ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-400R

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: De 1994 até 1996
  • Baumúster: 664105
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1994)

  • Motor diesel: Mercedes-Benz OM-449 A
  • Tipo: 5 cilindros verticais em linha, turboalimentado
  • Potência máxima, NBR 5484 (fev/85): 185 kW (252 cv) a 2100 rpm
  • Torque máximo, NBR 5484 (fev/85): 1020 Nm (104 mkgf) de 1100 a 1600 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 6, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 9.973 cm³
  • Diâmetro do pistão: 128 mm
  • Curso do pistão: 155 mm
  • Relação de compressão: 16,25:1
  • Consumo específico: 202 g/kWh a 1200 rpm
  • Sequência de injeção: 1-2-4-5-3
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo/água
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba injetora 

  • Modelo: Bosch, injeção direta
  • Tipo: de êmbolos
  • Regulador: RQ
  • Método de injeção: injeção direta, com avanço automático
  • Pressão de injeção: 200+8 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr (ou Wabco)
  • Diâmetro dos cilindros: 90 mm
  • Curso do êmbolo: 46 mm
  • Cilindrada: 293 cm³
  • Velocidade angular: 2646 rpm
  • Pressão de serviço: 8 bar
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: bloco: ar; cabeçote: água
  • Acionamento: por engrenagens

  • Alternador: 28 V / 35 A; 28 V / 75 A; 28 V / 105 A
  • Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Motor de partida: 6,7 kW / 9,1 cv / 24 V
  • Tensão nominal do sistema: 24 V

  • Modelo: ZF S 6-90/6,98
  • Modelo opcional: ZF S 6-105/6,98
  • Acionamento: alavanca
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,0 / marcha à ré=6,43

  • Tipo: monodisco seco
  • Modelo: GMF 420
  • Acionamento: servoassistido

Direção

  • Modelo: ZF 8063
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i=20,7:1

  • Tipo: plataforma autoportante

Rodas e Pneus

  • Aros das rodas: 8.00 x 22 / 8.25 x 22,5
  • Pneumáticos: 11.00-22 PR 16 / 11,00 R 22 PR 16 / 12 R 22,5 PR 16

Eixos

  • Número total de eixos: 2
  • Número de eixos propulsores: 1
  • Propulsão dos semi-eixos: coroa e pinhão, tipo hipóide
  • Reduções: i=3,666 (44:12)

 Eixo dianteiro 

  • Modelo: MB VO-4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo traseiro 

  • Modelo: MB HO-4/01 D-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados

 Suspensão dianteira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: opcional

 Suspensão traseira 

  • Tipo: mecânica, com 2 feixes de molas semi-elípticas
  • Amortecedores: 2, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de 2 circuitos
  • Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: eixo dianteiro – 2367 cm² / eixo traseiro – 3317 cm² / total – 5684 cm²
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Espessura da lona: 19 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
  • Atuação: rodas traseiras

 Freio ABS/ASR (Opcional) 

  • Tipo: sistema antibloqueio de rodas e regulagem antideslizante

 Ônibus completo com roda reserva, 44 poltronas tipo conforto, 300 litros de combustível, ferramentas, pneus 11.00 R 22 e motorista 

  • Eixo dianteiro: 3700
  • Eixo traseiro: 7300
  • Total: 11000
  • Carga útil: 6000

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 11000
  • Total: 17000

 Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações conforme opcionais

  • Caixa de mudanças: ZF S 6-90/6,98
  • Eixo traseiro: MB HO-4/01 D-10 (i=3,666)

 Pneus 11.00-22 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16 

  • Velocidade máxima: 118 km/h
  • Capacidade máxima de subida com 16000kg: 29 %
  • Capacidade máxima de subida com 17000kg: 27 %

 Pneus 12 R 22,5 PR 16 

  • Velocidade máxima: 113 km/h
  • Capacidade máxima de subida com 16000kg: 30 %
  • Capacidade máxima de subida com 17000kg: 28 %

  • Tanque de combustível: 300
  • Óleo no cárter, máx./min.: 22/15
  • Filtro de óleo: 2,5
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 11
  • Direção hidráulica: 7,9
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 30
  • Lavador de parabrisa: 8,0

  • Distância entre-eixos: 5850
  • Comprimento total: 11290
  • Largura: 2600
  • Altura: 3311
  • Bitola – eixo dianteiro: 2020
  • Bitola – eixo traseiro: 1821
  • Balanço dianteiro: 2340
  • Balanço traseiro: 3100
  • Vão livre dianteiro: 276
  • Vão livre traseiro: 280
  • Ângulo de entrada: 11º
  • Ângulo de saída: 11º
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 21,0
  • Volume dos bagageiros: 7,5 m³

 Giro do motor 

  • RPM corte min2170
  • RPM corte: 2230
  • RPM corte máx: 2290
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,30
  • Altitudes acima de 350m: 1,76

Função desabilitada

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