ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LPO-1113

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1970 até 1982
  • Baumúster: 344055 e 344058
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)

A Mecedes-Benz do Brasil S.A., há mais de um decênio, firmou-se no mercado brasileiro, como a indústria que apresenta "a mais completa linha de veículos de transporte no país". Dedicando igual carinho à produção de unidades para transporte de carga e para transporte de passageiros, incorpora aos seus veículos tudo o que de mais atualizado preconiza a moderna indústria automobilística mundial, aliando à técnica e mão-de-obra nacionais os subsídios acumulados em mais de 80 anos de experiência no campo veicular, oriundos de sua associada, Daimler-Benz A.G.
Ao mercado do transporte coletivo de passageiros, pedra angular no desenvolvimento das comunidades, a Mercedes-Benz oferece agora seu novo chassi LPO-1113 especial para complementação com carrocerias para serviços urbanos ou rodoviários, vindo de encontro às necessidades dos senhores empresários, graças à possibilidade de execuções as mais variadas. Dotado de novo e econômico motor OM-352, de injeção direta, com 130 cv (145 HP / SAE), o chassi LPO-1113, aproveita muitas das excelentes características que consagraram os modelos LPO-344, seus antecessores, como, por exemplo, o eixo dianteiro recuado ou a barra estabilizadora no eixo traseiro.
Assim, pois, com a preocupação de atender respeitável parceça dos serviços de transporte de passageiros, onde os veículos encarroçados representam uma solução satisfatória, em decorrência de condições peculiares de trânsito e pavimentação.

Motor

  • ModeloMercedes-Benz OM 352 Diesel
  • Sistema de trabalho4 tempos – injeção direta
  • Número e disposição dos cilindros: 6 em linha
  • Diâmetro dos cilindros: 97 mm
  • Curso dos pistões: 128 mm
  • Cilindrada total: 5.675 cm³
  • Potência: 130 cv a 2.800 rpm (145 HP / SAE)
  • Momento de força máxima (torque): 37,0 m.kgf a 2.000 rpm (41,0 mkg / SAE)
  • Relação de compressão: 17,0:1

Sistema elétrico

  • Motor de partida: 3 cv / 12 V
  • Dínamo: 600 watts / 12 V
  • Bateria: 180 amp/h – 12 V
  • Sistema elétrico: 12 V

Transmissão

  • Embreagem: monodisco seco
  • Caixa de mudanças: tipo DB G-32, com 5 marchas sincronizadas à frente e 1 à ré
  • Transmissão: por eixo cardan subdividido
  • Eixo traseiro: tipo DB-322, com engrenagens hipóides
  • Redução do eixo traseiro: urbano 7,48:1 / interurbano 7,40:1

Chassis

  • Chassi: tipo escada
  • Direção: tipo ZF – hidráulica
  • Rodas: de disco – 7.00 x 20
  • Pneumáticos dianteiros e traseiros: 9.00 x 20 reforçados
  • Lubrificação: individual por graxeiras
  • Arrefecimento do óleo lubrificante: por radiador, intercalado no circuito principal de refrigeração

Suspensão

  • Suspensão dianteira: por feixe de molas semi-elípticas, auxiliadas por amortecedores telescópicos
  • Suspensão traseira: por feixe de molas semi-elípticas, auxiliadas por barras estabilizadoras

Freios

  • Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos independentes, auxiliado a ar comprimido, sendo um para as rodas dianteiras e outro para as traseiras
  • Freio de estacionamento: acionado por alavanca, agindo sobre as rodas traseiras
  • Freio motor: acionado mecanicamnte, estrangula a saída dos gases de descarga pelo coletor de escape

Pesos

  • Peso do chassi: 3220
  • Peso admissível no eixo dianteiro: 4500
  • Peso admissível no eixo traseiro: 7400
  • Peso total admissível: 11700

Desempenho

 Velocidades – redução do eixo traseiro 7,48:1 (urbano) 

  • 1ª marcha: 8,4 km/h
  •  marcha: 15,8 km/h
  •  marcha27,3 km/h
  •  marcha: 45,3 km/h
  •  marcha: 75,1 km/h

 Velocidades – redução do eixo traseiro 7,40:1 (interurbano) 

  • 1ª marcha: 10,0 km/h
  •  marcha: 18,9 km/h
  •  marcha32,7 km/h
  •  marcha: 54,3 km/h
  •  marcha: 90,1 km/h

Volumes de abastecimento

  • Capacidade do tanque de combustível140
  • Capacidade do sistema de refrigeração: 21,0
  • Quantidade de óleo no cárter: 14

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 4570
  • (B) Comprimento total do chassi: 9325
  • (C) Balanço dianteiro: 1970
  • (D) Balanço traseiro: 2700
  • (E) Bitola dianteira: 1900
  • (F) Bitola traseira: 1768
  • (H) Largura máxima: 2302
  • (M) Diâmetro mínimo do círculo de viragem (em m): 18,5

Função desabilitada

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