ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: De 1989 até 1993
- Baumúster: 364359
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Janeiro/1991)
Cada novo veículo Mercedes-Benz que sai das linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução da tecnologia. É assim que a Mercedes-Benz, fazendo jus à sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Todas estas qualidades estão presentes no novo padrão tecnológico urbano O-371 UP. O novo Mercedes-Benz O-371 UP tem design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos mínimos detalhes.
Seu rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa potência de 238 cv NBR a baixo consumo. Acrescente-se a qualidade da transmissão representada pela caixa de mudanças sincronizada ZF S-6/90 e pelo eixo traseiro HO-7/01 DL-10, que concorrem para uma boa velocidade média. O novo O-371 UP tem suspensão totalmente pneumática, contituída por bolsões de ar, válvulas de controle de nível, amortecedores telescópicos, proporcionando os melhores padrões de estabilidade e conforto.
As frenagens são mais rápidas e seguras, graças ao novo sistema de freio de acionamento a ar comprimido com dois circuitos independentes.
A direção é hidráulica, precisa e suave, o que reduz o esforço do motorista, facilitando as manobras.
O novo O-371 UP oferece a possibilidade de instalação de 2 ou 3 portas, com a finalidade de atender a cada necessidade de serviço. As portas são mais largas, com degraus iluminados, de baixa altura e piso antiderrapante, o que representa facilidade de acesso e segurança para os passageiros. E mais: um sistema de segurança obtido através de operação conjunta entre os freios e as portas impede a movimentação do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, resultando em segurança adicional para os passageiros.
O espaço interno é mais amplo e a altura é maior, os assentos são anatômicos e próprios para uso urbano. A iluminação é de neon está integrado à estrutura interna da carroçaria.
A circulação interna de ar tem um eficiente sistema de ventilação, constituído por 2 ventiladores e 2 exaustores elétricos instalados no teto, além de 2 alçapões.
Os botões de parada, bem localizados nos balaústres, facilitam o acionamento pelo passageiro e indicam "parada solicitada" nos visores do teto.
A poltrona do motorista é hidráulica, ajustável na inclinação e regulável de acordo com o peso do condutor. O painel é do tipo envolvente, com teclas e símbolos iluminados e acessíveis, facilmente visíveis durante a noite.
A ventilação para o motorista é individual, regulável e direcionável e o pára-sol é do tipo roll-on.
O novo O-371 UP oferece ainda uma manutenção simples e rápida, graças ao fácil acesso ao compartimento do motor.
Estes e muitos outros fatores fazem do novo Mercedes-Benz O-371 UP modelo de eficiência e garantia de alta rentabilidade no transporte urbano de passageiros.
- Motor diesel tipo (injeção direta, turboalimentado): Mercedes-Benz OM-355/5 A
- Cilindros verticais, em linha: 5
- Diâmetro do cilindro: 128 mm
- Curso do êmbolo: 150 mm
- Cilindrada total: 9.650 cm³
- Relação de compressão: 15:1
- Potência, NBR 5484 (fev/85): 175 kW / 238 cv / 2100 rpm
- Torque, NBR 5484 (fev/85): 965 Nm / 98 mkgf / 1200 rpm
- Sequência de ignição: 1-2-4-5-3
- Alternador: 1x 28 V / 75 A
- Motor de partida: 5,5 kW / 7,5 cv / 24 V
- Baterias: 2 x 135 Ah / 12 V
- Caixa de mudanças sincronizada: ZF S-6/90/6,98
- Redução no eixo traseiro: i=5,217 (27:18)
- Tipo: hidráulica
- Modelo: ZF 8065
- Aro das rodas: 7.5
- Aro das rodas sob encomenda: 8.0
- Pneumáticos: 10.00 (R)-20 PR 16
- Pneumáticos sob encomenda: 11.00 (R)-22 PR 16 / 11.00 (R)-22,5 PR 16
- Eixo dianteiro: MB VO-4/13 D(L)-7
- Eixo traseiro: MB HO-7/01 DL-10
- Área total de frenagem: 5684 cm²
Valores autorizados
- Eixo dianteiro: 5000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 15000
Valores indicados
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000 / 12000 (com pneus 11.00-22)
- Total: 16000 / 18000 (com pneus 11.00-22)
Velocidade máxima
- 6ª marcha: 78 km/h
- Com pneus 11.00-22: 83 km/h
Capacidade máxima de subida
- 1ª marcha, 16000kg: 35 %
- 1ª marcha, 18000kg: 32 %
- Tanque de combustível: 300
- Óleo no cárter, máx./min.: 18,5/14,5
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 12
- Água do arrefecimento: 40
- Distância entre-eixos: 6330
- Bitola dianteira: 2020
- Bitola traseira: 1821
- Comprimento total: 11892
- Largura: 2600
- Altura: 3185
- Vão livre dianteiro: 235
- Vão livre traseiro: 294
- Balanço dianteiro: 2462
- Balanço traseiro: 3100
- Círculo de viragem do veículo, mØ: 22,57