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Mercedes-Benz LPO-1113 (130cv) – Versão 2
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1970-1982 |
Identificador: | 344055 e 344058 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
Possuindo a mais completa linha de veículos para transporte de carga e transporte coletivo de passageiros da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. aplica na fabricação de seus produtos a mais avançada tecnologia para que eles possuam elevado padrão técnico e sejam duráveis, econômicos e seguros.
Para tanto, mantém rigoroso controle de qualidade e mão-de-obra especializada. Através de sua vasta rede de concessionários e postos de serviço autorizado, presta toda assistência e fornece peças genuínas de reposição, que garantem a preservação das características originais dos veículos.
Sua linha de chassis para ônibus a serem encarroçados por fabricantes especializados oferece várias opções ao mercado consumidor.
Uma delas é o LPO-1113, que se destina aos serviços de transporte coletivo de passageiros tanto em áreas urbanas como em percursos rodoviários, graças às várias possibilidades de execução da carroçaria.
O motor diesel que o equipa, Mercedes-Benz OM-352, é econômico graças ao sistema de injeção direta que, entre outras vantagens, propicia um total aproveitamento do combustível, diminuindo sensivelmente o custo operacional. Desenvolve uma potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW).
A direção hidráulica, sensível e precisa, além de garantir segurança única, propicia também maior facilidade na condução e manobra do veículo, atenuando grandemente o esforço do motorista.
Seu quadro, de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, é perfeitamente dimensionado para suportar as mais diversas condições de trabalho.
A suspensão, com feixes de molas e amortecedores nos dois eixos, além de estabilizador na traseira, garante perfeita estabilidade para o veículo e segurança e conforto exemplar para quem nele viaja.
Três eficientes sistemas de freios o tornam realmente seguro: freio de serviço, hidráulico, de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido; freio de estacionamento, mecânico, atuando nas rodas traseiras; freio-motor, que, além de fator de segurança, também proporciona economia de combustível, lonas de freios e pneumáticos nas descidas mais longas.
É, enfim, um veículo com a qualidade Mercedes-Benz, traduzida em economia, segurança e durabilidade mais do que comprovadas.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-352 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 130cv (96 kW) @ 2800 rpm SAE: 147 cv (108 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo: | DIN: 383 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm SAE: 402 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.675 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 17,0:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Sistema de lubrificação: | Circulação do óleo sob pressão com intercambiador de calor |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Tipo: | Fluxo de combustível por meio de bomba alimentadora e injetora |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/36-5/8,98 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Modelo: | ZF |
Tipo: | Hidráulica |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 150 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 180 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 kW (4 cv) / 12 V |
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Engrenagens hipóides |
Redução: | i=6,857 (48:7) |
Reduções opcionais: | i=5,714 (40:7) i=6,143 (43:7) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.00 x 20 (disco) |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 PR 12 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Escada, rebitado |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Série |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 2345 |
Eixo traseiro: | 1270 |
Total: | 3615 |
Carga útil máxima com equipamentos | |
Total: | 8085 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4500 |
Eixo traseiro: | 7400 |
Total: | 11700 |
Tanque de combustível: | 140 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 14 / 10 |
Sistema de arrefecimento: | 21 |
(A) Distância entre-eixos: | 4570 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 9075 |
(C) Balanço dianteiro: | 1805 |
(D) Balanço traseiro: | 2700 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1900 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1768 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2330 |
(K) Vão livre dianteiro: | 294 |
(L) Vão livre traseiro: | 279 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 17,66 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 75,1 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36,2 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,714 |
Velocidade máxima (km/h): | 90,1 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29,3 |
Ensaio 3 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 83,9 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 31,5 |