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EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-326

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)

O ônibus especialmente projetado para ser ônibus, proporcionando máxima segurança, conforto e economia

O O-326 não é um ônibus montado sobre chassis de caminhão. É um novo ônibus monobloco do Brasil planejado e fabricado pela Mercedes-Benz exclusivamente para ser ônibus. Nada é improvisado nele. Tudo foi bem pensado e cada problema foi resolvido de maneira correta e racional. Em todos os detalhes, o ônibus O-326 foi feito para proporcionar máxima segurança, conforto, economia e desempenho no transporte de passageiros em longos percursos em qualquer estrada. Sua segurança é garantida, entre outros fatores, por freio hidráulico conjugado com ar comprimido, nas 4 rodas; pelo exclusivo freio-motor, que poupa lonas e pneus em serras e descidas longas, e pelo novo sistema de direção de esferas circulares e amortecedores hidráulicos nas barras, que anulam as trepidações do terreno e suavizam o manejo do volante. O O-326 é também o mais econômico dos ônibus nacionais. Graças à eliminação de pesos mortos, o veículo vazio pesa apenas 8.200 kg, o que lhe dá a melhor de todas as relações peso/potência: 1 HP para cada 41 kg de peso do veículo. E mais: utiliza pneus 9.00 x 20,00 na frente e atrás, reduzindo ainda mais o custo racional. A perfeita distribuição de peso entre eixos lhe dá maior estabilidade e ótimo desempenho global. Equipado com tanque combustível de 300 l, tem uma autonomia de rodagem de 15 horas ininterruptas, possibilitando mais viagens e maior rentabilidade.

Toillete para seu maior conforto

O ônibus monobloco rodoviário O-326 Mercedes-Benz, opcionalmente sai de fábrica equipado com toilette-lavabo. Construído com esmêro e bom gosto, possui perfeita isolação do resto do ambiente, exaustores próprios, pia e água potável gelada. Esse melhoramento constitui-se em mais um notável toque de comodidade e de conforto para os passageiros.

Copa para serviço de refeições e bebidas

Para possibilitar o serviço de lanches e bebidas a bordo, durante a viagem, o novo ônibus rodoviário da Mercedes-Benz possui moderna copa. Além do natural conforto que essa instalação oferece, a presença da copa no veículo possibilita viagens sem interrupção, sobretudo em longos percursos interestaduais.

Poltronas leito e poltronas reclináveis

A grande novidade do O-326 e o que mais de perto interessa aos passageiros são suas novas e modernas poltronas de duas cores. Totalmente redesenhadas e estofadas com espessa manta de espuma de latex, as poltronas reclináveis ou as poltronas-leito deste ônibus tem encosto tipo "bergère" e apresentam tudo que se conhece em maciez e comodidade.

Nova frente mais bonita e moderna

A frente do veículo foi redesenhada e modernizada. Faróis retangulares esféricos, com facho de luz de maior alcance e abertura, proporcionam campo de visão mais amplo, graças às suas novas lâmpadas de vapor de iodo. Os faróis de neblina são embutidos no parachoques, num ângulo de ação ideal. Os limpadores de parabrisa tem hastes duplas que dão grande firmeza às palhetas e alargam sua área de ação.

Conforto atualizado para viagens rodoviárias muito mais tranquilas

Para atualizar o conforto do novo ônibus O-326, a Mercedes-Benz introduziu muitas inovações técnicas e mecânicas. A estrutura monobloco é novamente aplicada, tendo por base os monoblocos O-321-HL, de características de qualidade anteriormente comprovadas. A suspensão dianteira emprega molas e contramolas espirais, conjuntamente com amortecedores telescópicos com aletas de refrigeração. A suspensão traseira é integrada por molas semi-elípticas superdimensionadas, auxiliadas por barras estabilizadoras. O motor é colocado na parte traseira do veículo, para tornar perfeito o isolamento termoacústico e de odores de combustível. As paredes são iternamente revestidas com Styropor, que mantém a temperatura interna uniforme e abafa ruídos externos. O revestimento interno é de placas Duraplac de sóbria beleza. O ar ambiente é renovado por exaustores montados no teto e é mantido em temperatura adequada por sistema de ventilação e aquecimento. Para leitura à noite, há luzes individuais com foco direcional. E o piso especial é provido de passadeiras plásticas antiderrapantes.

