ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

  • Uso: Ônibus urbano e rodoviário
  • Fabricação: De 1961 até 1966
  • Baumúster: 331371 e 331373
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)

Próprio para a montagem de carrocerias de longo percurso, o chassi Mercedes-Benz LPO-331 surge no mercado para atender às exigências do transporte, resultantes da melhoria e do desenvolvimento na rede rodoviária nacional. Alia à consagrada qualidade, as vantagens da economia, da rentabilidade e do baixo custo de operação. Seus componentes: motor Diesel de 200 HP a 2.200 rpm; compressor de ar de 2 cilindros; chassis tipo escada, de grande resistência e reduzido peso morto; barra estabilizadora; molas dianteiras e traseiras mais longas; comandos frontais e banco do motorista com encosto anatômico, representam segurança e conforto. De manejo fácil, grande capacidade operacional e ampla facilidade de manutenção, o LPO-331 é o chassis pesado ideal para o transporte coletivo.

Motor

  • ModeloOM 326 Diesel
  • Número de cilindros: 6 em linha
  • Diâmetro do cilindro: 128 m
  • Curso: 140 mm
  • Cilindrada total: 10.810 cm³
  • Potência (SAE)200 HP/ 2200 rpm
  • Potência (DIN)180 CV / 2200 rpm
  • Relação de compressão: 20,5:1

Da potência total mencionada em HP não foram deduzidas aquelas consumidas na operação dos agregados auxiliares. Na potência total declarada em CV, tais deduções já foram consideradas.

Sistema elétrico

  • Motor de partida: 6 HP / 24 Volts
  • Dínamo: 300 Watts / 12 Volts
  • Bateria: 2 x 135 Ah / 12 Volts
  • Voltagem do equipamento elétrico: 12 Volts

Transmissão

  • Embreagem: monodisco seco
  • Caixa de câmbio: 6 marchas a frente e 1 a ré
  • Transmissão: por eixo cardan subdividido
  • Desmultiplicação do eixo traseiro: normal 4,92:1 / sobremarcha 5,75:1

Chassis

  • Direção hidráulica: "Gemmer" – tipo rosca sem fim
  • Rodas: de disco – 8.0 x 20
  • Pneus dianteiros e traseiros: 11.00 x 20 HD
  • Lubrificação: individual por graxeiras

Suspensão

  • Suspensão dianteira: por feixe de molas semi-elípticas, auxiliadas por amortecedores hidráulicos
  • Suspensão traseira: por feixe de molas semi-elípticas e contra-feixe auxiliar de ação progressiva
  • Barra estabilizadora: no eixo traseiro

Freios

  • Freio de serviço: a ar comprimido, agindo sobre as 4 rodas
  • Freio de estacionamento: mecânico, sobre as rodas traseiras
  • Freio-motor: a ar comprimido

Pesos

  • Peso dos chassis: 5000
  • Peso admissível no eixo dianteiro: 5000
  • Peso admissível no eixo traseiro: 10000
  • Peso total admissível: 15000

Desempenho

 Desmultiplicação do eixo traseiro 4,92:1 (Normal) 

  • 1ª velocidade: 9,1 km/h
  •  velocidade15,7 km/h
  •  velocidade18,2 km/h
  •  velocidade35,5 km/h
  •  velocidade54,0 km/h
  •  velocidade88,0 km/h

 Desmultiplicação do eixo traseiro 5,75:1 (Sobremarcha) 

  • 1ª velocidade: 11,4 km/h
  •  velocidade19,23 km/h
  •  velocidade30,8 km/h
  •  velocidade48,2 km/h
  •  velocidade74,8 km/h
  •  velocidade105,0 km/h

Volumes de abastecimento

  • Capacidade do tanque de combustível210
  • Capacidade do sistema de refrigeração: 40
  • Quantidade de óleo no cárter, máx./min.: 12 / 9

Dimensões

Dimensões

  • (A) Distância entre-eixos: 6028
  • (B) Comprimento total do chassis: 10375
  • (E) Bitola dianteira: 1900
  • (F) Bitola traseira: 1765
  • (H) Largura do veículo: 2500
  • (M) Diâmetro mínimo do círculo de viragem: 22,0 mts

Dimensões

  • O motor Mercedes-Benz OM 326 Diesel de 6 cilindros em linha, apresenta-se agora com a potência de 200 HP a 2.200 rpm. Compressor de ar de 2 cilindros, arrefecido a água, permite maior volume de ar ao sistema de freios e ao acionamento das portas. O prático acesso aos cabeçotes individuais, aliado à simplicidade de funcionamento do motor, facilitam a manutenção. A embreagem é do tipo monodisco seco de ação suave e progressiva. Caixa de câmbio especial de 6 marchas à frente e uma a ré, conta com redução normal para o tráfego urbano e execução com sobremarcha (Overdrive), para as versões interurbanas. Assegura superior média de velocidade, maior número de viagens e a consequente elevação da rentabilidade do transporte.
  • Intercambiador de calorias: o intercambiador de calorias, exclusivo dos motores Mercedes-Benz, assegura a temperatura ideal do óleo lubrificante, mantendo sua viscosidade original.
  • Freio motor: acionado a ar comprimido por um comando no soalho da cabine, o freio-motor do LPO-331 garante maior segurança de freiagem e poupa o sitema normal dos freios.
  • Direção hidráulica: a introdução da direção hidráulica vem proporcionar ao motorista manejo mais eficiente e confortável. De grande sensibilidade, amortece as trepidações oriundas das irregularidades do solo.
  • O LPO 331 em sua versão interurbana permite a acomodação de 40 passageiros sentados, podendo também comportar outras disposições de lugares de acordo com sua utilização.

Função desabilitada

Menu