ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: 364209
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1987)
Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer em cada produto da marca mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Estas virtudes estão presentes no ônibus rodoviário O-371 R, nova e arrojada concepção de transporte de passageiros para curtas e médias distâncias.
Design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos menores detalhes e um desempenho invejável tornam o O-371 R um veículo sob medida para viagens intermunicipais e para operação em turismo e fretamento.
O ótimo rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa elevada potência (238 cv NBR) com baixo consumo. Acrescente-se a alta qualidade da transmissão, representada pela caixa de mudanças sincronizada ZF S 6-90/6,98 e pelo eixo traseiro HO-4/23 D-10, que concorrem para uma boa velocidade média, condição essencial para o rigoroso cumprimento de horários. Cuidados especiais com a segurança envolveram o projeto da suspensão. No eixo dianteiro, destaque para a barra estabilizadora, os amortecedores e as molas helicoidais. No traseiro, feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e estabilizador ampliam a segurança, reforçada ainda pelos três sistemas de freios – freio de serviço a ar comprimido, freio de estacionamento com mola acumuladora e freio-motor acionado eletropneumaticamente.
No espaçoso salão de passageiros, 44 poltronas revestidas em couro-plástico, ou opcionalmente em veludo navalhado, proporcionam o conforto ideal, enriquecido por detalhes como as luzes individuais para leitura, as cores sóbrias e relaxantes e o silêncio a bordo, decorrente da ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos.
A direção hidráulica, de série, permite fácil manobrabilidade. A poltrona do motorista tem configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente; é dotada de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do motorista.
O O-371 R recebe também os seguintes itens: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante, dezesseis alto-falantes no painel de serviço, antena eletrônica, parabrisa com vidro laminado climatizado, faróis de neblina, pisca-piscas adicionais nas laterais, chapa de aço de proteção do cárter, calotas, pneus com câmara-de-ar na roda sobressalente e pneus radiais.
Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 R um modelo de eficiência e uma garantia de grande rentabilidade no transporte rodoviário de passageiros.
- Motor diesel tipo (turboalimentado): Mercedes-Benz OM-355/5 A
- Cilindros verticais, em linha: 5
- Diâmetro do cilindro: 128 mm
- Curso do êmbolo: 150 mm
- Cilindrada total: 9.650 cm³
- Razão de compressão: 15:1
- Potência, NBR: 175 kW / 238 cv / 2100 rpm
- Torque, NBR: 965 Nm / 98 mkgf / 1200 rpm
- Sequência de ignição: 1-2-4-5-3
- Sistema elétrico: 24 V
- Alternador: 1x 28 V / 35 A
- Motor de partida: 5,5 kW / 7,5 cv / 24 V
- Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
- Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-90/6,98
- Redução no eixo traseiro: i=3,727 (41:11)
- Tipo: hidráulica
- Modelo: ZF 8063
- Aro das rodas: 7.50
- Pneumáticos radiais: 10.00 R-20 PR 16
- Eixo dianteiro: MB VO-4/13 D(L)-7
- Eixo traseiro: MB HO-4/23 D-10
- Área total de frenagem: 5684 cm²
Valores autorizados
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 15000
Valores indicados
- Eixo dianteiro: 5500
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 15500
Velocidade máxima
- 6ª marcha: 110 km/h
Capacidade máxima de subida
- 1ª marcha, 15000kg: 30 %
- 1ª marcha, 15500kg: 28 %
- Tanque de combustível: 300
- Óleo no cárter, máx./min.: 18,5/14,5
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 5,25
- Sistema de embreagem: 0,55
- Caixa de direção: 7,9
- Água do arrefecimento: 30
- Distância entre-eixos: 5850
- Bitola dianteira: 2020
- Bitola traseira: 1821
- Comprimento total: 11290
- Largura: 2500
- Altura: 3215
- Vão livre dianteiro: 235
- Vão livre traseiro: 239
- Balanço dianteiro: 2342
- Balanço traseiro: 3100
- Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,82
- Volume de bagageiros: 7,5 m³
- Número de poltronas com toalete: 36 / 40
- Número de poltronas sem toalete: 40 / 44