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Mercedes-Benz O-321H/HL – Urbano e Interurbano (110cv)
Extração de dados: Monobloco
Modelos:
- O-321H – Motor traseiro (plataforma)
- O-321HL – Motor traseiro longo (plataforma)
- O-321HST – Motor traseiro urbano (EE=4180)
- O-321HS – Motor traseiro interurbano (EE=4180)
- O-321HLST – Motor traseiro longo urbano (EE=5550)
- O-321HLS – Motor traseiro longo interurbano (EE=5550)
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1958-1969 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Publicação revista Transporte Moderno e Publicação Mercedes-Benz (Acervo Fernando Souza – sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-321 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | 110 cv / 120 HP @ 2800 rpm |
NBR – Medição: | SAE |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.100 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 95 |
Curso do pistão (mm): | 120 |
Relação de compressão: | 20,5:1 |
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: | Através da colméia do radiador e forçado por ventilador de 6 pás |
Sistema de lubrificação: | Individual, por graxeiras |
Sistema de arrefecimento: | Por circulação de água, com termostato |
Bomba injetora | |
Modelo: | Bosch |
Sistema de Injeção: | Direta MB |
Transmissão
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Direção
Modelo: | LS 3,5K |
Tipo: | Esferas circulantes com ajuste automático |
Círculo de viragem: | 8m (urbano) 9,8m (interurbano) |
Sistema Elétrico
Tensão nominal | |
Tensão: | 12 V |
Dínamo | |
Tensão/capacidade: | 600 watts / 12 V |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 180 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 3 HP / 12 V (urbano) 4 HP / 12 V (interurbano) |
Outros | |
Faróis: | Sealed-Beam |
Eixos
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Hipóide com 2 reduções de coroa e pinhão |
Redução: | 7,48:1 (urbano) 7,40:1 (interurbano) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas e contramolas espirais |
Amortecedores: | Superdimensionados, esfriados a ar |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas semielípticas |
Barra estabilizadora: | De torção |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 8.25 x 20 (disco – 12 lonas) |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Tubos de aço de seção retangular e revestidos externamente de chapas de aço |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico auxiliado a ar comprimido, independente |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, sobre as rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | DB |
Outros | |
Largura das guarnições das sapatas (mm): | Rodas dianteiras: 80 / 120 Rodas traseiras: 100 / 120 |
Largura interna dos tambores de freio (mm): | Rodas dianteiras: 90 / 130 Rodas traseiras: 115 / 130 |
Diâmetro interno dos tambores de freio, rodas dianteiras e traseiras (mm): | Normal: 408,0 ± 0,1 Reparo I: 410,0 ± 0,1 Reparo II: 412,0 ± 0,1 |
Diâmetro das sapatas de freio com guarnições montadas (mm): | Normal: 407,6 – 0,4 Reparo I: 409,6 – 0,4 Reparo II: 411,6 – 0,4 |
Espessura das guarnições das sapatas de freio (mm): | Normal: 10,4 – 0,3 Reparo I: 11,3 + 0,3 Reparo II: 12,3 + 0,3 |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Total: | 9300 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Total: | 10700 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 175 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 9 / 7 |
Sistema de arrefecimento: | 40 (urbano) 38 (interurbano) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 4180 (H) 5550 (HL) |
(C) Balanço dianteiro: | 2310 |
(D) Balanço traseiro: | 2740 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1905 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1745 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 16 (H) 19,6 (HL) |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 9230 (H) 10600 (HL) |
(N) Largura externa: | 2500 |
(O) Altura externa: | 2820 |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (H – Urbano) | |
Velocidade máxima (km/h): | 77,6 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 29,3 |
Ensaio 2 (H – Interurbano) | |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 31 |
Ensaio 3 (HL – Urbano) | |
Velocidade máxima (km/h): | 77,6 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 27,3 |
Ensaio 4 (HL – Interurbano) | |
Velocidade máxima (km/h): | 95 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 26,5 |
Capacidade
- H – Urbano: 28/32 assentos
- H – Interurbano: 32/36 assentos reclináveis
- HL – Urbano: 36/41 assentos
- HL – Interurbano: 36 assentos reclináveis