ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1967 até 1969
  • Baumúster: 321050
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Código MP-365)

A crescente demanda do transporte coletivo no país e o enorme sucesso alcançado pelo chassis LP-321/4,83 no mercado brasileiro, impuseram à Mercedes-Benz do Brasil S/A, o desenvolvimento de novo tipo de chassis LPO 321/4,57, próprio para o transporte de passageiros. Apresenta: eixo dianteiro recuado, permitindo melhor balanceamento e a localização da porta dianteira a frente do eixo; eixo dianteiro e traseiro reforçados (maior capacidade de carga); chassis mais longo, beneficiando a montagem da carroceria e a distribuição dos bancos; menor distância entre eixos e decorrente redução do diâmetro do círculo de viragem, suspensão redesenhada e acrescida de barra estabilizadora no eixo traseiro. E demais características de elevada rentabilidade, segurança, durabilidade e ampla facilidade de manutenção, que atendem às gerais necessidades dos empresários e justificam a tradição de qualidade ostentada pelos produtos Mercedes-Benz, em todo o mundo.

Motor

  • ModeloOM 321 Diesel
  • Número de cilindros: 6 em linha
  • Diâmetro do cilindro: 95 mm
  • Curso: 120 mm
  • Cilindrada total: 5.100 cm³
  • Potência (SAE)120 HP/ 3.000 rpm
  • Potência (DIN)110 cv / 3.000 rpm
  • Relação de compressão: 20,5:1

Da potência total mencionada em HP não foram deduzidas aquelas consumidas na operação dos agregados auxiliares. Na potência total declarada em CV, tais deduções já foram consideradas.

Sistema elétrico

  • Motor de partida: 4 HP / 24 volts
  • Dínamo: 600 Watts / 12 volts
  • Bateria: 180 Amp/h / 12 volts
  • Voltagem do equipamento elétrico: 12 volts

Transmissão

  • Embreagem: monodisco seco
  • Caixa de câmbio: tipo DB com 5 marchas sincronizadas à frente e 1 à ré
  • Transmissão: por eixo cardan subdividido
  • Eixo traseiro: tipo DB 322
  • Desmultiplicação do eixo traseiro: urbano 6,857:1 / interurbano 5,714:1

Chassis

  • Direção: Tipo DB – esferas circulantes
  • Rodas: de disco – 7.0 x 20
  • Pneus: 9.00 x 20 reforçados
  • Arrefecimento de óleo lubrificante: por intercambiador de calorias
  • Lubrificação: individual por graxeiras

Suspensão

  • Suspensão dianteira: por feixe de molas semi-elípticas auxiliadas por amortecedores telescópicos
  • Suspensão traseira: por feixe de molas semi-elípticas auxiliadas por amortecedores telescópicos
  • Barra estabilizadora: no eixo traseiro

Freios

  • Freio de serviço: hidráulico, auxiliado a ar comprimido
  • Freio de estacionamento: mecânico, sobre as rodas traseiras
  • Freio-motor: mecânico

Pesos

  • Peso do chassis: 3142
  • Peso admissível no eixo dianteiro: 4000
  • Peso admissível no eixo traseiro: 7400
  • Peso total admissível: 11300

Desempenho

 Desmultiplicação do eixo traseiro 6,857:1 (Normal) 

  • 1ª velocidade: 9,0 km/h
  •  velocidade16,8 km/h
  •  velocidade28,0 km/h
  •  velocidade48,0 km/h
  •  velocidade81,5 km/h

 Desmultiplicação do eixo traseiro 5,714:1 (Sobremarcha) 

  • 1ª velocidade: 10,8 km/h
  •  velocidade20,5 km/h
  •  velocidade33,5 km/h
  •  velocidade58,5 km/h
  •  velocidade95,0 km/h

Volumes de abastecimento

  • Capacidade do tanque de combustível140
  • Capacidade do sistema de refrigeração: 20,5
  • Quantidade de óleo no cárter, máx./min.: 9 / 7

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 4570
  • (B) Comprimento total do chassis: 9240
  • (C) Balanço dianteiro: 1970
  • (D) Balanço traseiro: 2700
  • (E) Bitola dianteira: 1936
  • (F) Bitola traseira: 1740
  • (H) Largura do veículo: 2302
  • (M) Diâmetro mínimo do círculo de viragem: 17,4 mts

Dimensões

  • Motor Mercedes-Benz Diesel OM 321 de 6 cilindros em linha e potência de 120 HP a 3.000 rpm. Sua construção simples alia grande robustez, facilidade de manutenção e reposição, que garantem ao veículo alto rendimento e máxima economia operacional. O sistema de arrefecimento de alta eficiência, dispõe de bomba centrífuga, termostato e potente ventilador de seis pás. A embreagem é do tipo monodisco seco de ação suave e progressiva. A caixa de câmbio tipo DB com cinco marchas sincronizadas à frente e uma à ré, permite ao veículo vencer com facilidade as mais severas condições de tráfego. A utilização de marchas sincronizadas facilita a ação do motorista, a condução do veículo oferece maior segurança e durabilidade às engrenagens.
  • Intercambiador de calorias, exclusivo dos motores MB, mantém constante a temperatura do óleo lubrificante e sua viscosidade original.
  • O conjunto hipoidal – coroa e pinhão – do eixo traseiro DB 322, assegura eficiente e silenciosa transmissão da força.
  • Direção tipo DB-esferas circulantes, com ajuste automático de folga, confere manejo seguro e preciso, e excepcional facilidade de manobras.
  • Na versão urbana, o LPO 321/4,57 possibilita várias disposições de bancos e capacidade de passageiros, uma vez observadas as cargas máximas admissíveis por eixo.

Função desabilitada

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