ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e rodoviário
- Fabricação: De 1970 até 1982
- Baumúster: 344055 e 344058
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)
Possuindo a mais completa linha de veículos para transporte de carga e transporte coletivo de passageiros da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. aplica na fabricação de seus produtos a mais avançada tecnologia para que eles possuam elevado padrão técnico e sejam duráveis, econômicos e seguros.
Para tanto, mantém rigoroso controle de qualidade e mão-de-obra especializada. Através de sua vasta rede de concessionários e postos de serviço autorizado, presta toda assistência e fornece peças genuínas de reposição, que garantem a preservação das características originais dos veículos.
Sua linha de chassis para ônibus a serem encarroçados por fabricantes especializados oferece várias opções ao mercado consumidor.
Uma delas é o LPO-1113, que se destina aos serviços de transporte coletivo de passageiros tanto em áreas urbanas como em percursos rodoviários, graças às várias possibilidades de execução da carroçaria.
O motor diesel que o equipa, Mercedes-Benz OM-352, é econômico graças ao sistema de injeção direta que, entre outras vantagens, propicia um total aproveitamento do combustível, diminuindo sensivelmente o custo operacional. Desenvolve uma potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW).
A direção hidráulica, sensível e precisa, além de garantir segurança única, propicia também maior facilidade na condução e manobra do veículo, atenuando grandemente o esforço do motorista.
Seu quadro, de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, é perfeitamente dimensionado para suportar as mais diversas condições de trabalho.
A suspensão, com feixes de molas e amortecedores nos dois eixos, além de estabilizador na traseira, garante perfeita estabilidade para o veículo e segurança e conforto exemplar para quem nele viaja.
Três eficientes sistemas de freios o tornam realmente seguro: freio de serviço, hidráulico, de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido; freio de estacionamento, mecânico, atuando nas rodas traseiras; freio-motor, que, além de fator de segurança, também proporciona economia de combustível, lonas de freios e pneumáticos nas descidas mais longas.
É, enfim, um veículo com a qualidade Mercedes-Benz, traduzida em economia, segurança e durabilidade mais do que comprovadas.
- Modelo: Mercedes-Benz OM 352
- Sistema de trabalho: 4 tempos diesel, injeção direta MB
- Número de cilindros: 6, em linha
- Diâmetro do cilindro: 97 mm
- Curso do êmbolo: 128 mm
- Cilindrada total: 5.675 cm³
- Relação de compressão: 17:1
- Potência – DIN: 130 cv / 96 kW
- Potência – SAE: 147 cv / 108 kW
- Rotações (rpm-1/min): 2800
- Momento de força máximo – DIN: 37 m.kgf / 383 mN
- Momento de força máximo – SAE: 41 m.kgf / 402 mN
- Rotações (rpm-1/min): 2000
- Sistema de lubrificação: circulação do óleo sob pressão com intercambiador de calor
- Arrefecimento: por água, com termostato
- Sistema de alimentação: fluxo de combustível por meio de bomba alimentadora e injetora
- Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4
- Alternador: Bosch, 14 V / 55 A
- Motor de partida: 4 cv / 3 kW – 12 V
- Bateria: 1x 180 Ah – 12 V
- Embreagem: monodisco seco
- Caixa de mudanças: MB G-3/36-5/8,98 com 5 marchas sincronizadas
- Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
- Redução do eixo traseiro: i=6,857 (48:7)
- Redução do eixo traseiro sob encomenda: i=5,714 (40:7), i=6,143 (43:7)
- Quadro: tipo escada, rebitado
- Direção: ZF, hidráulica
- Rodas: de disco de aço
- Pneumáticos/aros: 9.00-20 PR 12 / 7.0-20
- Suspensão dianteira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
- Suspensão traseira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
- Estabilizador: na traseira
- Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
- Freio de estacionamento: mecânico, ação nas rodas traseiras
- Freio adicional: freio motor
Peso em vazio (DIN 70020)
- Eixo dianteiro: 2345
- Eixo traseiro: 1270
- Total: 3615
- Carga útil e carroçaria: 8085
Peso bruto
- Eixo dianteiro: 4500
- Eixo traseiro: 7400
- Total: 11700
6,857
- Velocidade máxima – 5ª marcha: 75,1 km/h
- Capacidade de subida – 1ª marcha: 36,2 %
5,714
- Velocidade máxima – 5ª marcha: 90,1 km/h
- Capacidade de subida – 1ª marcha: 29,3 %
6,143
- Velocidade máxima – 5ª marcha: 83,9 km/h
- Capacidade de subida – 1ª marcha: 31,5 %
- Tanque de combustível: 210
- Carter do motor (máx./min.): 14 / 10
- Sistema de arrefecimento: 21
- (A) Distância entre-eixos: 4570
- (B) Comprimento total: 9075
- (C) Balanço dianteiro: 1805
- (D) Balanço traseiro: 2700
- (E) Bitola dianteira: 1900
- (F) Bitola traseira: 1768
- (H) Largura: 2330
- (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 294
- (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 279
- (M) Círculo de viragem do veículo (Ø): 17,66