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Mercedes-Benz O-321H/HL – Urbano e Interurbano (110cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-321H - Urbano (110cv)
Mercedes-Benz O-321H - Interurbano (110cv)
Mercedes-Benz O-321HL - Urbano e Interurbano (110cv)

Modelos:

  • O-321H – Motor traseiro (plataforma)
  • O-321HL – Motor traseiro longo (plataforma)
  • O-321HST – Motor traseiro urbano (EE=4180)
  • O-321HS – Motor traseiro interurbano (EE=4180)
  • O-321HLST – Motor traseiro longo urbano (EE=5550)
  • O-321HLS – Motor traseiro longo interurbano (EE=5550)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1958-1969
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Publicação revista Transporte Moderno e Publicação Mercedes-Benz (Acervo Fernando Souza – sem data mencionada)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-321
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: 110 cv / 120 HP @ 2800 rpm
NBR – Medição: SAE
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.100 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 95
Curso do pistão (mm): 120
Relação de compressão: 20,5:1
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Através da colméia do radiador e forçado por ventilador de 6 pás
Sistema de lubrificação: Individual, por graxeiras
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch
Sistema de Injeção: Direta MB

Transmissão
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: LS 3,5K
Tipo: Esferas circulantes com ajuste automático
Círculo de viragem: 8m (urbano)
9,8m (interurbano)

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Dínamo
Tensão/capacidade: 600 watts / 12 V
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 HP / 12 V (urbano)
4 HP / 12 V (interurbano)
Outros
Faróis: Sealed-Beam

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Hipóide com 2 reduções de coroa e pinhão
Redução: 7,48:1 (urbano)
7,40:1 (interurbano)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas e contramolas espirais
Amortecedores: Superdimensionados, esfriados a ar
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas semielípticas
Barra estabilizadora: De torção

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.25 x 20 (disco – 12 lonas)
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Tubos de aço de seção retangular e revestidos externamente de chapas de aço

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico auxiliado a ar comprimido, independente
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, sobre as rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: DB
Outros
Largura das guarnições das sapatas (mm): Rodas dianteiras: 80 / 120
Rodas traseiras: 100 / 120
Largura interna dos tambores de freio (mm): Rodas dianteiras: 90 / 130
Rodas traseiras: 115 / 130
Diâmetro interno dos tambores de freio, rodas dianteiras e traseiras (mm): Normal: 408,0 ± 0,1
Reparo I: 410,0 ± 0,1
Reparo II: 412,0 ± 0,1
Diâmetro das sapatas de freio com guarnições montadas (mm): Normal: 407,6 – 0,4
Reparo I: 409,6 – 0,4
Reparo II: 411,6 – 0,4
Espessura das guarnições das sapatas de freio (mm): Normal: 10,4 – 0,3
Reparo I: 11,3 + 0,3
Reparo II: 12,3 + 0,3

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Total: 9300
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Total: 10700

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 175
Óleo no cárter, máx./min.: 9 / 7
Sistema de arrefecimento: 40 (urbano)
38 (interurbano)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 4180 (H)
5550 (HL)
(C) Balanço dianteiro: 2310
(D) Balanço traseiro: 2740
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1905
(F) Bitola – eixo traseiro: 1745
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 16 (H)
19,6 (HL)
Carroceria
(B) Comprimento total: 9230 (H)
10600 (HL)
(N) Largura externa: 2500
(O) Altura externa: 2820

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (H – Urbano)
Velocidade máxima (km/h): 77,6
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 29,3
Ensaio 2 (H – Interurbano)
Velocidade máxima (km/h): 95
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 31
Ensaio 3 (HL – Urbano)
Velocidade máxima (km/h): 77,6
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 27,3
Ensaio 4 (HL – Interurbano)
Velocidade máxima (km/h): 95
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 26,5

Capacidade
  • H – Urbano: 28/32 assentos
  • H – Interurbano: 32/36 assentos reclináveis
  • HL – Urbano: 36/41 assentos
  • HL – Interurbano: 36 assentos reclináveis

Função desabilitada

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