ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-370R

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: Sem registro
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/1986)

Mercedes-Benz O-370 R. A era do conforto máximo em trajetos intermunicipais.

Na construção do O-370 R, a Mercedes-Benz colocou a serviço dos passageiros, nas viagens de curta e média distância, a avançada tecnologia desenvolvida na concepção do O-370 RS e do O-370 RSD, destinados mais a viagens de longo percurso. Resultado: um ônibus moderno, que impressiona pelas linhas acrodinâmicas, pelo amplo espaço interno e pelo alto nível de conforto reservado aos usuários.
No O-370 R, o rodar macio e estável proporcionado pela suspensão nas mais diferentes condições de estrada é complementado pelas cômodas poltronas de formato anatômico e dimensões generosas. Janelas panorâmicas, em bandeiras fixas, permitem aos passageiros ampla visibilidade.
Desde o momento do embarque, o usuárui do O-370 R pode notar, em cada detalhe do acabamento do salão, o cuidado da Mercedes-Benz com o seu bem-estar. Os degraus baixos facilitam o acesso. E o corredor plano libera mais espaço para o movimento das pessoas.
NO O-370 R, até a bagagem viaja bem instalada, em espaçosos porta-pacotes.
Antes, durante e depois da partida, tudo ocorre em clima de conforto e segurança.
O motorista tem à disposição um posto funcional, resultante de detalhados estudos no campo da ergometria, para facilitar o seu desempenho no comando do veículo. A configuração prática disso inclui uma confortável poltrona, com suspensão elástica opcional, regulável de acordo com o peso do motorista, e mecanismos para o posicionamento ideal nos sentidos longitudinal e vertical. A direção hidráulica garante condução suave e precisa.
Com o O-370 R, a diferença entre um veículo para curtos e médios trajetos, em termos de conforto e desempenho, praticamente deixou de existir em relação a um rodoviário de longo alcance.
Por isso, para as viagens de turismo e intermunicipais, o Mercedes-Benz O-370 R é o ônibus que todos estavam esperando.

  • Potência do motor, NBR: 200 cv / 2100 rpm
  • Torque, NBR: 77 mkgf / 1200 rpm
  • Razão de compressão: 15:1

  • Alternador: 28 V / 35 A
  • Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 24 V

  • Modelo: MB G-3/61-5/6,1

Rodas e Pneus

  • Pneus: 10.00-20 PR 16
  • Pneus opcionais: 10.00 R 20 PR 16 / 11.00 R 20 PR 16

Eixos

  • Eixo dianteiro, tipo punho: MB VO-4/13 D-7

Suspensão

  • Suspensão dianteira: molas helicoidais, molas auxiliares, amortecedores telescópicos, barras tensoras
  • Suspensão traseira: molas semi-elípticas, molas auxiliares, amortecedores telescópicos, estabilizador de série

  • Freio de serviço: a ar comprimido de dois circuitos independentes conjugado com o freio-motor
  • Área de frenagem: 5685 cm²
  • Freio de estacionamento: com molas acumuladoras. Circuito de emergência. Ação nas rodas traseiras
  • Freio-motor: acionamento eletropneumático

Quadro do chassis

  • Tipo: plataforma autoportante

 Peso bruto admissível – valores autorizados 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15000

 Peso bruto admissível – valores indicados 

  • Eixo dianteiro: 5500
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15500

 Poltronas (dentro das normas do DNER) 

  • 36 de "Luxo" + toalete
  • 40 de "Luxo"
  • 40 de "Conforto" + toalete
  • 44 de "Conforto"

Mercedes-Benz O-370R
Estilo e estética. Equilíbrio de linhas e beleza. O O-370 R atraindo pela harmonia de conjunto. (Fonte: Sua Boa Estrela, ano XVIII, nº 80, p. 48 – 1984)

Função desabilitada

Menu