ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus urbano e rodoviário
- Fabricação: De 1967 até 1969
- Baumúster: 321050
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Código MP-365)
A crescente demanda do transporte coletivo no país e o enorme sucesso alcançado pelo chassis LP-321/4,83 no mercado brasileiro, impuseram à Mercedes-Benz do Brasil S/A, o desenvolvimento de novo tipo de chassis LPO 321/4,57, próprio para o transporte de passageiros. Apresenta: eixo dianteiro recuado, permitindo melhor balanceamento e a localização da porta dianteira a frente do eixo; eixo dianteiro e traseiro reforçados (maior capacidade de carga); chassis mais longo, beneficiando a montagem da carroceria e a distribuição dos bancos; menor distância entre eixos e decorrente redução do diâmetro do círculo de viragem, suspensão redesenhada e acrescida de barra estabilizadora no eixo traseiro. E demais características de elevada rentabilidade, segurança, durabilidade e ampla facilidade de manutenção, que atendem às gerais necessidades dos empresários e justificam a tradição de qualidade ostentada pelos produtos Mercedes-Benz, em todo o mundo.
- Modelo: OM 321 Diesel
- Número de cilindros: 6 em linha
- Diâmetro do cilindro: 95 mm
- Curso: 120 mm
- Cilindrada total: 5.100 cm³
- Potência (SAE): 120 HP/ 3.000 rpm
- Potência (DIN): 110 cv / 3.000 rpm
- Relação de compressão: 20,5:1
Da potência total mencionada em HP não foram deduzidas aquelas consumidas na operação dos agregados auxiliares. Na potência total declarada em CV, tais deduções já foram consideradas.
- Motor de partida: 4 HP / 24 volts
- Dínamo: 600 Watts / 12 volts
- Bateria: 180 Amp/h / 12 volts
- Voltagem do equipamento elétrico: 12 volts
- Embreagem: monodisco seco
- Caixa de câmbio: tipo DB com 5 marchas sincronizadas à frente e 1 à ré
- Transmissão: por eixo cardan subdividido
- Eixo traseiro: tipo DB 322
- Desmultiplicação do eixo traseiro: urbano 6,857:1 / interurbano 5,714:1
- Direção: Tipo DB – esferas circulantes
- Rodas: de disco – 7.0 x 20
- Pneus: 9.00 x 20 reforçados
- Arrefecimento de óleo lubrificante: por intercambiador de calorias
- Lubrificação: individual por graxeiras
- Suspensão dianteira: por feixe de molas semi-elípticas auxiliadas por amortecedores telescópicos
- Suspensão traseira: por feixe de molas semi-elípticas auxiliadas por amortecedores telescópicos
- Barra estabilizadora: no eixo traseiro
- Freio de serviço: hidráulico, auxiliado a ar comprimido
- Freio de estacionamento: mecânico, sobre as rodas traseiras
- Freio-motor: mecânico
- Peso do chassis: 3142
- Peso admissível no eixo dianteiro: 4000
- Peso admissível no eixo traseiro: 7400
- Peso total admissível: 11300
Desmultiplicação do eixo traseiro 6,857:1 (Normal)
- 1ª velocidade: 9,0 km/h
- 2ª velocidade: 16,8 km/h
- 3ª velocidade: 28,0 km/h
- 4ª velocidade: 48,0 km/h
- 5ª velocidade: 81,5 km/h
Desmultiplicação do eixo traseiro 5,714:1 (Sobremarcha)
- 1ª velocidade: 10,8 km/h
- 2ª velocidade: 20,5 km/h
- 3ª velocidade: 33,5 km/h
- 4ª velocidade: 58,5 km/h
- 5ª velocidade: 95,0 km/h
- Capacidade do tanque de combustível: 140
- Capacidade do sistema de refrigeração: 20,5
- Quantidade de óleo no cárter, máx./min.: 9 / 7
- (A) Distância entre-eixos: 4570
- (B) Comprimento total do chassis: 9240
- (C) Balanço dianteiro: 1970
- (D) Balanço traseiro: 2700
- (E) Bitola dianteira: 1936
- (F) Bitola traseira: 1740
- (H) Largura do veículo: 2302
- (M) Diâmetro mínimo do círculo de viragem: 17,4 mts
- Motor Mercedes-Benz Diesel OM 321 de 6 cilindros em linha e potência de 120 HP a 3.000 rpm. Sua construção simples alia grande robustez, facilidade de manutenção e reposição, que garantem ao veículo alto rendimento e máxima economia operacional. O sistema de arrefecimento de alta eficiência, dispõe de bomba centrífuga, termostato e potente ventilador de seis pás. A embreagem é do tipo monodisco seco de ação suave e progressiva. A caixa de câmbio tipo DB com cinco marchas sincronizadas à frente e uma à ré, permite ao veículo vencer com facilidade as mais severas condições de tráfego. A utilização de marchas sincronizadas facilita a ação do motorista, a condução do veículo oferece maior segurança e durabilidade às engrenagens.
- Intercambiador de calorias, exclusivo dos motores MB, mantém constante a temperatura do óleo lubrificante e sua viscosidade original.
- O conjunto hipoidal – coroa e pinhão – do eixo traseiro DB 322, assegura eficiente e silenciosa transmissão da força.
- Direção tipo DB-esferas circulantes, com ajuste automático de folga, confere manejo seguro e preciso, e excepcional facilidade de manobras.
- Na versão urbana, o LPO 321/4,57 possibilita várias disposições de bancos e capacidade de passageiros, uma vez observadas as cargas máximas admissíveis por eixo.