Facilidade de reposição de peças nos concessionários Mercedes-Benz

A todas as vantagens do novo ônibus monobloco acrescente-se a facilidade de reposição de peças, numa extensa rede de Concessionários Mercedes-Benz, espalhados por todo o território nacional. Ali você encontra serviço de primeira, executado por mecânicos competentes, treinados na própria fábrica Mercedes-Benz. mas a sua maior garantia é a tradicional e comprovada qualidade dos produtos Mercedes-Benz, conhecida em todo o mundo e simbolizada pela estrela de 3 pontas.

  • Modelo: Mercedes-Benz OM-326 diesel
  • Número e disposição dos cilindros: 6 em linha
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso dos pistões: 140 mm
  • Cilindrada total: 10.810 cm³
  • Potência, SAE: 200 HP a 2200 rpm
  • Potência, DIN: 185 cv a 2200 rpm
  • Relação de compressão: 21,9:1
  • Arrefecimento do óleo lubrificante: por intercambiador de calorias instalado no circuito principal
  • Lubrificação: individual por graxeiras
  • Intercambiador de calorias – exclusivo dos motores Mercedes-Benz, assegura a temperatura ideal do óleo lubrificante, mantendo sua viscosidade original.

  • Motor de partida: 6 cv / 24 V
  • Dínamo: 600 watts /  12 V
  • Bateria: 3x 135 amp/h / 12 V
  • Voltagem do equipamento elétrico: 12 V

  • Embreagem: monodisco seco
  • Caixa de mudanças: tipo DB – com 5 marchas sincronizadas e uma à ré
  • Transmissão de força: por eixo cardan único

Direção

  • Tipo DB – esferas circulantes com ajuste automático de folga. Amortece a trepidação produzida pelas irrefularidades do solo. Proporciona ao motorista manejo confortável e contribui para reduzido diâmetro do circuito de viragem do veículo.

Rodas e Pneus

  • Rodas: de disco – 7 x 20
  • Pneumáticos dianteiros e traseiros: 9.00 x 20 – 12 lonas

Eixos

  • Eixo traseiro: tipo DB com engrenagens hipóides
  • Desmultiplicação do eixo traseiro: 3,727:1

Suspensão

  • Suspensão dianteira: molas e contra molas espirais, auxiliados por amortecedores telescópicos dotados de aletas de refrigeração
  • Suspensão traseira: molas semi-elípticas (super dimensionadas) auxiliados por barras estabilizadoras

  • Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos, auxiliado a ar comprimido, atuando nas quatro rodas
  • Freio de estacionamento: mecânico, sobre as rodas traseiras
  • Área total de frenagem: 4.488 cm²
  • Freio motor: auxiliado a ar comprimido por um comando no assoalho

  • Peso próprio: 8200

 Pesos admissíveis 

  • Eixo dianteiro: 4100
  • Eixo traseiro: 7900
  • Total: 12000

 Velocidades – Desmultiplicador do eixo traseiro 3,727:1 

  • 1ª marcha: 17,9 km/h
  • 2ª marcha: 33,7 km/h
  • 3ª marcha: 49,8 km/h
  • 4ª marcha: 74,4 km/h
  • 5ª marcha: 109,2 km/h

 Capacidade de subida – capacidade de vencer subidas em peso total admissível de 12000kg 

  • 1ª marcha: 23,1 %
  • 2ª marcha: 11,3 %
  • 3ª marcha: 7,1 %
  • 4ª marcha: 4,3 %
  • 5ª marcha: 2,4 %

  • Tanque de combustível: 300
  • Sistema de refrigeração: 41
  • Óleo no cárter máximo: 14

  • Distância entre-eixos: 5550
  • Bitola dianteira: 1915
  • Bitola traseira: 1766
  • Comprimento total: 11180
  • Balanço dianteiro: 2385
  • Balanço traseiro: 3245
  • Largura máxima do veículo: 2500
  • Altura máxima do veículo: 3028
  • Diâmetro mínimo do círculo de viragem, mØ: 19,6

Capacidade

  • 36 lugares, com poltronas reclináveis, sem toilete
  • 34 lugares, com poltronas reclináveis, dotado de toilete e copa
  • 17 lugares, com poltronas leito, dotado de toilete e copa

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