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Mercedes-Benz O-500RS 1833 (329cv)

Mercedes-Benz O-500RS 1833 (329cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 2009-11/12
Localização do motor: Traseira
Norma de emissões de gases: Euro 3 / Proconve P-5
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008)

Desenvolvido para aplicação rodoviária de curta, média e longa distância, o chassi O-500 RS incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RS é dimensionado para suportar 18,5 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 13,2 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA, que atende à legislação Proconve P-5 (Euro III), apresenta 329 cv de potência e 1.450 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade. Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-457 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turbocooler
Potência máxima: 329 cv (242 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1450 Nm (148 mkgf) @ 1100 rpm
NBR – Medição: NBR ISO 1585
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.967 cm³
Consumo específico: 190 g/kWh (141 g/cvh) a 1300 rpm
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: DTC (Diesel Technology Company)
Tipo: 6 bicos individuais com controle eletrônico
Sistema de Injeção: Direta, com gerenciamento eletrônico
Compressor
Acionamento: Por engrenagens
Vazão: 636 l/min a 10 bar com 2812 rpm

Transmissão
Modelo: ZF S6-1550
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Embreagem
Modelo: MF 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Hidropneumático

Direção
Modelo: ZF 8098 Servocom
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i(máx)=23,8

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 140 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/09 DL-11,5
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,333 (40:12)
Reduções opcionais: i=3,666 (44:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 22.5
Pneumáticos: 295 / 80 R 22.5 (sem câmara)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional)
Freio Adicional
Tipo: Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: Opcional
Área de frenagem
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria
Eixo dianteiro: 890
Eixo traseiro: 5100
Total: 5990
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 7000
Eixo traseiro: 11500
Total: 18500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo traseiro: 10000
Total: 16000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 20 (somente para manobras)
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 22
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 10
Direção hidráulica: 3,5
Sistema de arrefecimento: 42

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 3000 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis)
(B) Comprimento total: 8556
(C) Balanço dianteiro: 2200
(D) Balanço traseiro: 3350
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2036
(F) Bitola – eixo traseiro: 1824
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2469
(I) Ângulo de entrada: 13°
(J) Ângulo de saída:
(K) Vão livre dianteiro: 238
(L) Vão livre traseiro: 234
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 26,6
Altura externa: 1894

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,333 (40:12)
Velocidade máxima (km/h): 120 (valor limitado eletronicamente)
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 36
Ensaio 2 (Opcional)
Caixa de mudanças: ZF S 6-1550
Eixo traseiro: MB HO4/09 DL-11,5
Pneus: 295 / 80 R 22.5
Redução do eixo traseiro: i=3,666 (44:12)
Velocidade máxima (km/h): 109
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 40

Nível de Opacidade
Giro do Motor
RPM corte min: 2070
RPM corte: 2170
RPM corte máx: 2280
RPM M L min: 490
RPM M L: 550
RPM M L máx: 750
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
Altitudes até 350m: 0,51
Altitudes acima de 350m: 0,69
Nível de ruídos
Ruído dB (A) / Rotação (1/min)
Valor medido conforme NBR 9714:
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º)

Principais Características

Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.

Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.

Chassi quadro modular – constituído de perfis em aço estampado, de perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.

Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia uma maior liberdade de instalação.

Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.

Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético, que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento da potência do motor.

Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.

Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e, sim, ligado através de três coxins de borracha.

Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.

Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.

Mercedes-Benz O-500 - Módulos

Opcionais
  • Balanço dianteiro longo
  • Coluna de direção regulável
  • Redução do eixo traseiro i=3,666 (44:12)
  • Regulagem de nível da suspensão
  • Retarder Voith R120
  • Rodas de alumínio 8.25 x 22.5
  • Sistema de freios ABS (Anti-Block Brake System)
  • Tempomat (piloto automático)

Função desabilitada

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