Página Inicial > Dados de chassis > Mercedes-Benz do Brasil Ltda > Mercedes-Benz LPO-331 (180cv)
Mercedes-Benz LPO-331 (180cv)

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1961-1966 |
Identificador: | 331371 e 331373 |
Localização do motor: | Dianteira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada) |
Próprio para a montagem de carrocerias de longo percurso, o chassi Mercedes-Benz LPO-331 surge no mercado para atender às exigências do transporte, resultantes da melhoria e do desenvolvimento na rede rodoviária nacional. Alia à consagrada qualidade, as vantagens da economia, da rentabilidade e do baixo custo de operação. Seus componentes: motor Diesel de 200 HP a 2.200 rpm; compressor de ar de 2 cilindros; chassis tipo escada, de grande resistência e reduzido peso morto; barra estabilizadora; molas dianteiras e traseiras mais longas; comandos frontais e banco do motorista com encosto anatômico, representam segurança e conforto. De manejo fácil, grande capacidade operacional e ampla facilidade de manutenção, o LPO-331 é o chassis pesado ideal para o transporte coletivo.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-326 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima[1]: | DIN: 180cv @ 2200 rpm SAE: 200 HP @ 2200 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 10.810 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 140 |
Relação de compressão: | 20,5:1 |
OBS [1]: Da potência total mencionada em HP não foram deduzidas aquelas consumidas na operação dos agregados auxiliares. Na potência total declarada em CV, tais deduções já foram consideradas.
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Modelo: | “Gemmer” – tipo rosca sem fim |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Dínamo | |
Tensão/capacidade: | 300 Watts / 12 V |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 6 HP / 24 V |
Eixo Traseiro Motriz | |
Redução: | normal 4,92:1 sobremarcha 5,75:1 |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticas |
Amortecedores: | Hidráulicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixe de molas semielípticase contra-feixe auxiliar de ação progressiva |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.0 x 20 (disco) |
Pneumáticos: | 11.00 x 20 HD |
Rodado traseiro: | Duplo |
Lubrificação: | Individual por graxeiras |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido, agindo sobre as 4 rodas |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, sobre as rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | A ar comprimido |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Total: | 5000 |
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 |
Tanque de combustível: | 210 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 12 / 9 |
Sistema de arrefecimento: | 40 |

(A) Distância entre-eixos: | 6028 |
(B) Comprimento máximo da carroceria: | 10375 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1900 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1765 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 22 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | 4,92:1 (Normal) |
Velocidade máxima (km/h): | 1ª velocidade: 9,1 km/h 2ª velocidade: 15,7 km/h 3ª velocidade: 18,2 km/h 4ª velocidade: 35,5 km/h 5ª velocidade: 54,0 km/h 6ª velocidade: 88,0 km/h |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | 5,75:1 (Sobremarcha) |
Velocidade máxima (km/h): | 1ª velocidade: 11,4 km/h 2ª velocidade: 19,23 km/h 3ª velocidade: 30,8 km/h 4ª velocidade: 48,2 km/h 5ª velocidade: 74,8 km/h 6ª velocidade: 105,0 km/h |
O motor Mercedes-Benz OM 326 Diesel de 6 cilindros em linha, apresenta-se agora com a potência de 200 HP a 2.200 rpm. Compressor de ar de 2 cilindros, arrefecido a água, permite maior volume de ar ao sistema de freios e ao acionamento das portas. O prático acesso aos cabeçotes individuais, aliado à simplicidade de funcionamento do motor, facilitam a manutenção. A embreagem é do tipo monodisco seco de ação suave e progressiva. Caixa de câmbio especial de 6 marchas à frente e uma a ré, conta com redução normal para o tráfego urbano e execução com sobremarcha (Overdrive), para as versões interurbanas. Assegura superior média de velocidade, maior número de viagens e a consequente elevação da rentabilidade do transporte.
Intercambiador de calorias: o intercambiador de calorias, exclusivo dos motores Mercedes-Benz, assegura a temperatura ideal do óleo lubrificante, mantendo sua viscosidade original.
Freio motor: acionado a ar comprimido por um comando no assoalho da cabine, o freio-motor do LPO-331 garante maior segurança de frenagem e poupa o sistema normal dos freios.
Direção hidráulica: a introdução da direção hidráulica vem proporcionar ao motorista manejo mais eficiente e confortável. De grande sensibilidade, amortece as trepidações oriundas das irregularidades do solo.
O LPO 331 em sua versão interurbana permite a acomodação de 40 passageiros sentados, podendo também comportar outras disposições de lugares de acordo com sua utilização.