ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO
- Uso: Ônibus rodoviário
- Fabricação: De 1994 até 1996
- Baumúster: 664188
- Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1994)
- Motor diesel: Mercedes-Benz OM-447 LA
- Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
- Potência máxima, NBR 5484 (fev/85): 260 kW (354 cv) a 2100 rpm
- Torque máximo, NBR 5484 (fev/85): 1550 Nm (158 mkgf) de 1100 a 1600 rpm
- Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
- Localização das válvulas: no cabeçote
- Cilindrada total: 11.967 cm³
- Diâmetro do pistão: 128 mm
- Curso do pistão: 155 mm
- Relação de compressão: 16,25:1
- Consumo específico: 189 g/kWh a 1200 rpm
- Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
- Bomba de óleo – tipo: engrenagens
- Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
- Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
- Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo/água
- Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
- Modelo: Bosch, injeção direta
- Tipo: de êmbolos
- Regulador: RQ
- Método de injeção: injeção direta, com avanço automático
- Pressão de injeção: 200+8 bar
Compressor
- Modelo: Knorr (ou Wabco)
- Diâmetro dos cilindros: 90 mm
- Curso do êmbolo: 46 mm
- Cilindrada: 293 cm³
- Velocidade angular: 2646 rpm
- Pressão de serviço: 8 bar
- Número de cilindros: 1
- Resfriamento: bloco: ar; cabeçote: água
- Acionamento: por engrenagens
- Alternador: 28 V / 75 A; 28 V / 105 A
- Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
- Motor de partida: 6,7 kW / 9,1 cv / 24 V
- Tensão nominal do sistema: 24 V
- Modelo: ZF S 6-105/6,98
- Acionamento: alavanca / easy-shift (Opcional)
- Marchas sincronizadas: 6
- Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,0 / marcha à ré=6,43
- Retarder hidrodinâmico: Voith VHBK 130 (Opcional)
- Momento de força máximo de frenagem no eixo de transmissão: 3000 Nm
- Tipo: monodisco seco
- Modelo: GMFZ 430
- Acionamento: hidropneumático
- Modelo: ZF 8065
- Tipo: hidráulica
- Relação de redução: i=22,7:1
- Tipo: plataforma autoportante
- Aros das rodas: 8.25 x 22,5 / 8.00 x 22
- Pneumáticos: 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16
- Número total de eixos: 2
- Número de eixos propulsores: 1
- Propulsão dos semi-eixos: coroa e pinhão, tipo hipóide
- Reduções: i=3,333 (40:12) / i=3,916 (47:12) / i=3,666 (44:12)
Eixo dianteiro
- Modelo: MB VO-4/13 DL-7
- Tipo: punho
Eixo traseiro
- Modelo: MB HO-4/01 DL-10
- Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados
Suspensão dianteira
- Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Suspensão traseira eixo motriz
- Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 2 barras tensoras longitudinais, 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura
- Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
- Barra estabilizadora: sim
Freio de serviço
- Tipo: a ar comprimido de 2 circuitos
- Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
- Área de frenagem: eixo dianteiro – 2367 cm² / eixo traseiro – 3317 cm² / total – 5684 cm²
- Diâmetro do tambor: 410 mm
- Espessura da lona: 19 mm
- Largura da lona dianteira: 160 mm
- Largura da lona traseira: 220 mm
Freio adicional
- Tipo: motor
- Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Freio de estacionamento
- Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
- Atuação: rodas traseiras
Retarder hidrodinâmico (Opcional)
- Tipo: Voith VHBK 130
- Acionamento: na coluna de direção
Freio ABS/ASR (Opcional)
- Tipo: sistema antibloqueio de rodas e regulagem antideslizante
Ônibus completo com roda reserva, poltronas tipo leito, cozinha, banco para rodomoça, 3 monitores de TV e 1 videocassete, ar-condicionado, parede divisória alta com porta, 450 litros de combustível, pneus 12 R 22,5 PR 16 e sem motorista
- Eixo dianteiro: 4400
- Eixo traseiro: 8280
- Total: 12680
- Carga útil: 5230
Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6500
- Eixo traseiro: 11500
- Total: 18000
Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT)
- Eixo dianteiro: 6000
- Eixo traseiro: 10000
- Total: 16000
Obs.: Os pesos podem sofrer alterações conforme opcionais
- Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
- Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10
i=3,333 – Pneus 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16
- Velocidade máxima: 125 km/h / 120 km/h / 131 km/h
- Capacidade máxima de subida com 16000kg: 44 % / 46 % / 42 %
- Capacidade máxima de subida com 18000kg: 38 % / 40 % / 36 %
i=3,916 – Pneus 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16
- Velocidade máxima: 106 km/h / 102 km/h / 111 km/h
- Capacidade máxima de subida com 16000kg: 54 % / 56 % / 51 %
- Capacidade máxima de subida com 17000kg: 46 % / 48 % / 44 %
i=3,666 – Pneus 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16
- Velocidade máxima: 114 km/h / 109 km/h / 119 km/h
- Capacidade máxima de subida com 16000kg: 49 % / 52 % / 47 %
- Capacidade máxima de subida com 17000kg: 43 % / 45 % / 40 %
- Tanque de combustível: 300/450/600
- Óleo no cárter, máx./min.: 26/17
- Filtro de óleo: 2,5
- Caixa de mudanças: 13
- Caixa do diferencial: 11
- Direção hidráulica: 8,2
- Acionamento da embreagem: 0,55
- Sistema de arrefecimento: 54
- Lavador de parabrisa: 8,0
- Distância entre-eixos: 7350
- Comprimento total: 13200
- Largura: 2600
- Altura: 3405
- Bitola – eixo dianteiro: 2005
- Bitola – eixo traseiro: 1821
- Balanço dianteiro: 2340
- Balanço traseiro: 3330
- Vão livre dianteiro: 230
- Vão livre traseiro: 250
- Ângulo de entrada: 11º
- Ângulo de saída: 11º
- Círculo de viragem do veículo, mØ: 26,0
- Volume dos bagageiros: 13 m³
Giro do motor
- RPM corte min: 2120
- RPM corte: 2220
- RPM corte máx: 2320
- RPM M L min: 550
- RPM M L: 600
- RPM M L máx: 650
Índice de fumaça em aceleração livre (m-1)
- Altitudes até 350m: 1,24
- Altitudes acima de 350m: 1,67