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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-371R

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: 364209
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1987)

Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer em cada produto da marca mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Estas virtudes estão presentes no ônibus rodoviário O-371 R, nova e arrojada concepção de transporte de passageiros para curtas e médias distâncias.
Design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos menores detalhes e um desempenho invejável tornam o O-371 R um veículo sob medida para viagens intermunicipais e para operação em turismo e fretamento.
O ótimo rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa elevada potência (238 cv NBR) com baixo consumo. Acrescente-se a alta qualidade da transmissão, representada pela caixa de mudanças sincronizada ZF S 6-90/6,98 e pelo eixo traseiro HO-4/23 D-10, que concorrem para uma boa velocidade média, condição essencial para o rigoroso cumprimento de horários. Cuidados especiais com a segurança envolveram o projeto da suspensão. No eixo dianteiro, destaque para a barra estabilizadora, os amortecedores e as molas helicoidais. No traseiro, feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e estabilizador ampliam a segurança, reforçada ainda pelos três sistemas de freios – freio de serviço a ar comprimido, freio de estacionamento com mola acumuladora e freio-motor acionado eletropneumaticamente.
No espaçoso salão de passageiros, 44 poltronas revestidas em couro-plástico, ou opcionalmente em veludo navalhado, proporcionam o conforto ideal, enriquecido por detalhes como as luzes individuais para leitura, as cores sóbrias e relaxantes e o silêncio a bordo, decorrente da ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos.
A direção hidráulica, de série, permite fácil manobrabilidade. A poltrona do motorista tem configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente; é dotada de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do motorista.
O O-371 R recebe também os seguintes itens: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante, dezesseis alto-falantes no painel de serviço, antena eletrônica, parabrisa com vidro laminado climatizado, faróis de neblina, pisca-piscas adicionais nas laterais, chapa de aço de proteção do cárter, calotas, pneus com câmara-de-ar na roda sobressalente e pneus radiais.
Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 R um modelo de eficiência e uma garantia de grande rentabilidade no transporte rodoviário de passageiros.

  • Motor diesel tipo (turboalimentado): Mercedes-Benz OM-355/5 A
  • Cilindros verticais, em linha: 5
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 150 mm
  • Cilindrada total: 9.650 cm³
  • Razão de compressão: 15:1
  • Potência, NBR: 175 kW / 238 cv / 2100 rpm
  • Torque, NBR: 965 Nm / 98 mkgf / 1200 rpm
  • Sequência de ignição: 1-2-4-5-3

  • Sistema elétrico: 24 V
  • Alternador: 1x 28 V / 35 A
  • Motor de partida: 5,5 kW / 7,5 cv / 24 V
  • Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-90/6,98
  • Redução no eixo traseiro: i=3,727 (41:11)

Direção

  • Tipo: hidráulica
  • Modelo: ZF 8063

Rodas e Pneus

  • Aro das rodas: 7.50
  • Pneumáticos radiais: 10.00 R-20 PR 16

Eixos

  • Eixo dianteiro: MB VO-4/13 D(L)-7
  • Eixo traseiro: MB HO-4/23 D-10

  • Área total de frenagem: 5684 cm²

 Valores autorizados 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15000

 Valores indicados 

  • Eixo dianteiro: 5500
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 15500

 Velocidade máxima 

  • 6ª marcha: 110 km/h

 Capacidade máxima de subida 

  • 1ª marcha, 15000kg: 30 %
  • 1ª marcha, 15500kg: 28 %

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 18,5/14,5
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 5,25
  • Sistema de embreagem: 0,55
  • Caixa de direção: 7,9
  • Água do arrefecimento: 30

  • Distância entre-eixos: 5850
  • Bitola dianteira: 2020
  • Bitola traseira: 1821
  • Comprimento total: 11290
  • Largura: 2500
  • Altura: 3215
  • Vão livre dianteiro: 235
  • Vão livre traseiro: 239
  • Balanço dianteiro: 2342
  • Balanço traseiro: 3100
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,82
  • Volume de bagageiros: 7,5 m³

Capacidade

  • Número de poltronas com toalete: 36 / 40
  • Número de poltronas sem toalete: 40 / 44

Função desabilitada

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