ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz LPO-331 (180cv)

Mercedes-Benz LPO-331 (180cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1961-1966
Identificador: 331371 e 331373
Localização do motor: Dianteira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

Próprio para a montagem de carrocerias de longo percurso, o chassi Mercedes-Benz LPO-331 surge no mercado para atender às exigências do transporte, resultantes da melhoria e do desenvolvimento na rede rodoviária nacional. Alia à consagrada qualidade, as vantagens da economia, da rentabilidade e do baixo custo de operação. Seus componentes: motor Diesel de 200 HP a 2.200 rpm; compressor de ar de 2 cilindros; chassis tipo escada, de grande resistência e reduzido peso morto; barra estabilizadora; molas dianteiras e traseiras mais longas; comandos frontais e banco do motorista com encosto anatômico, representam segurança e conforto. De manejo fácil, grande capacidade operacional e ampla facilidade de manutenção, o LPO-331 é o chassis pesado ideal para o transporte coletivo.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-326
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima[1]: DIN: 180cv @ 2200 rpm
SAE: 200 HP @ 2200 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 10.810 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 140
Relação de compressão: 20,5:1

OBS [1]: Da potência total mencionada em HP não foram deduzidas aquelas consumidas na operação dos agregados auxiliares. Na potência total declarada em CV, tais deduções já foram consideradas.

Transmissão
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: “Gemmer” – tipo rosca sem fim
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Dínamo
Tensão/capacidade: 300 Watts / 12 V
Motor de partida
Potência/tensão: 6 HP / 24 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Redução: normal 4,92:1
sobremarcha 5,75:1

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Feixe de molas semielípticas
Amortecedores: Hidráulicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixe de molas semielípticase contra-feixe auxiliar de ação progressiva
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.0 x 20 (disco)
Pneumáticos: 11.00 x 20 HD
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Lubrificação: Individual por graxeiras

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido, agindo sobre as 4 rodas
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, sobre as rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: A ar comprimido

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Total: 5000
Pesos
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
Óleo no cárter, máx./min.: 12 / 9
Sistema de arrefecimento: 40

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6028
(B) Comprimento máximo da carroceria: 10375
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1900
(F) Bitola – eixo traseiro: 1765
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 22

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: 4,92:1 (Normal)
Velocidade máxima (km/h): 1ª velocidade: 9,1 km/h
2ª velocidade: 15,7 km/h
3ª velocidade: 18,2 km/h
4ª velocidade: 35,5 km/h
5ª velocidade: 54,0 km/h
6ª velocidade: 88,0 km/h
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: 5,75:1 (Sobremarcha)
Velocidade máxima (km/h): 1ª velocidade: 11,4 km/h
2ª velocidade: 19,23 km/h
3ª velocidade: 30,8 km/h
4ª velocidade: 48,2 km/h
5ª velocidade: 74,8 km/h
6ª velocidade: 105,0 km/h

Principais Características

O motor Mercedes-Benz OM 326 Diesel de 6 cilindros em linha, apresenta-se agora com a potência de 200 HP a 2.200 rpm. Compressor de ar de 2 cilindros, arrefecido a água, permite maior volume de ar ao sistema de freios e ao acionamento das portas. O prático acesso aos cabeçotes individuais, aliado à simplicidade de funcionamento do motor, facilitam a manutenção. A embreagem é do tipo monodisco seco de ação suave e progressiva. Caixa de câmbio especial de 6 marchas à frente e uma a ré, conta com redução normal para o tráfego urbano e execução com sobremarcha (Overdrive), para as versões interurbanas. Assegura superior média de velocidade, maior número de viagens e a consequente elevação da rentabilidade do transporte.

Intercambiador de calorias: o intercambiador de calorias, exclusivo dos motores Mercedes-Benz, assegura a temperatura ideal do óleo lubrificante, mantendo sua viscosidade original.

Freio motor: acionado a ar comprimido por um comando no assoalho da cabine, o freio-motor do LPO-331 garante maior segurança de frenagem e poupa o sistema normal dos freios.

Direção hidráulica: a introdução da direção hidráulica vem proporcionar ao motorista manejo mais eficiente e confortável. De grande sensibilidade, amortece as trepidações oriundas das irregularidades do solo.

O LPO 331 em sua versão interurbana permite a acomodação de 40 passageiros sentados, podendo também comportar outras disposições de lugares de acordo com sua utilização.

Função desabilitada

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