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Mercedes-Benz LPO-1113 (130cv) – Versão 2

Mercedes-Benz LPO-1113 (130cv) - Versão 2
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1970-1982
Identificador: 344055 e 344058
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

Possuindo a mais completa linha de veículos para transporte de carga e transporte coletivo de passageiros da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. aplica na fabricação de seus produtos a mais avançada tecnologia para que eles possuam elevado padrão técnico e sejam duráveis, econômicos e seguros.

Para tanto, mantém rigoroso controle de qualidade e mão-de-obra especializada. Através de sua vasta rede de concessionários e postos de serviço autorizado, presta toda assistência e fornece peças genuínas de reposição, que garantem a preservação das características originais dos veículos.

Sua linha de chassis para ônibus a serem encarroçados por fabricantes especializados oferece várias opções ao mercado consumidor.

Uma delas é o LPO-1113, que se destina aos serviços de transporte coletivo de passageiros tanto em áreas urbanas como em percursos rodoviários, graças às várias possibilidades de execução da carroçaria.

O motor diesel que o equipa, Mercedes-Benz OM-352, é econômico graças ao sistema de injeção direta que, entre outras vantagens, propicia um total aproveitamento do combustível, diminuindo sensivelmente o custo operacional. Desenvolve uma potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW).

A direção hidráulica, sensível e precisa, além de garantir segurança única, propicia também maior facilidade na condução e manobra do veículo, atenuando grandemente o esforço do motorista.

Seu quadro, de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, é perfeitamente dimensionado para suportar as mais diversas condições de trabalho.

A suspensão, com feixes de molas e amortecedores nos dois eixos, além de estabilizador na traseira, garante perfeita estabilidade para o veículo e segurança e conforto exemplar para quem nele viaja.

Três eficientes sistemas de freios o tornam realmente seguro: freio de serviço, hidráulico, de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido; freio de estacionamento, mecânico, atuando nas rodas traseiras; freio-motor, que, além de fator de segurança, também proporciona economia de combustível, lonas de freios e pneumáticos nas descidas mais longas.

É, enfim, um veículo com a qualidade Mercedes-Benz, traduzida em economia, segurança e durabilidade mais do que comprovadas.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-352
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 130cv (96 kW) @ 2800 rpm
SAE: 147 cv (108 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: DIN: 383 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm
SAE: 402 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.675 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17,0:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de lubrificação: Circulação do óleo sob pressão com intercambiador de calor
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Tipo: Fluxo de combustível por meio de bomba alimentadora e injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/36-5/8,98
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: ZF
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 150 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv) / 12 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Engrenagens hipóides
Redução: i=6,857 (48:7)
Reduções opcionais: i=5,714 (40:7)
i=6,143 (43:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20 (disco)
Pneumáticos: 9.00 x 20 PR 12
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Escada, rebitado

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Série

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 2345
Eixo traseiro: 1270
Total: 3615
Carga útil máxima com equipamentos
Total: 8085
Pesos
Eixo dianteiro: 4500
Eixo traseiro: 7400
Total: 11700

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 140
Óleo no cárter, máx./min.: 14 / 10
Sistema de arrefecimento: 21

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4570
(B) Comprimento máximo da carroceria: 9075
(C) Balanço dianteiro: 1805
(D) Balanço traseiro: 2700
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1900
(F) Bitola – eixo traseiro: 1768
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2330
(K) Vão livre dianteiro: 294
(L) Vão livre traseiro: 279
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 17,66

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 6,857
Velocidade máxima (km/h): 75,1
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36,2
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,714
Velocidade máxima (km/h): 90,1
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29,3
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 6,143
Velocidade máxima (km/h): 83,9
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 31,5

Função desabilitada

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