ViaCircular Transporte Coletivo

 

ATENÇÃO: PÁGINA TEMPORÁRIA
EM PROCESSO DE FORMATAÇÃO

Mercedes-Benz O-400RSL

  • Uso: Ônibus rodoviário
  • Fabricação: De 1994 até 1996
  • Baumúster: 664188
  • Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Novembro/1994)

  • Motor diesel: Mercedes-Benz OM-447 LA
  • Tipo: 6 cilindros verticais em linha, com turbocooler (turboalimentador com pós-resfriador do ar de admissão)
  • Potência máxima, NBR 5484 (fev/85): 260 kW (354 cv) a 2100 rpm
  • Torque máximo, NBR 5484 (fev/85): 1550 Nm (158 mkgf) de 1100 a 1600 rpm
  • Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
  • Localização das válvulas: no cabeçote
  • Cilindrada total: 11.967 cm³
  • Diâmetro do pistão: 128 mm
  • Curso do pistão: 155 mm
  • Relação de compressão: 16,25:1
  • Consumo específico: 189 g/kWh a 1200 rpm
  • Sequência de injeção: 1-5-3-6-2-4
  • Bomba de óleo – tipo: engrenagens
  • Filtro de óleo – tipo: filtragem total com elemento de papel
  • Filtro de ar – tipo: seco, com elemento de papel
  • Sistema de lubrificação: circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo/água
  • Sistema de arrefecimento: por circulação de água, com termostato

 Bomba injetora 

  • Modelo: Bosch, injeção direta
  • Tipo: de êmbolos
  • Regulador: RQ
  • Método de injeção: injeção direta, com avanço automático
  • Pressão de injeção: 200+8 bar

 Compressor 

  • Modelo: Knorr (ou Wabco)
  • Diâmetro dos cilindros: 90 mm
  • Curso do êmbolo: 46 mm
  • Cilindrada: 293 cm³
  • Velocidade angular: 2646 rpm
  • Pressão de serviço: 8 bar
  • Número de cilindros: 1
  • Resfriamento: bloco: ar; cabeçote: água
  • Acionamento: por engrenagens

  • Alternador: 28 V / 75 A; 28 V / 105 A
  • Bateria: 2 x 135 Ah / 12 V
  • Motor de partida: 6,7 kW / 9,1 cv / 24 V
  • Tensão nominal do sistema: 24 V

  • Modelo: ZF S 6-105/6,98
  • Acionamento: alavanca / easy-shift (Opcional)
  • Marchas sincronizadas: 6
  • Relação de transmissão: i=6,98 / 4,06 / 2,74 / 1,89 / 1,31 / 1,0 / marcha à ré=6,43
  • Retarder hidrodinâmico: Voith VHBK 130 (Opcional)
  • Momento de força máximo de frenagem no eixo de transmissão: 3000 Nm

  • Tipo: monodisco seco
  • Modelo: GMFZ 430
  • Acionamento: hidropneumático

Direção

  • Modelo: ZF 8065
  • Tipo: hidráulica
  • Relação de redução: i=22,7:1

  • Tipo: plataforma autoportante

Rodas e Pneus

  • Aros das rodas: 8.25 x 22,5 / 8.00 x 22
  • Pneumáticos: 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16

Eixos

  • Número total de eixos: 2
  • Número de eixos propulsores: 1
  • Propulsão dos semi-eixos: coroa e pinhão, tipo hipóide
  • Reduções: i=3,333 (40:12) / i=3,916 (47:12) / i=3,666 (44:12)

 Eixo dianteiro 

  • Modelo: MB VO-4/13 DL-7
  • Tipo: punho

 Eixo traseiro 

  • Modelo: MB HO-4/01 DL-10
  • Tipo: carcaça central com tubos de aço imprensados

 Suspensão dianteira 

  • Tipo: pneumática com 2 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Suspensão traseira eixo motriz 

  • Tipo: pneumática com 4 bolsões de ar e batentes auxiliares internos, 2 barras tensoras longitudinais, 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura
  • Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
  • Barra estabilizadora: sim

