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Mercedes-Benz O-362 – Urbano e Interurbano (130cv)

Extração de dados: Chassi e Monobloco

Mercedes-Benz O-362 - Urbano (130cv)
Mercedes-Benz O-362 - Interurbano (130cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Urbano e Rodoviário
Fabricação: 1971-1978
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Acervo Fernando Souza – Sem data mencionada)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-352
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 130 cv (96 kW) @ 2800 rpm
SAE: 147 cv (109 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo (Urbano): DIN: 370 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm
SAE: 410 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm
Torque máximo (Interurbano): DIN: 363 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm
SAE: 402 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.675 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 17:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de alimentação: Fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora
Sistema de lubrificação: Circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta, MB

Transmissão
Modelo: MB G-3/36-5/8,02 (urbano e interurbano)
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Embreagem
Tipo: Monodisco a seco

Direção
Modelo: ZF 8062
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Alternador
Modelo: Bosch
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A
Bateria
Tensão/capacidade: 12 V / 180 Ah
Motor de partida
Modelo: Bosch
Potência/tensão: 2,2 kW (3 cv) / 12 V (urbano)
3 kW (4 cv) / 12 V (interurbano)

Eixos
Eixo Traseiro Motriz
Tipo: Por engrenagens hipóides
Redução: i=6,857 (48:7) (urbano)
4,875 (interurbano)
Reduções opcionais: i=6,143 (43:7) (urbano)
i=5,714 (40:7) (urbano e interurbano)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas helicoidais com molas auxiliares
Amortecedores: Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.0 x 20 (Disco de aço)
Pneumáticos: 9.00 x 20 PR 12
Rodado traseiro: Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Mecânico, com mola acumuladora comandada pneumaticamente. Ação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Acionado pneumaticamente

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos
Eixo dianteiro: 4400
Eixo traseiro: 7100
Total: 11500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
300 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 14 / 10
Sistema de arrefecimento: 27 (urbano)
40 (interurbano)

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5550
(B) Comprimento total: 10840 (plataforma)
(C) Balanço dianteiro: 2310 (urbano)
(D) Balanço traseiro: 2750 (urbano)
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1917 (urbano)
1925 (interurbano)
(F) Bitola – eixo traseiro: 1817
(K) Vão livre dianteiro: 260 (urbano)
(L) Vão livre traseiro: 286 (urbano)
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 19,6
Carroceria
(B) Comprimento total: 10610
(N) Largura externa: 2500
(O) Altura externa: 2935 (urbano)
2865 (interurbano)

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Urbano)
Redução do eixo traseiro: i=6,857
Velocidade máxima (km/h): 75,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15000kg: 32,1
Ensaio 2 (Interurbano)
Redução do eixo traseiro: i=4,875
Velocidade máxima (km/h): 106,3
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 21,8
Ensaio 3 (Urbano)
Redução do eixo traseiro: i=6,143
Velocidade máxima (km/h): 83,9
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15000kg: 28,3
Ensaio 4 (Urbano)
Redução do eixo traseiro: i=5,714
Velocidade máxima (km/h): 90,6
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15000kg: 26,0
Ensaio 5 (Interurbano)
Redução do eixo traseiro: i=5,714
Velocidade máxima (km/h): 90,6
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 26,0

Função desabilitada

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