ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: Sem registro
- Baumúster: 364304
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992)
Motor OM-366 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador de ar de admissão), com potência de 210 cv NBR a 2600 rpm e 67 mkgf NBR de torque a 1600 rpm. O turbocooler aumenta a densidade de massa de ar destinada aos cilindros. Consequentemente, produz uma ótima queima de combustível, aumenta a potência e o torque do motor e reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
O O-371 UL tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.
Caixa de mudanças sincronizada ZF-S-6-90/6,98 e eixo traseiro HO-4/01 D-10, que propiciam uma boa velocidade média.
Suspensão dianteira pneumática, constituída por bolsões de ar, batente auxiliar, barras tensoras, válvula de controle de nível e amortecedores telescópicos de dupla ação. Suspensão traseira mecânica, com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação. O conjunto de suspensão proporciona os melhores padrões de estabilidade e conforto.
Direção hidráulica ZF 8065, precisa e suave, que reduz o esforço do motorista facilitando as manobras.
Freio de serviço a ar comprimido de dois circuitos independentes. Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Freio-motor de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
O O-371 UL oferece a possibilidade de instalação de 2 ou 3 portas, com a finalidade de atender a cada necessidade de transporte. As portas são largas, com degraus iluminados de baixa altura e piso antiderrapante, o que representa facilidade de acesso e segurança para os passageiros.
O espaço interno é amplo e a altura é confortável, com assentos anatômicos e próprios para uso urbano.
A iluminação de neon está integrada à estrutura interna da carroçaria. A circulação interna de ar tem um eficiente sistema de ventilação, constituído por 2 ventiladores e 2 exaustores elétricos instalados no teto, além de 2 alçapões.
Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelos passageiros e indicam "parada solicitada" nos visores de teto.
A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do condutor. A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável, e o pára-sol é do tipo roll-on.
O O-371 UL permite manutenção simples e rápida, graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.
Esses e outros fatores fazem do O-371 UL um modelo de eficiência e garantia de alta rentabilidade no transporte urbano de passageiros.
- Motor diesel tipo (injeção direta, com turbocooler): Mercedes-Benz OM-366 LA
- Cilindros verticais, em linha: 6
- Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
- Curso do êmbolo: 133 mm
- Cilindrada total: 5.958 cm³
- Relação de compressão: 16,5:1
- Potência, NBR 5484 (fev/85): 155 kW / 210 cv / 2600 rpm
- Torque, NBR 5484 (fev/85): 660 Nm / 67 mkgf / 1600 rpm
- Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4
- Alternador: 28 V / 35 A
- Alternador sob encomenda: 28 V / 75 A
- Motor de partida: 4 kW / 5,4 cv / 24 V
- Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
- Tensão nominal: 24 V
- Caixa de mudanças sincronizada: ZF-S-6-90/6,98
- Redução no eixo traseiro: i=5,857 (41:7)
- Tipo: hidráulica
- Modelo: ZF 8065
- Aro das rodas: 8.25-22,5
- Pneumáticos, sem câmara: 12 R 22,5 PR 16
- Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
- Eixo traseiro: MB HO-4/01 D-10
- Área total de frenagem: 5684 cm²
Pesos autorizados
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Pesos indicados
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 11000
- Total: 17000
Velocidade máxima
- 5ª marcha: 88 km/h
Capacidade máxima de subida
- 1ª marcha, 16000kg: 29 %
- 1ª marcha, 17000kg: 27 %
- Tanque de combustível: 300
- Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 11
- Água do arrefecimento: 27
- Distância entre-eixos: 6330
- Bitola dianteira: 2020
- Bitola traseira: 1821
- Comprimento total: 11892
- Largura: 2600
- Altura: 3017
- Vão livre dianteiro: 253
- Vão livre traseiro: 208
- Balanço dianteiro: 2462
- Balanço traseiro: 3100
- Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,66