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Mercedes-Benz O-500RS 1833 (329cv)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 2009-11/12 |
Localização do motor: | Traseira |
Norma de emissões de gases: | Euro 3 / Proconve P-5 |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Abril/2008) |
Desenvolvido para aplicação rodoviária de curta, média e longa distância, o chassi O-500 RS incorpora todas as vantagens da tecnologia Mercedes-Benz. É um veículo robusto e de alta durabilidade, próprio para as mais severas condições de operação e aplicação. O veículo apresenta alta qualidade e baixo custo operacional, superando as expectativas do frotista mais exigente. O chassi O-500 RS é dimensionado para suportar 18,5 toneladas e ainda possibilita a alteração no entreeixo para alongamentos até 13,2 metros de comprimento total. O motor eletrônico OM-457 LA, que atende à legislação Proconve P-5 (Euro III), apresenta 329 cv de potência e 1.450 Nm de torque, proporcionando um desempenho superior na aplicação rodoviária, com economia de combustível e rentabilidade. Definitivamente, este é o veículo ideal quando sua operação requer um chassi de concepção avançada, associado à garantia da marca líder em transporte de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-457 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turbocooler |
Potência máxima: | 329 cv (242 kW) @ 2000 rpm |
Torque máximo: | 1450 Nm (148 mkgf) @ 1100 rpm |
NBR – Medição: | NBR ISO 1585 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 11.967 cm³ |
Consumo específico: | 190 g/kWh (141 g/cvh) a 1300 rpm |
Filtro de óleo – tipo: | Filtragem total, com elemento de papel |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Seco, com elemento de papel |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | DTC (Diesel Technology Company) |
Tipo: | 6 bicos individuais com controle eletrônico |
Sistema de Injeção: | Direta, com gerenciamento eletrônico |
Compressor | |
Acionamento: | Por engrenagens |
Vazão: | 636 l/min a 10 bar com 2812 rpm |
Modelo: | ZF S6-1550 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | MF 430 |
Tipo: | Monodisco a seco |
Acionamento: | Hidropneumático |
Modelo: | ZF 8098 Servocom |
Tipo: | Hidráulica |
Relação de redução: | i(máx)=23,8 |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 140 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Tipo: | Punho |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Tipo: | Carcaça central com tubos de aço imprensados |
Redução: | i=3,333 (40:12) |
Reduções opcionais: | i=3,666 (44:12) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Pneumática, com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 3 barras tensoras longitudinais, 1 barra transversal e 1 válvula reguladora de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Pneumática, com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos; 2 barras tensoras longitudinais, 2 dispostas triangularmente e 2 válvulas reguladoras de altura |
Amortecedores: | 4, telescópicos de dupla ação |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 8.25 x 22.5 |
Pneumáticos: | 295 / 80 R 22.5 (sem câmara) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Longarina perfil U com travessas tubulares, composto de 5 módulos |
Freio de Serviço | |
Tipo: | A ar comprimido de dois circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com regulador automático de freio |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente, com atuação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Eletropneumático. Borboleta no coletor de escapamento (convencional) |
Freio Adicional | |
Tipo: | Top Brake (válvula localizada no cabeçote). Eletropneumático, com válvula no assoalho conjugado com freio-motor convencional, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço através de uma tecla no painel |
ABS | |
Sistema anti-bloqueio de rodas: | Opcional |
Área de frenagem | |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
PVOM – Peso a vazio sem carroceria/carroçaria | |
Eixo dianteiro: | 890 |
Eixo traseiro: | 5100 |
Total: | 5990 |
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 7000 |
Eixo traseiro: | 11500 |
Total: | 18500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 6000 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 16000 |
