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ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-371RSD

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: 364298
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Junho/1987)

Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer nos produtos de marca a mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
O ônibus rodoviário O-371 RSD ressalta esses aspectos.
Dotado do motor Mercedes-Benz OM-355/6 LA, turboalimentado e com pós-resfriador do ar de admissão, com 326 cv NBR de potência, o O-371 RSD destaca-se pelo excepcional desempenho e baixo consumo de combustível.
Com um total de 13,20 metros de comprimento, tem o salão de passageiros inteiramente aproveitável, podendo-se nele transportar 48 passageiros em poltronas standard, sem toalete.
Dispõe, ainda, de um exclusivo sistema de difusão de ar, regulável na direção e no fluxo; luzes de leitura com foco direcionável; e alto-falantes, todos agrupados num prático módulo de serviço.
O sistema de suspensão, inteiramente pneumático, absorve com eficiência impactos e vibrações ocasionados por pisos irregulares, proporcionando os melhores padrões de conforto e estabilidade.
O eficiente isolamento do compartimento do motor e da caixa de mudança de marchas e a ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos, constituem algumas das razões do excepcional silêncio no salão de passageiros. A poltrona do motorista é de configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente. É dotada, ainda,  de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do condutor.
Os comandos e as teclas do painel de instrumentos, com símbolos iluminados, são facilmente acessíveis e tem boa visibilidade também à noite. As luzes-piloto são montadas em circuitos impressos e tem seus simbolos visíveis só quando acesas.
Mais ainda: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante; embreagem de acionamento hidráulico; freio de estacionamento com molas acumuladoras, acionado hidraulicamente; direção hidráulica com dois amortecedores e pneus radiais.
Para maior segurança em quaisquer situações de trânsito, o O-371 RSD é dotado de itens como pisca-pisca adicional nas laterais, fechadura em cinco componentes do ônibus, parabrisa laminado climatizado, faróis de neblina e espelhos retrovisores com secção convexa.
Tudo isso faz do O-371 RSD um ônibus com elevado grau de conforto, segurança e rentabilidade.

  • Motor diesel tipo (turboalimentado, com pós-resfriador): Mercedes-Benz OM-355/6 LA
  • Cilindros verticais, em linha: 6
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 150 mm
  • Cilindrada total: 11.580 cm³
  • Razão de compressão: 15:1
  • Potência, NBR: 240 kW / 326 cv / 2000 rpm
  • Torque, NBR: 1303 Nm / 133 mkgf / 1200 rpm
  • Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4

  • Sistema elétrico: 24 V
  • Alternador: 2x 28 V / 35 A
  • Motor de partida: 5,5 kW / 7,5 cv / 24 V
  • Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-90/6,98
  • Redução no eixo traseiro: i=3,917 (47:12)

Direção

  • Tipo: hidráulica
  • Modelo: ZF 8065

Rodas e Pneus

  • Aro das rodas: 8.00-22
  • Pneumáticos: 10.00-22 PR 16

Eixos

  • Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
  • Eixos traseiros 1º e 2º: MB NR-4/12 DL-6 e MB HO-4/01 DL-10

  • Área total de frenagem: 8057 cm²

 Valores autorizados 

  • Eixo dianteiro: 5000
  • 1º Eixo traseiro: 5000
  • 2º Eixo traseiro: 8500
  • Total: 18500

 Valores indicados 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • 1º Eixo traseiro: 5500
  • 2º Eixo traseiro: 11000
  • Total: 20500

 Velocidade máxima 

  • 6ª marcha: 107 km/h

 Capacidade máxima de subida 

  • 1ª marcha, 18500kg: 32 %
  • 1ª marcha, 20500kg: 29 %

  • Tanque de combustível: 600
  • Óleo no cárter, máx./min.: 18/12
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 11
  • Sistema de embreagem: 0,55
  • Caixa de direção: 8,7
  • Água do arrefecimento: 54

  • Distância entre-eixos: 6050 + 1480
  • Bitola dianteira: 2005
  • Bitola traseira 1º / 2º: 2165 / 1821
  • Comprimento total: 13200
  • Largura: 2600
  • Altura: 3452
  • Vão livre dianteiro: 272
  • Vão livre traseiro 1º / 2º: 307 / 224
  • Balanço dianteiro: 2340
  • Balanço traseiro: 3330
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 26
  • Volume de bagageiros: 13 m³

Capacidade

  • Número de poltronas com toalete: 44 / 48
  • Número de poltronas sem toalete: 52 / 56

Função desabilitada

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