ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz LPO-1113

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1970 até 1982
  • Baumúster: 344055 e 344058
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)

Possuindo a mais completa linha de veículos para transporte de carga e transporte coletivo de passageiros da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil S.A. aplica na fabricação de seus produtos a mais avançada tecnologia para que eles possuam elevado padrão técnico e sejam duráveis, econômicos e seguros.
Para tanto, mantém rigoroso controle de qualidade e mão-de-obra especializada. Através de sua vasta rede de concessionários e postos de serviço autorizado, presta toda assistência e fornece peças genuínas de reposição, que garantem a preservação das características originais dos veículos.
Sua linha de chassis para ônibus a serem encarroçados por fabricantes especializados oferece várias opções ao mercado consumidor.
Uma delas é o LPO-1113, que se destina aos serviços de transporte coletivo de passageiros tanto em áreas urbanas como em percursos rodoviários, graças às várias possibilidades de execução da carroçaria.
O motor diesel que o equipa, Mercedes-Benz OM-352, é econômico graças ao sistema de injeção direta que, entre outras vantagens, propicia um total aproveitamento do combustível, diminuindo sensivelmente o custo operacional. Desenvolve uma potência líquida (DIN) de 130 cv (96 kW), ou potência bruta (SAE) de 147 cv (108 kW).
A direção hidráulica, sensível e precisa, além de garantir segurança única, propicia também maior facilidade na condução e manobra do veículo, atenuando grandemente o esforço do motorista.
Seu quadro, de fortes longarinas unidas por travessas rebitadas, é perfeitamente dimensionado para suportar as mais diversas condições de trabalho.
A suspensão, com feixes de molas e amortecedores nos dois eixos, além de estabilizador na traseira, garante perfeita estabilidade para o veículo e segurança e conforto exemplar para quem nele viaja.
Três eficientes sistemas de freios o tornam realmente seguro: freio de serviço, hidráulico, de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido; freio de estacionamento, mecânico, atuando nas rodas traseiras; freio-motor, que, além de fator de segurança, também proporciona economia de combustível, lonas de freios e pneumáticos nas descidas mais longas.
É, enfim, um veículo com a qualidade Mercedes-Benz, traduzida em economia, segurança e durabilidade mais do que comprovadas.

Motor

  • ModeloMercedes-Benz OM 352
  • Sistema de trabalho4 tempos diesel, injeção direta MB
  • Número de cilindros: 6, em linha
  • Diâmetro do cilindro: 97 mm
  • Curso do êmbolo: 128 mm
  • Cilindrada total: 5.675 cm³
  • Relação de compressão: 17:1
  • Potência – DIN: 130 cv / 96 kW
  • Potência – SAE: 147 cv / 108 kW
  • Rotações (rpm-1/min): 2800
  • Momento de força máximo – DIN: 37 m.kgf / 383 mN
  • Momento de força máximo – SAE: 41 m.kgf / 402 mN
  • Rotações (rpm-1/min): 2000
  • Sistema de lubrificação: circulação do óleo sob pressão com intercambiador de calor
  • Arrefecimento: por água, com termostato
  • Sistema de alimentação: fluxo de combustível por meio de bomba alimentadora e injetora
  • Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4

Sistema elétrico

  • Alternador: Bosch, 14 V / 55 A
  • Motor de partida: 4 cv / 3 kW – 12 V
  • Bateria: 1x 180 Ah – 12 V

Transmissão

  • Embreagem: monodisco seco
  • Caixa de mudanças: MB G-3/36-5/8,98 com 5 marchas sincronizadas
  • Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
  • Redução do eixo traseiro: i=6,857 (48:7)
  • Redução do eixo traseiro sob encomenda: i=5,714 (40:7), i=6,143 (43:7)

Chassis

  • Quadro: tipo escada, rebitado
  • Direção: ZF, hidráulica

Rodas e Pneus

  • Rodas: de disco de aço
  • Pneumáticos/aros: 9.00-20 PR 12 / 7.0-20

Suspensão

  • Suspensão dianteira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Suspensão traseira: feixes de molas e amortecedores telescópicos
  • Estabilizador: na traseira

Freios

  • Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
  • Freio de estacionamento: mecânico, ação nas rodas traseiras
  • Freio adicional: freio motor

Pesos

 Peso em vazio (DIN 70020) 

  • Eixo dianteiro: 2345
  • Eixo traseiro: 1270
  • Total: 3615
  • Carga útil e carroçaria: 8085

 Peso bruto 

  • Eixo dianteiro: 4500
  • Eixo traseiro: 7400
  • Total: 11700

Desempenho

 6,857 

  • Velocidade máxima – 5ª marcha: 75,1 km/h
  • Capacidade de subida – 1ª marcha: 36,2 %

 5,714 

  • Velocidade máxima – 5ª marcha: 90,1 km/h
  • Capacidade de subida – 1ª marcha: 29,3 %

 6,143 

  • Velocidade máxima – 5ª marcha: 83,9 km/h
  • Capacidade de subida – 1ª marcha: 31,5 %

Volumes de abastecimento

  • Tanque de combustível210
  • Carter do motor (máx./min.): 14 / 10
  • Sistema de arrefecimento: 21

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 4570
  • (B) Comprimento total: 9075
  • (C) Balanço dianteiro: 1805
  • (D) Balanço traseiro: 2700
  • (E) Bitola dianteira: 1900
  • (F) Bitola traseira: 1768
  • (H) Largura: 2330
  • (K) Vão livre ao solo – eixo dianteiro: 294
  • (L) Vão livre ao solo – eixo traseiro: 279
  • (M) Círculo de viragem do veículo (Ø): 17,66

Função desabilitada

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