ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: 364298
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Junho/1987)
Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer nos produtos de marca a mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
O ônibus rodoviário O-371 RSD ressalta esses aspectos.
Dotado do motor Mercedes-Benz OM-355/6 LA, turboalimentado e com pós-resfriador do ar de admissão, com 326 cv NBR de potência, o O-371 RSD destaca-se pelo excepcional desempenho e baixo consumo de combustível.
Com um total de 13,20 metros de comprimento, tem o salão de passageiros inteiramente aproveitável, podendo-se nele transportar 48 passageiros em poltronas standard, sem toalete.
Dispõe, ainda, de um exclusivo sistema de difusão de ar, regulável na direção e no fluxo; luzes de leitura com foco direcionável; e alto-falantes, todos agrupados num prático módulo de serviço.
O sistema de suspensão, inteiramente pneumático, absorve com eficiência impactos e vibrações ocasionados por pisos irregulares, proporcionando os melhores padrões de conforto e estabilidade.
O eficiente isolamento do compartimento do motor e da caixa de mudança de marchas e a ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos, constituem algumas das razões do excepcional silêncio no salão de passageiros. A poltrona do motorista é de configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente. É dotada, ainda, de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do condutor.
Os comandos e as teclas do painel de instrumentos, com símbolos iluminados, são facilmente acessíveis e tem boa visibilidade também à noite. As luzes-piloto são montadas em circuitos impressos e tem seus simbolos visíveis só quando acesas.
Mais ainda: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante; embreagem de acionamento hidráulico; freio de estacionamento com molas acumuladoras, acionado hidraulicamente; direção hidráulica com dois amortecedores e pneus radiais.
Para maior segurança em quaisquer situações de trânsito, o O-371 RSD é dotado de itens como pisca-pisca adicional nas laterais, fechadura em cinco componentes do ônibus, parabrisa laminado climatizado, faróis de neblina e espelhos retrovisores com secção convexa.
Tudo isso faz do O-371 RSD um ônibus com elevado grau de conforto, segurança e rentabilidade.
- Motor diesel tipo (turboalimentado, com pós-resfriador): Mercedes-Benz OM-355/6 LA
- Cilindros verticais, em linha: 6
- Diâmetro do cilindro: 128 mm
- Curso do êmbolo: 150 mm
- Cilindrada total: 11.580 cm³
- Razão de compressão: 15:1
- Potência, NBR: 240 kW / 326 cv / 2000 rpm
- Torque, NBR: 1303 Nm / 133 mkgf / 1200 rpm
- Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4
- Sistema elétrico: 24 V
- Alternador: 2x 28 V / 35 A
- Motor de partida: 5,5 kW / 7,5 cv / 24 V
- Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
- Caixa de mudanças sincronizada: ZF S 6-90/6,98
- Redução no eixo traseiro: i=3,917 (47:12)
- Tipo: hidráulica
- Modelo: ZF 8065
- Aro das rodas: 8.00-22
- Pneumáticos: 10.00-22 PR 16
- Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
- Eixos traseiros 1º e 2º: MB NR-4/12 DL-6 e MB HO-4/01 DL-10
- Área total de frenagem: 8057 cm²
Valores autorizados
- Eixo dianteiro: 5000
- 1º Eixo traseiro: 5000
- 2º Eixo traseiro: 8500
- Total: 18500
Valores indicados
- Eixo dianteiro: 6500
- 1º Eixo traseiro: 5500
- 2º Eixo traseiro: 11000
- Total: 20500
Velocidade máxima
- 6ª marcha: 107 km/h
Capacidade máxima de subida
- 1ª marcha, 18500kg: 32 %
- 1ª marcha, 20500kg: 29 %
- Tanque de combustível: 600
- Óleo no cárter, máx./min.: 18/12
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 11
- Sistema de embreagem: 0,55
- Caixa de direção: 8,7
- Água do arrefecimento: 54
- Distância entre-eixos: 6050 + 1480
- Bitola dianteira: 2005
- Bitola traseira 1º / 2º: 2165 / 1821
- Comprimento total: 13200
- Largura: 2600
- Altura: 3452
- Vão livre dianteiro: 272
- Vão livre traseiro 1º / 2º: 307 / 224
- Balanço dianteiro: 2340
- Balanço traseiro: 3330
- Círculo de viragem do veículo, mØ: 26
- Volume de bagageiros: 13 m³
- Número de poltronas com toalete: 44 / 48
- Número de poltronas sem toalete: 52 / 56