ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz LPO-321 (110cv)

Mercedes-Benz LPO-321 (110cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1963-1969
Identificador: 321050
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Código MP-365 / Sem data mencionada)

A crescente demanda do transporte coletivo no país e o enorme sucesso alcançado pelo chassis LP-321/4,83 no mercado brasileiro, impuseram à Mercedes-Benz do Brasil S/A, o desenvolvimento de novo tipo de chassis LPO 321/4,57, próprio para o transporte de passageiros. Apresenta: eixo dianteiro recuado, permitindo melhor balanceamento e a localização da porta dianteira a frente do eixo; eixo dianteiro e traseiro reforçados (maior capacidade de carga); chassis mais longo, beneficiando a montagem da carroceria e a distribuição dos bancos; menor distância entre eixos e decorrente redução do diâmetro do círculo de viragem, suspensão redesenhada e acrescida de barra estabilizadora no eixo traseiro. E demais características de elevada rentabilidade, segurança, durabilidade e ampla facilidade de manutenção, que atendem às gerais necessidades dos empresários e justificam a tradição de qualidade ostentada pelos produtos Mercedes-Benz, em todo o mundo.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-321
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima[1]: DIN: 110cv @ 3000 rpm
SAE: 120 HP @ 3000 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.100 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 95
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 20,5:1
Sistema de lubrificação: Por intercambiador de calorias

OBS [1]: Da potência total mencionada em HP não foram deduzidas aquelas consumidas na operação dos agregados auxiliares. Na potência total declarada em CV, tais deduções já foram consideradas.

Transmissão
Modelo: DB
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: DB – esferas circulantes
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Dínamo
Tensão/capacidade: 600 Watts / 12 V
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 4 HP / 24 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: DB-322
Redução: urbano 6,857:1
interurbano 5,714:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.00 x 20 (disco)
Pneumáticos: 9.00 x 20 reforçados
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico, auxiliado a ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, sobre as rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Mecânico
Largura das guarnições das sapatas (mm)
Rodas dianteiras: 80 / 120
Rodas traseiras: 100 / 120
Largura interna dos tambores de freio (mm)
Rodas dianteiras: 90 / 130
Rodas traseiras: 115 / 130
Diâmetro interno dos tambores de freio, rodas dianteiras e traseiras (mm)
Normal: 408,0 ± 0,1
Reparo I: 410,0 ± 0,1
Reparo II: 412,0 ± 0,1
Diâmetro das sapatas de freio com guarnições montadas (mm)
Normal: 407,6 – 0,4
Reparo I: 409,6 – 0,4
Reparo II: 411,6 – 0,4
Espessura das guarnições das sapatas de freio (mm)
Normal: 10,4 – 0,3
Reparo I: 11,3 + 0,3
Reparo II: 12,3 + 0,3

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 3142
Pesos
Eixo dianteiro: 4000
Eixo traseiro: 7400
Total: 11300

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 140
Óleo no cárter, máx./min.: 9 / 7
Sistema de arrefecimento: 20,5

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4570
(B) Comprimento máximo da carroceria: 9240
(C) Balanço dianteiro: 1970
(D) Balanço traseiro: 2700
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1936
(F) Bitola – eixo traseiro: 1740
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2302
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 17,4

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 6,857:1 (Normal)
Velocidade máxima (km/h): 1ª velocidade: 9,0 km/h
2ª velocidade: 16,8 km/h
3ª velocidade: 28,0 km/h
4ª velocidade: 48,0 km/h
5ª velocidade: 81,5 km/h
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,714:1 (Sobremarcha)
Velocidade máxima (km/h): 1ª velocidade: 10,8 km/h
2ª velocidade: 20,5 km/h
3ª velocidade: 33,5 km/h
4ª velocidade: 58,5 km/h
5ª velocidade: 95,0 km/h

Principais Características

Motor Mercedes-Benz Diesel OM 321 de 6 cilindros em linha e potência de 120 HP a 3.000 rpm. Sua construção simples alia grande robustez, facilidade de manutenção e reposição, que garantem ao veículo alto rendimento e máxima economia operacional. O sistema de arrefecimento de alta eficiência, dispõe de bomba centrífuga, termostato e potente ventilador de seis pás. A embreagem é do tipo monodisco seco de ação suave e progressiva. A caixa de câmbio tipo DB com cinco marchas sincronizadas à frente e uma à ré, permite ao veículo vencer com facilidade as mais severas condições de tráfego. A utilização de marchas sincronizadas facilita a ação do motorista, a condução do veículo oferece maior segurança e durabilidade às engrenagens.

Intercambiador de calorias, exclusivo dos motores MB, mantém constante a temperatura do óleo lubrificante e sua viscosidade original.

O conjunto hipoidal – coroa e pinhão – do eixo traseiro DB 322, assegura eficiente e silenciosa transmissão da força.

Direção tipo DB-esferas circulantes, com ajuste automático de folga, confere manejo seguro e preciso, e excepcional facilidade de manobras.

Na versão urbana, o LPO 321/4,57 possibilita várias disposições de bancos e capacidade de passageiros, uma vez observadas as cargas máximas admissíveis por eixo.

Função desabilitada

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