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Mercedes-Benz O-355 (200cv)

Extração de dados: Chassi e Monobloco

Mercedes-Benz O-355 (200cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1972-1979
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Manual do proprietário Mercedes-Benz O-355

As viagens ficam mais curtas, mais seguras e mais confortáveis com o monobloco O-355, que oferece aos usuários requintes de um lar sobre rodas. Seu motor diesel OM-355 trabalha pelo sistema Mercedes-Benz de injeção direta, o que representa fator essencial em sua economia e sua longa vida útil. Desenvolvendo 200 cv (147 kW) de potência líquida (DIN), ou 223 cv (164 kW) de potência bruta (SAE), permite ao veículo vencer com agilidade aclives das rodovias e, consequentemente alcançar velocidades médias mais elevadas.

Com isso, empresários e passageiros saem ganhando. Aqueles, pela alta rentabilidade do veículo e estes, pela locomoção mais rápida.

Para a segurança e o conforto do O-355 contribui todo um complexo de medidas e dispositivos, a par de seu esmerado acabamento.

Nesse sentido, ele possui três eficientes sistemas de freio: o de serviço, hidráulico, de dois circuitos independentes, auxiliado por ar comprimido; o de estacionamento, com câmara de mola acumuladora, atuando nas rodas traseiras; e o freio motor, que além de segurança propicia também economia de combustível, lonas de freio e pneumáticos nas descidas mais longas.

Sua direção hidráulica não só proporciona maior segurança, como também demanda menor esforço na condução.

E seu excepcional sistema de suspensão, com molas helicoidais, molas auxiliares e amortecedores telescópicos no eixo dianteiro, molas semi-elípticas e estabilizador no eixo traseiro, garante marcha suave e segura.

Além disso, a estrutura do veículo, no qual a plataforma auto-portante e a carroçaria formam um conjunto integral, monobloco, associa racionalmente grande resistência à torção com reduzido peso próprio.

Bagageiros passantes oferecem grande espaço para acomodar malas e pacotes maiores.

Construpido nos padrões de qualidade mundialmente consagrados da marca Mercedes-Benz, o O-355 rodoviário constitui-se um veículo ideal para o êxito das empresas que se dedicam ao transporte coletivo de passageiros em longas distâncias.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/6
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 200 cv (148 kW) @ 2200 rpm
SAE: 223 cv (165 kW) @ 2200 rpm
Torque máximo: DIN: 720 Nm (72 mkgf) @ 1300
SAE: 790 Nm (79 mkgf) @ 1300
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.580 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 16,1:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de alimentação: Fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora
Sistema de lubrificação: Circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta

Transmissão
Modelo: MB G-3/60-5/6,1
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: ZF 8062
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A (Bosch)
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Modelo: Bosch
Potência/tensão: 4,4 kW (6 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Por engrenagens hipóides
Redução: i=3,727 (41:11)
Reduções opcionais: i=4,100 (41:10)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas helicoidais, com molas auxiliares
Amortecedores: Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas semi-elípticas
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20 (disco de aço)
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 14
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Acionamento pneumático, com câmara de mola acumuladora; ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Pneumático

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 4700
Eixo traseiro: 8800
Total: 13400

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 18 / 14
Sistema de arrefecimento: 62

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5952
(B) Comprimento total: 11372 (plataforma)
(C) Balanço dianteiro: 2385
(D) Balanço traseiro: 3035
3245
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1923
(F) Bitola – eixo traseiro: 1817
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500
(K) Vão livre dianteiro: 274
(L) Vão livre traseiro: 300
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 19,6
20,9
Carroceria
(B) Comprimento total: 11582
(N) Largura externa: 2500
(O) Altura externa: 2949
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): 5,0

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: i=3,727
Velocidade máxima (km/h): 112,7
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 20,3
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: i=4,100
Velocidade máxima (km/h): 102,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 22,6

Capacidade

Execução normal

  • Poltronas reclináveis: 1/40

Execução sob encomenda

  • Poltronas reclináveis e toalete: 1/38
  • Poltronas reclináveis: 1/36
  • Poltronas reclináveis e toalete: 1/34

Função desabilitada

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