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Mercedes-Benz O-355 (200cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1972-1979 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Manual do proprietário Mercedes-Benz O-355 |
As viagens ficam mais curtas, mais seguras e mais confortáveis com o monobloco O-355, que oferece aos usuários requintes de um lar sobre rodas. Seu motor diesel OM-355 trabalha pelo sistema Mercedes-Benz de injeção direta, o que representa fator essencial em sua economia e sua longa vida útil. Desenvolvendo 200 cv (147 kW) de potência líquida (DIN), ou 223 cv (164 kW) de potência bruta (SAE), permite ao veículo vencer com agilidade aclives das rodovias e, consequentemente alcançar velocidades médias mais elevadas.
Com isso, empresários e passageiros saem ganhando. Aqueles, pela alta rentabilidade do veículo e estes, pela locomoção mais rápida.
Para a segurança e o conforto do O-355 contribui todo um complexo de medidas e dispositivos, a par de seu esmerado acabamento.
Nesse sentido, ele possui três eficientes sistemas de freio: o de serviço, hidráulico, de dois circuitos independentes, auxiliado por ar comprimido; o de estacionamento, com câmara de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; e o freio motor, que além de segurança propicia também economia de combustível, lonas de freio e pneumáticos nas descidas mais longas.
Sua direção hidráulica não só proporciona maior segurança, como também demanda menor esforço na condução.
E seu excepcional sistema de suspensão, com molas helicoidais, molas auxiliares e amortecedores telescópicos no eixo dianteiro, molas semi-elípticas e estabilizador no eixo traseiro, garante marcha suave e segura.
Além disso, a estrutura do veículo, no qual a plataforma auto-portante e a carroçaria formam um conjunto integral, monobloco, associa racionalmente grande resistência à torção com reduzido peso próprio.
Bagageiros passantes oferecem grande espaço para acomodar malas e pacotes maiores.
Construpido nos padrões de qualidade mundialmente consagrados da marca Mercedes-Benz, o O-355 rodoviário constitui-se um veículo ideal para o êxito das empresas que se dedicam ao transporte coletivo de passageiros em longas distâncias.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-355/6 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 200 cv (148 kW) @ 2200 rpm SAE: 223 cv (165 kW) @ 2200 rpm |
Torque máximo: | DIN: 720 Nm (72 mkgf) @ 1300 SAE: 790 Nm (79 mkgf) @ 1300 |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 11.580 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 150 |
Relação de compressão: | 16,1:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Sistema de alimentação: | Fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora |
Sistema de lubrificação: | Circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor óleo-água |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta |
Modelo: | MB G-3/60-5/6,1 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Tipo: | Monodisco a seco |
Modelo: | ZF 8062 |
Tipo: | Hidráulica |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A (Bosch) |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Modelo: | Bosch |
Potência/tensão: | 4,4 kW (6 cv) / 24 V |
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Por engrenagens hipóides |
Redução: | i=3,727 (41:11) |
Reduções opcionais: | i=4,100 (41:10) |
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas helicoidais, com molas auxiliares |
Amortecedores: | Telescópicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas semi-elípticas |
Barra estabilizadora: | Série |
Aros das rodas: | 7.50 x 20 (disco de aço) |
Pneumáticos: | 10.00 x 20 PR 14 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Tipo: | Plataforma autoportante |
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Acionamento pneumático, com câmara de mola acumuladora; ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Pneumático |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 4700 |
Eixo traseiro: | 8800 |
Total: | 13400 |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18 / 14 |
Sistema de arrefecimento: | 62 |

(A) Distância entre-eixos: | 5952 |
(B) Comprimento total: | 11372 (plataforma) |
(C) Balanço dianteiro: | 2385 |
(D) Balanço traseiro: | 3035 3245 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1923 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1817 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 |
(K) Vão livre dianteiro: | 274 |
(L) Vão livre traseiro: | 300 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 19,6 20,9 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 11582 |
(N) Largura externa: | 2500 |
(O) Altura externa: | 2949 |
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): | 5,0 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | i=3,727 |
Velocidade máxima (km/h): | 112,7 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 20,3 |
Ensaio 2 (Opcional) | |
Redução do eixo traseiro: | i=4,100 |
Velocidade máxima (km/h): | 102,5 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 22,6 |
Execução normal
- Poltronas reclináveis: 1/40
Execução sob encomenda
- Poltronas reclináveis e toalete: 1/38
- Poltronas reclináveis: 1/36
- Poltronas reclináveis e toalete: 1/34