 Freio de serviço 

  • Tipo: a ar comprimido de 2 circuitos
  • Modelo: tambor nas rodas dianteiras e traseiras
  • Área de frenagem: eixo dianteiro – 2367 cm² / eixo traseiro – 3317 cm² / total – 5684 cm²
  • Diâmetro do tambor: 410 mm
  • Espessura da lona: 19 mm
  • Largura da lona dianteira: 160 mm
  • Largura da lona traseira: 220 mm

 Freio adicional 

  • Tipo: motor
  • Acionamento: eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço

 Freio de estacionamento 

  • Tipo: câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente
  • Atuação: rodas traseiras

 Retarder hidrodinâmico (Opcional) 

  • Tipo: Voith VHBK 130
  • Acionamento: na coluna de direção

 Freio ABS/ASR (Opcional) 

  • Tipo: sistema antibloqueio de rodas e regulagem antideslizante

 Ônibus completo com roda reserva, poltronas tipo leito, cozinha, banco para rodomoça, 3 monitores de TV e 1 videocassete, ar-condicionado, parede divisória alta com porta, 450 litros de combustível, pneus 12 R 22,5 PR 16 e sem motorista 

  • Eixo dianteiro: 4400
  • Eixo traseiro: 8280
  • Total: 12680
  • Carga útil: 5230

 Pesos admissíveis / Valores indicados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6500
  • Eixo traseiro: 11500
  • Total: 18000

 Valores autorizados – Peso Bruto Total (PBT) 

  • Eixo dianteiro: 6000
  • Eixo traseiro: 10000
  • Total: 16000

Obs.: Os pesos podem sofrer alterações conforme opcionais

  • Caixa de mudanças: ZF S 6-105/6,98
  • Eixo traseiro: MB HO-4/01 DL-10

 i=3,333 – Pneus 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16 

  • Velocidade máxima: 125 km/h / 120 km/h / 131 km/h
  • Capacidade máxima de subida com 16000kg: 44 % / 46 % / 42 %
  • Capacidade máxima de subida com 18000kg: 38 % / 40 % / 36 %

 i=3,916 – Pneus 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16 

  • Velocidade máxima: 106 km/h / 102 km/h / 111 km/h
  • Capacidade máxima de subida com 16000kg: 54 % / 56 % / 51 %
  • Capacidade máxima de subida com 17000kg: 46 % / 48 % / 44 %

 i=3,666 – Pneus 12 R 22,5 PR 16 / 295/80 R 22,5 PR 16 / 11.00 R 22 PR 16 

  • Velocidade máxima: 114 km/h / 109 km/h / 119 km/h
  • Capacidade máxima de subida com 16000kg: 49 % / 52 % / 47 %
  • Capacidade máxima de subida com 17000kg: 43 % / 45 % / 40 %

  • Tanque de combustível: 300/450/600
  • Óleo no cárter, máx./min.: 26/17
  • Filtro de óleo: 2,5
  • Caixa de mudanças: 13
  • Caixa do diferencial: 11
  • Direção hidráulica: 8,2
  • Acionamento da embreagem: 0,55
  • Sistema de arrefecimento: 54
  • Lavador de parabrisa: 8,0

  • Distância entre-eixos: 7350
  • Comprimento total: 13200
  • Largura: 2600
  • Altura: 3405
  • Bitola – eixo dianteiro: 2005
  • Bitola – eixo traseiro: 1821
  • Balanço dianteiro: 2340
  • Balanço traseiro: 3330
  • Vão livre dianteiro: 230
  • Vão livre traseiro: 250
  • Ângulo de entrada: 11º
  • Ângulo de saída: 11º
  • Círculo de viragem do veículo, mØ: 26,0
  • Volume dos bagageiros: 13 m³

 Giro do motor 

  • RPM corte min2120
  • RPM corte: 2220
  • RPM corte máx: 2320
  • RPM M L min: 550
  • RPM M L: 600
  • RPM M L máx: 650

 Índice de fumaça em aceleração livre (m-1

  • Altitudes até 350m: 1,24
  • Altitudes acima de 350m: 1,67

Função desabilitada

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