ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-355

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (-)

As viagens ficam mais curtas, mais seguras e mais confortáveis com o monobloco O-355, que oferece aos usuários requintes de um lar sobre rodas. Seu motor diesel OM-355 trabalha pelo sistema Mercedes-Benz de injeção direta, o que representa fator essencial em sua economia e sua longa vida útil. Desenvolvendo 200 cv (147 kW) de potência líquida (DIN), ou 223 cv (164 kW) de potência bruta (SAE), permite ao veículo vencer com agilidade aclives das rodovias e, consequentemente alcançar velocidades médias mais elevadas.
Com isso, empresários e passageiros saem ganhando. Aqueles, pela alta rentabilidade do veículo e estes, pela locomoção mais rápida.
Para a segurança e o conforto do O-355 contribui todo um complexo de medidas e dispositivos, a par de seu esmerado acabamento.
Nesse sentido, ele possui três eficientes sistemas de freio: o de serviço, hidráulico, de dois circuitos independentes, auxiliado por ar comprimido; o de estacionamento, com câmara de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; e o freio motor, que além de segurança propicia também economia de combustível, lonas de freio e pneumáticos nas descidas mais longas.
Sua direção hidráulica não só proporciona maior segurança, como também demanda menor esforço na condução.
E seu excepcional sistema de suspensão, com molas helicoidais, molas auxiliares e amortecedores telescópicos no eixo dianteiro, molas semi-elípticas e estabilizador no eixo traseiro, garante marcha suave e segura.
Além disso, a estrutura do veículo, no qual a plataforma auto-portante e a carroçaria formam um conjunto integral, monobloco, associa racionalmente grande resistência à torção com reduzido peso próprio.
Bagageiros passantes oferecem grande espaço para acomodar malas e pacotes maiores.
Construpido nos padrões de qualidade mundialmente consagrados da marca Mercedes-Benz, o O-355 rodoviário constitui-se um veículo ideal para o êxito das empresas que se dedicam ao transporte coletivo de passageiros em longas distâncias.

  • Motor: Mercedes-Benz OM-355
  • Sistema de trabalho: 4 tempos diesel, injeção direta MB
  • Cilindros: 6, em linha
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 150 mm
  • Cilindrada total: 11.580 cm³
  • Relação de compressão: 16:1
  • Potência, DIN: 200 cv / 2200 rpm (147 kW / 2200/min)
  • Potência, SAE (bruta): 223 cv / 2200 rpm (164 kW / 2200/min)
  • Momento de força máximo, DIN: 72 mkgf / 1300 rpm (706 mN / 1300/min)
  • Momento de força máximo, SAE: 79 mkgf / 1300 rpm (775 mN / 1300/min)
  • Sistema de lubrificação: circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor
  • Arrefecimento: por água, com termostato
  • Sistema de alimentação: fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4

  • Gerador – alternador: Bosch, 14 V / 55 A
  • Motor de partida: Bosch, 6 cv / 24 V (4,4 kW / 24 V)
  • Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V

  • Embreagem: monodisco seco
  • Caixa de mudanças: MB G 3/60-6,1
  • Número de marchas: 5, sincronizadas
  • Propulsão dos semi-eixos: por engrenagens hipóides
  • Relação de transmissão – eixo traseiro: i=3,727 (41:11)
  • Relação de transmissão sob encomenda: i=4,100 (41:10)

Direção

  • Tipo: ZF, hidráulica

Quadro do chassi

  • Tipo: plataforma auto-portante
  • Bagageiros: passantes, com capacidade de 5,0 m³

Rodas e Pneus

  • Rodas tipo: de disco de aço
  • Aro das rodas: 7.50-20
  • Pneumáticos: 10.00-20 PR 14

Suspensão

  • Suspensão dianteira: molas helicoidais, com molas auxiliares e amortecedores telescópicos
  • Suspensão traseira: feixes de molas semi-elípticas
  • Estabilizador: na traseira

  • Freio de serviço: hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
  • Freio de estacionamento: acionamento pneumático, com câmara de mola acumuladora; ação nas rodas traseiras
  • Freio de adicional: freio motor, com comando pneumático

 Peso bruto admissível 

  • Eixo dianteiro: 4700
  • Eixo traseiro: 8800
  • Total: 13400

 Velocidade máxima 

  • Relação de transmissão i=3,727: 112,7 km/h
  • Relação de transmissão i=4,100: 102,5 km/h

 Capacidade máxima de subida – com 13400kg 

  • Relação de transmissão i=3,727: 20,3 %
  • Relação de transmissão i=4,100: 22,6 %

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 18/14
  • Água do sistema de arrefecimento e calefação: 62

  • Distância entre-eixos: 5952
  • Bitola dianteira: 1923
  • Bitola traseira: 1817
  • Comprimento total: 11582
  • Largura: 2500
  • Altura: 2949
  • Vão livre dianteiro: 274
  • Vão livre traseiro: 300
  • Balanço dianteiro: 2385
  • Balanço traseiro: 3245
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,9
  • Volume de bagageiros: 5,0 m³

Capacidade

 Execução normal 

  • Poltronas reclináveis: 1/40

 Execução sob encomenda 

  • Poltronas reclináveis e toalete: 1/38
  • Poltronas reclináveis: 1/36
  • Poltronas reclináveis e toalete: 1/34

Função desabilitada

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