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Mercedes-Benz LPO-321 (110cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1963-1969 |
Identificador: | 321050 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Código MP-365 / Sem data mencionada) |
A crescente demanda do transporte coletivo no país e o enorme sucesso alcançado pelo chassis LP-321/4,83 no mercado brasileiro, impuseram à Mercedes-Benz do Brasil S/A, o desenvolvimento de novo tipo de chassis LPO 321/4,57, próprio para o transporte de passageiros. Apresenta: eixo dianteiro recuado, permitindo melhor balanceamento e a localização da porta dianteira a frente do eixo; eixo dianteiro e traseiro reforçados (maior capacidade de carga); chassis mais longo, beneficiando a montagem da carroceria e a distribuição dos bancos; menor distância entre eixos e decorrente redução do diâmetro do círculo de viragem, suspensão redesenhada e acrescida de barra estabilizadora no eixo traseiro. E demais características de elevada rentabilidade, segurança, durabilidade e ampla facilidade de manutenção, que atendem às gerais necessidades dos empresários e justificam a tradição de qualidade ostentada pelos produtos Mercedes-Benz, em todo o mundo.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-321 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima[1]: | DIN: 110cv @ 3000 rpm SAE: 120 HP @ 3000 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.100 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 95 |
Curso do pistão (mm): | 120 |
Relação de compressão: | 20,5:1 |
Sistema de lubrificação: | Por intercambiador de calorias |
OBS [1]: Da potência total mencionada em HP não foram deduzidas aquelas consumidas na operação dos agregados auxiliares. Na potência total declarada em CV, tais deduções já foram consideradas.
Modelo: | DB |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Modelo: | DB – esferas circulantes |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Dínamo | |
Tensão/capacidade: | 600 Watts / 12 V |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 180 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 4 HP / 24 V |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | DB-322 |
Redução: | urbano 6,857:1 interurbano 5,714:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Telescópicos |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.00 x 20 (disco) |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 reforçados |
Rodado traseiro: | Duplo |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico, auxiliado a ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, sobre as rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Mecânico |
Largura das guarnições das sapatas (mm) | |
Rodas dianteiras: | 80 / 120 |
Rodas traseiras: | 100 / 120 |
Largura interna dos tambores de freio (mm) | |
Rodas dianteiras: | 90 / 130 |
Rodas traseiras: | 115 / 130 |
Diâmetro interno dos tambores de freio, rodas dianteiras e traseiras (mm) | |
Normal: | 408,0 ± 0,1 |
Reparo I: | 410,0 ± 0,1 |
Reparo II: | 412,0 ± 0,1 |
Diâmetro das sapatas de freio com guarnições montadas (mm) | |
Normal: | 407,6 – 0,4 |
Reparo I: | 409,6 – 0,4 |
Reparo II: | 411,6 – 0,4 |
Espessura das guarnições das sapatas de freio (mm) | |
Normal: | 10,4 – 0,3 |
Reparo I: | 11,3 + 0,3 |
Reparo II: | 12,3 + 0,3 |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 3142 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4000 |
Eixo traseiro: | 7400 |
Total: | 11300 |
Tanque de combustível: | 140 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9 / 7 |
Sistema de arrefecimento: | 20,5 |
(A) Distância entre-eixos: | 4570 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 9240 |
(C) Balanço dianteiro: | 1970 |
(D) Balanço traseiro: | 2700 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1936 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1740 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2302 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 17,4 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 6,857:1 (Normal) |
Velocidade máxima (km/h): | 1ª velocidade: 9,0 km/h 2ª velocidade: 16,8 km/h 3ª velocidade: 28,0 km/h 4ª velocidade: 48,0 km/h 5ª velocidade: 81,5 km/h |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,714:1 (Sobremarcha) |
Velocidade máxima (km/h): | 1ª velocidade: 10,8 km/h 2ª velocidade: 20,5 km/h 3ª velocidade: 33,5 km/h 4ª velocidade: 58,5 km/h 5ª velocidade: 95,0 km/h |
Motor Mercedes-Benz Diesel OM 321 de 6 cilindros em linha e potência de 120 HP a 3.000 rpm. Sua construção simples alia grande robustez, facilidade de manutenção e reposição, que garantem ao veículo alto rendimento e máxima economia operacional. O sistema de arrefecimento de alta eficiência, dispõe de bomba centrífuga, termostato e potente ventilador de seis pás. A embreagem é do tipo monodisco seco de ação suave e progressiva. A caixa de câmbio tipo DB com cinco marchas sincronizadas à frente e uma à ré, permite ao veículo vencer com facilidade as mais severas condições de tráfego. A utilização de marchas sincronizadas facilita a ação do motorista, a condução do veículo oferece maior segurança e durabilidade às engrenagens.
Intercambiador de calorias, exclusivo dos motores MB, mantém constante a temperatura do óleo lubrificante e sua viscosidade original.
O conjunto hipoidal – coroa e pinhão – do eixo traseiro DB 322, assegura eficiente e silenciosa transmissão da força.
Direção tipo DB-esferas circulantes, com ajuste automático de folga, confere manejo seguro e preciso, e excepcional facilidade de manobras.
Na versão urbana, o LPO 321/4,57 possibilita várias disposições de bancos e capacidade de passageiros, uma vez observadas as cargas máximas admissíveis por eixo.