ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: Sem registro
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Maio/1986)
Mercedes-Benz O-370 R. A era do conforto máximo em trajetos intermunicipais.
Na construção do O-370 R, a Mercedes-Benz colocou a serviço dos passageiros, nas viagens de curta e média distância, a avançada tecnologia desenvolvida na concepção do O-370 RS e do O-370 RSD, destinados mais a viagens de longo percurso. Resultado: um ônibus moderno, que impressiona pelas linhas acrodinâmicas, pelo amplo espaço interno e pelo alto nível de conforto reservado aos usuários.
No O-370 R, o rodar macio e estável proporcionado pela suspensão nas mais diferentes condições de estrada é complementado pelas cômodas poltronas de formato anatômico e dimensões generosas. Janelas panorâmicas, em bandeiras fixas, permitem aos passageiros ampla visibilidade.
Desde o momento do embarque, o usuárui do O-370 R pode notar, em cada detalhe do acabamento do salão, o cuidado da Mercedes-Benz com o seu bem-estar. Os degraus baixos facilitam o acesso. E o corredor plano libera mais espaço para o movimento das pessoas.
NO O-370 R, até a bagagem viaja bem instalada, em espaçosos porta-pacotes.
Antes, durante e depois da partida, tudo ocorre em clima de conforto e segurança.
O motorista tem à disposição um posto funcional, resultante de detalhados estudos no campo da ergometria, para facilitar o seu desempenho no comando do veículo. A configuração prática disso inclui uma confortável poltrona, com suspensão elástica opcional, regulável de acordo com o peso do motorista, e mecanismos para o posicionamento ideal nos sentidos longitudinal e vertical. A direção hidráulica garante condução suave e precisa.
Com o O-370 R, a diferença entre um veículo para curtos e médios trajetos, em termos de conforto e desempenho, praticamente deixou de existir em relação a um rodoviário de longo alcance.
Por isso, para as viagens de turismo e intermunicipais, o Mercedes-Benz O-370 R é o ônibus que todos estavam esperando.
- Potência do motor, NBR: 200 cv / 2100 rpm
- Torque, NBR: 77 mkgf / 1200 rpm
- Razão de compressão: 15:1
- Alternador: 28 V / 35 A
- Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tensão nominal: 24 V
- Modelo: MB G-3/61-5/6,1
- Pneus: 10.00-20 PR 16
- Pneus opcionais: 10.00 R 20 PR 16 / 11.00 R 20 PR 16
- Eixo dianteiro, tipo punho: MB VO-4/13 D-7
- Suspensão dianteira: molas helicoidais, molas auxiliares, amortecedores telescópicos, barras tensoras
- Suspensão traseira: molas semi-elípticas, molas auxiliares, amortecedores telescópicos, estabilizador de série
- Freio de serviço: a ar comprimido de dois circuitos independentes conjugado com o freio-motor
- Área de frenagem: 5685 cm²
- Freio de estacionamento: com molas acumuladoras. Circuito de emergência. Ação nas rodas traseiras
- Freio-motor: acionamento eletropneumático
- Tipo: plataforma autoportante
Peso bruto admissível – valores autorizados
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 15000
Peso bruto admissível – valores indicados
- Eixo dianteiro: 5500
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 15500
Poltronas (dentro das normas do DNER)
- 36 de "Luxo" + toalete
- 40 de "Luxo"
- 40 de "Conforto" + toalete
- 44 de "Conforto"
Estilo e estética. Equilíbrio de linhas e beleza. O O-370 R atraindo pela harmonia de conjunto. (Fonte: Sua Boa Estrela, ano XVIII, nº 80, p. 48 – 1984)