ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-371UL

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: Sem registro
  • Baumúster: 364304
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Outubro/1992)

Motor OM-366 LA turbocooler (turboalimentador mais resfriador de ar de admissão), com potência de 210 cv NBR a 2600 rpm e 67 mkgf NBR de torque a 1600 rpm. O turbocooler aumenta a densidade de massa de ar destinada aos cilindros. Consequentemente, produz uma ótima queima de combustível, aumenta a potência e o torque do motor e reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
O O-371 UL tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.
Caixa de mudanças sincronizada ZF-S-6-90/6,98 e eixo traseiro HO-4/01 D-10, que propiciam uma boa velocidade média.
Suspensão dianteira pneumática, constituída por bolsões de ar, batente auxiliar, barras tensoras, válvula de controle de nível e amortecedores telescópicos de dupla ação. Suspensão traseira mecânica, com feixes de molas semi-elípticas e amortecedores telescópicos de dupla ação. O conjunto de suspensão proporciona os melhores padrões de estabilidade e conforto.
Direção hidráulica ZF 8065, precisa e suave, que reduz o esforço do motorista facilitando as manobras.
Freio de serviço a ar comprimido de dois circuitos independentes. Freio de estacionamento com câmara de mola acumuladora e acionamento pneumático. Freio-motor de acionamento eletropneumático, que pode ser conjugado ao freio de serviço.
O O-371 UL oferece a possibilidade de instalação de 2 ou 3 portas, com a finalidade de atender a cada necessidade de transporte. As portas são largas, com degraus iluminados de baixa altura e piso antiderrapante, o que representa facilidade de acesso e segurança para os passageiros.
O espaço interno é amplo e a altura é confortável, com assentos anatômicos e próprios para uso urbano.
A iluminação de neon está integrada à estrutura interna da carroçaria. A circulação interna de ar tem um eficiente sistema de ventilação, constituído por 2 ventiladores e 2 exaustores elétricos instalados no teto, além de 2 alçapões.
Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelos passageiros e indicam "parada solicitada" nos visores de teto.
A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do condutor. A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável, e o pára-sol é do tipo roll-on.
O O-371 UL permite manutenção simples e rápida, graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.
Esses e outros fatores fazem do O-371 UL um modelo de eficiência e garantia de alta rentabilidade no transporte urbano de passageiros.

  • Motor diesel tipo (injeção direta, com turbocooler): Mercedes-Benz OM-366 LA
  • Cilindros verticais, em linha: 6
  • Diâmetro do cilindro: 97,5 mm
  • Curso do êmbolo: 133 mm
  • Cilindrada total: 5.958 cm³
  • Relação de compressão: 16,5:1
  • Potência, NBR 5484 (fev/85): 155 kW / 210 cv / 2600 rpm
  • Torque, NBR 5484 (fev/85): 660 Nm / 67 mkgf / 1600 rpm
  • Sequência de ignição: 1-5-3-6-2-4

  • Alternador: 28 V / 35 A
  • Alternador sob encomenda: 28 V / 75 A
  • Motor de partida: 4 kW / 5,4 cv / 24 V
  • Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Tensão nominal: 24 V

  • Caixa de mudanças sincronizada: ZF-S-6-90/6,98
  • Redução no eixo traseiro: i=5,857 (41:7)

Direção

  • Tipo: hidráulica
  • Modelo: ZF 8065

Rodas e Pneus

  • Aro das rodas: 8.25-22,5
  • Pneumáticos, sem câmara: 12 R 22,5 PR 16

Eixos

  • Eixo dianteiro: MB VO-4/13 DL-7
  • Eixo traseiro: MB HO-4/01 D-10

  • Área total de frenagem: 5684 cm²

 Pesos autorizados 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

 Pesos indicados 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 11000
  • Total: 17000

 Velocidade máxima 

  • 5ª marcha: 88 km/h

 Capacidade máxima de subida 

  • 1ª marcha, 16000kg: 29 %
  • 1ª marcha, 17000kg: 27 %

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 15/11
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 11
  • Água do arrefecimento: 27

  • Distância entre-eixos: 6330
  • Bitola dianteira: 2020
  • Bitola traseira: 1821
  • Comprimento total: 11892
  • Largura: 2600
  • Altura: 3017
  • Vão livre dianteiro: 253
  • Vão livre traseiro: 208
  • Balanço dianteiro: 2462
  • Balanço traseiro: 3100
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,66

Função desabilitada

Menu