
  • Bateria 135 Ah / 2 x 12V
  • Dois alternadores de 80 A (preparação para Ar-condicionado) (em 2016)
  • Base compressor do ar-condicionado (em 2016)
  • Caixa automática Allison S 2.100 (em 2016)
  • Polia adicional para ar-condicionado (em 2016)
  • Alternador de 150 A (em 2016)
  • Conexão para extração de dados de telemetria (FMS) (em 2016)
  • Pneu 215/75R17,5 com perfil misto (terra/asfalto) (em 2016)

 Giro do motor 

  • RPM corte min2500
  • RPM corte: 2750
  • RPM corte máx: 2810
  • RPM M L min: 580
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 800

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 0,50
  • Altitudes acima de 350m: 0,68

 Nível de ruídos 

  • Ruído dB (A) / Rotação (1/min) – Valor medido conforme NBR 9714: Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Função desabilitada

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