ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-371U

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: 364302
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1987)

Cada novo veículo Mercedes-Benz que sai das linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica.
É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Estas virtudes estão presentes no novo ônibus urbano O-371 U. O mais novo e arrojado padrão tecnológico em transporte coletivo urbano. O O-371 U tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.
Seu rendimento é garantido pelas opções de motor e caixas de mudanças sincronizadas, à disposição do frotista.
Tanto o motor OM-366, de 136 cv NBR, com caixa de mudanças Mercedes-Benz G-3/60, como o OM-355/5, de 187 cv NBR, com caixa de mudanças Mercedes-Benz, G-3/61, associam potência e baixo consumo. O O-371 U é dotado do eixo traseiro HO-4/23 D-10, com engrenagens hipóides de alta resistência. Projetado e construído inteiramente para uso urbano, o novo O-371 U é equipado com suspensão composta por molas helicoidais na dianteira, amortecedores telescópicos e estabilizadores na dianteira e na traseira, e lâminas plásticas intercaladas nos feixes de molas semi-elípticas na traseira. Essa suspensão absorve as irregularidades das vias e apresenta sensível redução de ruído, garantindo um rodar suave e seguro.
O O-371 U tem direção hidráulica precisa e suave, o que reduz o esforço do motorista, facilitando as manobras.
As frenagens são mais rápidas e seguras graças ao novo sistema de freio de serviço de acionamento a ar comprimido.
As portas mais largas, com degraus iluminados, de baixa altura e piso antiderrapante, facilitam o acesso e aumentam a segurança dos passageiros.
O espaço interno é amplo e a altura do piso mais baixa.
O sistema de iluminação com luz branca de neon está integrado à estrutura interna da carroçaria. Os assentos são anatômicos e próprios para uso urbano.
O sistema de circulação de ar é formado pela tomada frontal, amplas janelas e campânulas de exaustão, proporcionando permanente circulação de ar e consequente conforto aos passageiros.
Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelo passageiro e indicam "parada solicitada" nos visores do teto.
A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do motorista, proporcionando maior conforto e segurança. O painel de comando do novo O-371 U é envolvente, com teclas e símbolos iluminados e de fácil acesso, melhorando visibilidade durante a noite.
A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável e o pára-sol é do tipo roll-on.
E mais: o novo padrão tecnológico O-371 U oferece manutenção simples e rápida graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.
Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 U modelo de eficiência e garantia de grande rentabilidade no transporte urbano de passageiros.

  • Motor diesel tipo (injeção direta): Mercedes-Benz OM-355/5
  • Cilindros verticais, em linha: 5
  • Diâmetro do cilindro: 128 mm
  • Curso do êmbolo: 150 mm
  • Cilindrada total: 9.650 cm³
  • Relação de compressão: 16:1
  • Potência, NBR: 138 kW / 187 cv / 2200 rpm
  • Torque, NBR: 620 Nm / 63 mkgf / 1200 rpm
  • Sequência de ignição: 1-2-4-5-3

  • Alternador: 28 V / 35 A
  • Motor de partida: 5 kW / 6 cv / 24 V
  • Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V

  • Modelo: MB G-3/61-5/6,1
  • Redução no eixo traseiro: i=5,25 (42:8)

Direção

  • Tipo: hidráulica
  • Modelo: ZF 8063

Rodas e Pneus

  • Aro das rodas: 7.0-20
  • Aro das rodas (pneus 10.00-20 PR 16): 7.5-20
  • Pneumáticos: 9.00-20 PR 14 (Com velocidade máxima de 60 km/h)
  • Pneumáticos opcionais: 10.00-20 PR 16

Eixos

  • Eixo dianteiro: MB VO-4/13 D-7
  • Eixo traseiro: MB HO-4/23 D-10

  • Área total de frenagem: 5685 cm²

  • Eixo dianteiro (autorizado): 5000
  • Eixo traseiro (autorizado): 10000
  • Total (autorizado): 15000

 Velocidade máxima 

  • 5ª marcha: 78 km/h
  • Com pneus 10.00-20 PR 16: 81 km/h

 Capacidade máxima de subida 

  • 1ª marcha, 15000kg: 24 %
  • Com pneus 10,00-20 PR 16: 23 %

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 18,5/14
  • Caixa de mudanças: 5
  • Caixa do diferencial: 5
  • Água do arrefecimento: 40

  • Distância entre-eixos: 5850
  • Bitola dianteira: 1994
  • Bitola traseira: 1821
  • Comprimento total: 11062
  • Largura: 2600
  • Altura: 3080
  • Vão livre dianteiro: 213
  • Vão livre traseiro: 164,5
  • Balanço dianteiro: 2112
  • Balanço traseiro: 3100
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,79

Função desabilitada

Menu