ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: De 1994 até 1996
- Baumúster: 664105
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1994)
- Motor diesel: Mercedes-Benz OM-449 A
- Tipo: 5 cilindros verticais em linha, turboalimentado
- Potência máxima, NBR 5484 (fev/85): 185 kW (252 cv) a 2100 rpm
- Torque máximo, NBR 5484 (fev/85): 1020 Nm (104 mkgf) de 1100 a 1600 rpm
- Mancais da árvore de manivelas: 6, de camadas múltiplas em ligas
- Localização das válvulas: no cabeçote
- Cilindrada total: 9.973 cm³
- Diâmetro do pistão: 128 mm
- Curso do pistão: 155 mm
- Relação de compressão: 16,25:1
- Consumo específico: 202 g/kWh a 1200 rpm
- Sequência de injeção: 1-2-4-5-3
- Bomba de óleo – tipo: engrenagens
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo/água
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
- Modelo: Bosch, injeção direta
- Tipo: de êmbolos
- Regulador: RQ
- Método de injeção: injeção direta, com avanço automático
- Pressão de injeção: 200+8 bar
Compressor
- Modelo: Knorr (ou Wabco)
- Diâmetro dos cilindros: 90 mm
- Curso do êmbolo: 46 mm
- Cilindrada: 293 cm³
- Velocidade angular: 2646 rpm
- Pressão de serviço: 8 bar
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: bloco: ar; cabeçote: água
- Acionamento: por engrenagens
- Alternador: 28 V / 35 A; 28 V / 75 A; 28 V / 105 A
- Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
- Motor de partida: 6,7 kW / 9,1 cv / 24 V
- Tensão nominal do sistema: 24 V
- Modelo: ZF S 6-90/6,98
- Modelo opcional: ZF S 6-105/6,98
- Acionamento: alavanca
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,0 / marcha à ré=6,43
- Tipo: monodisco seco
- Modelo: GMF 420
- Acionamento: servoassistido
- Modelo: ZF 8063
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i=20,7:1
- Tipo: plataforma autoportante
- Aros das rodas: 8.00 x 22 / 8.25 x 22,5
- Pneumáticos: 11.00-22 PR 16 / 11,00 R 22 PR 16 / 12 R 22,5 PR 16
- Número total de eixos: 2
- Número de eixos propulsores: 1
- Propulsão dos semi-eixos: coroa e pinhão, tipo hipóide
- Reduções: i=3,666 (44:12)
Eixo dianteiro
- Modelo: MB VO-4/13 DL-7
- Tipo: punho
Eixo traseiro
- Modelo: MB HO-4/01 D-10
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
Suspensão dianteira
- Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: opcional
Suspensão traseira
- Tipo: mecânica, com 2 feixes de molas semi-elípticas
- Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Freio de serviço
- Tipo: a ar comprimido de 2 circuitos
- Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem: eixo dianteiro – 2367 cm² / eixo traseiro – 3317 cm² / total – 5684 cm²
- Diâmetro do tambor: 410 mm
- Espessura da lona: 19 mm
- Largura da lona dianteira: 160 mm
- Largura da lona traseira: 220 mm
Freio adicional
- Tipo: motor
- Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
- Atuação: rodas traseiras
Freio ABS/ASR (Opcional)
- Tipo: sistema antibloqueio de rodas e regulagem antideslizante
Ônibus completo com roda reserva, 44 poltronas tipo conforto, 300 litros de combustível, ferramentas, pneus 11.00 R 22 e motorista
- Eixo dianteiro: 3700
- Eixo traseiro: 7300
- Total: 11000
- Carga útil: 6000
Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 11000
- Total: 17000
Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações conforme opcionais
- Caixa de mudanças: ZF S 6-90/6,98
- Eixo traseiro: MB HO-4/01 D-10 (i=3,666)
Pneus 11.00-22 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16
- Velocidade máxima: 118 km/h
- Capacidade máxima de subida com 16000kg: 29 %
- Capacidade máxima de subida com 17000kg: 27 %
Pneus 12 R 22,5 PR 16
- Velocidade máxima: 113 km/h
- Capacidade máxima de subida com 16000kg: 30 %
- Capacidade máxima de subida com 17000kg: 28 %
- Tanque de combustível: 300
- Óleo no cárter, máx./min.: 22/15
- Filtro de óleo: 2,5
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 11
- Direção hidráulica: 7,9
- Acionamento da embreagem: 0,55
- Sistema de arrefecimento: 30
- Lavador de parabrisa: 8,0
- Distância entre-eixos: 5850
- Comprimento total: 11290
- Largura: 2600
- Altura: 3311
- Bitola – eixo dianteiro: 2020
- Bitola – eixo traseiro: 1821
- Balanço dianteiro: 2340
- Balanço traseiro: 3100
- Vão livre dianteiro: 276
- Vão livre traseiro: 280
- Ângulo de entrada: 11º
- Ângulo de saída: 11º
- Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,0
- Volume dos bagageiros: 7,5 m³
Giro do motor
- RPM corte min: 2170
- RPM corte: 2230
- RPM corte máx: 2290
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,30
- Altitudes acima de 350m: 1,76