ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz LPO-1113 (130cv) – Versão 1

Mercedes-Benz LPO-1113 (130cv) - Versão 1
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1970-1982
Identificador: 344055 e 344058
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

A Mercedes-Benz do Brasil S.A., há mais de um decênio, firmou-se no mercado brasileiro, como a indústria que apresenta ”a mais completa linha de veículos de transporte no país”. Dedicando igual carinho à produção de unidades para transporte de carga e para transporte de passageiros, incorpora aos seus veículos tudo o que de mais atualizado preconiza a moderna indústria automobilística mundial, aliando à técnica e mão-de-obra nacionais os subsídios acumulados em mais de 80 anos de experiência no campo veicular, oriundos de sua associada, Daimler-Benz A.G.

Ao mercado do transporte coletivo de passageiros, pedra angular no desenvolvimento das comunidades, a Mercedes-Benz oferece agora seu novo chassi LPO-1113 especial para complementação com carrocerias para serviços urbanos ou rodoviários, vindo de encontro às necessidades dos senhores empresários, graças à possibilidade de execuções as mais variadas. Dotado de novo e econômico motor OM-352, de injeção direta, com 130 cv (145 HP / SAE), o chassi LPO-1113, aproveita muitas das excelentes características que consagraram os modelos LPO-344, seus antecessores, como, por exemplo, o eixo dianteiro recuado ou a barra estabilizadora no eixo traseiro.

Assim, pois, com a preocupação de atender respeitável parcela dos serviços de transporte de passageiros, onde os veículos encarroçados representam uma solução satisfatória, em decorrência de condições peculiares de trânsito e pavimentação.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-352 Diesel
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 130cv @ 2800 rpm (SAE: 145 HP)
Torque máximo: 37 mkgf @ 2200 rpm (SAE: 41 mkgf)
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.675 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17,0:1
Sistema de arrefecimento: Por radiador, intercalado no circuito principal de refrigeração
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: DB G-32
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: ZF
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Dínamo
Tensão/capacidade: 600 Watts / 12 V
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 cv / 12 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: DB-322
Tipo: Engrenagens hipóides
Redução: urbano 7,48:1
interurbano 7,40:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20 (disco)
Pneumáticos: 9.00 x 20 reforçados
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos independentes, auxiliado a ar comprimido, sendo um para as rodas dianteiras e outro para as traseiras
Freio de Estacionamento
Tipo: Acionado por alavanca, agindo sobre as rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Acionado mecanicamente, estrangula a saída dos gases de descarga pelo coletor de escape

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 3220
Pesos
Eixo dianteiro: 4500
Eixo traseiro: 7400
Total: 11700

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 140
Óleo no cárter, máx./min.: 14
Sistema de arrefecimento: 21

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4570
(B) Comprimento máximo da carroceria: 9325
(C) Balanço dianteiro: 1970
(D) Balanço traseiro: 2700
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1900
(F) Bitola – eixo traseiro: 1768
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2302
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 18,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Urbano)
Redução do eixo traseiro: 7,48:1
Velocidade máxima (km/h): 1ª marcha: 8,4 km/h
2ª marcha: 15,8 km/h
3ª marcha: 27,3 km/h
4ª marcha: 45,3 km/h
5ª marcha: 75,1 km/h
Ensaio 2 (Interurbano)
Redução do eixo traseiro: 7,40:1
Velocidade máxima (km/h): 1ª marcha: 10,0 km/h
2ª marcha: 18,9 km/h
3ª marcha: 32,7 km/h
4ª marcha: 54,3 km/h
5ª marcha: 90,1 km/h

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