Tanque de combustível: | 20 (somente para manobras) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 26 / 22 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 10 |
Direção hidráulica: | 3,5 |
Sistema de arrefecimento: | 42 |
(A) Distância entre-eixos: | 3000 (entre-eixos de transporte, módulos ajustáveis) |
(B) Comprimento total: | 8556 |
(C) Balanço dianteiro: | 2200 |
(D) Balanço traseiro: | 3350 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2036 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1824 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2469 |
(I) Ângulo de entrada: | 13° |
(J) Ângulo de saída: | 8° |
(K) Vão livre dianteiro: | 238 |
(L) Vão livre traseiro: | 234 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 26,6 |
Altura externa: | 1894 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-1550 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,333 (40:12) |
Velocidade máxima (km/h): | 120 (valor limitado eletronicamente) |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 36 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Caixa de mudanças: | ZF S 6-1550 |
Eixo traseiro: | MB HO4/09 DL-11,5 |
Pneus: | 295 / 80 R 22.5 |
Redução do eixo traseiro: | i=3,666 (44:12) |
Velocidade máxima (km/h): | 109 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 40 |
Giro do Motor | |
RPM corte min: | 2070 |
RPM corte: | 2170 |
RPM corte máx: | 2280 |
RPM M L min: | 490 |
RPM M L: | 550 |
RPM M L máx: | 750 |
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1) | |
Altitudes até 350m: | 0,51 |
Altitudes acima de 350m: | 0,69 |
Nível de ruídos | |
Ruído dB (A) / Rotação (1/min) Valor medido conforme NBR 9714: |
Responsabilidade do encarroçador. Não se aplica (Veículo isento de atendimento a limite de emissão de ruído conforme resolução Conama nº 17/95, art. 3º) |
Motor OM-457 LA – completamente eletrônico, com unidades injetoras individuais para cada cilindro. Proporciona maior economia de combustível e possui alto torque em baixas rotações.
Top Brake – freio-motor auxiliar, garante uma potência adicional de frenagem de 30%, conjugado com o sistema borboleta, proporcionando maior segurança nas operações e aumentando a vida útil dos freios. Permite menos trocas de marchas, economia de combustível e aumento da velocidade média em declives, o que, conseqüentemente, reduz o tempo de viagem.
Chassi quadro modular – constituído de perfis em aço estampado, de perfis tubulares com asas de apoio e de fixações para carroçarias, o chassi com estas características apresenta robustez, resistência à torção e à flexão e facilidade de encarroçamento.
Painel de instrumentos eletrônico – possui diagnóstico onboard, isto é, o painel contém um visor de cristal líquido, o qual, em forma de diagnóstico, informa a situação geral do veículo. O novo tacógrafo de gaveta propicia uma maior liberdade de instalação.
Sistema pneumático – além da já consagrada central APU de secagem do ar, este chassi está equipado com o separador óleo/ar (válvula Consep), que aumenta ainda mais a vida útil das válvulas pneumáticas.
Ventilador do motor – este chassi está equipado com um novo ventilador elétrico magnético, que só atua quando necessário, acarretando, com isso, melhor aproveitamento da potência do motor.
Suspensão pneumática integral – com maior conforto e confiabilidade aos passageiros e motoristas, este sistema já está consagrado no mercado, sendo atestado como de altíssima qualidade em outros produtos Mercedes-Benz.
Sistema escamoteável do radiador – possibilita a desmontagem do radiador com rapidez, uma vez que não está fixado diretamente no chassi e, sim, ligado através de três coxins de borracha.
Central elétrica fuse box – proporciona ao encarroçador/cliente facilidade para acrescentar seus componentes, uma vez que o sistema é modular, possui tamanho reduzido e é de fácil aquisição no mercado.
Módulo dianteiro do chassi – possibilidade de rebaixamento do posto do motorista.
- Balanço dianteiro longo
- Coluna de direção regulável
- Redução do eixo traseiro i=3,666 (44:12)
- Regulagem de nível da suspensão
- Retarder Voith R120
- Rodas de alumínio 8.25 x 22.5
- Sistema de freios ABS (Anti-Block Brake System)
- Tempomat (piloto automático)