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Mercedes-Benz O-362 – Urbano e Interurbano (130cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco
Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Urbano e Rodoviário |
Fabricação: | 1971-1978 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Acervo Fernando Souza – Sem data mencionada) |
Motor
Modelo: | Mercedes-Benz OM-352 |
Tipo: | 6 cilindros em linha |
Potência máxima: | DIN: 130 cv (96 kW) @ 2800 rpm SAE: 147 cv (109 kW) @ 2800 rpm |
Torque máximo (Urbano): | DIN: 370 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm SAE: 410 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm |
Torque máximo (Interurbano): | DIN: 363 Nm (37 mkgf) @ 2000 rpm SAE: 402 Nm (41 mkgf) @ 2000 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 5.675 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 97 |
Curso do pistão (mm): | 128 |
Relação de compressão: | 17:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Sistema de alimentação: | Fluxo do combustível por meio de bombas alimentadora e injetora |
Sistema de lubrificação: | Circulação do óleo sob pressão, com intercambiador de calor óleo-água |
Sistema de arrefecimento: | Por água, com termostato |
Bomba injetora | |
Sistema de Injeção: | Direta, MB |
Transmissão
Modelo: | MB G-3/36-5/8,02 (urbano e interurbano) |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 5 à frente e 1 à ré |
Embreagem
Tipo: | Monodisco a seco |
Direção
Modelo: | ZF 8062 |
Tipo: | Hidráulica |
Sistema Elétrico
Alternador | |
Modelo: | Bosch |
Tensão/capacidade: | 14 V / 55 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 12 V / 180 Ah |
Motor de partida | |
Modelo: | Bosch |
Potência/tensão: | 2,2 kW (3 cv) / 12 V (urbano) 3 kW (4 cv) / 12 V (interurbano) |
Eixos
Eixo Traseiro Motriz | |
Tipo: | Por engrenagens hipóides |
Redução: | i=6,857 (48:7) (urbano) 4,875 (interurbano) |
Reduções opcionais: | i=6,143 (43:7) (urbano) i=5,714 (40:7) (urbano e interurbano) |
Suspensão
Suspensão Dianteira | |
Tipo: | Molas helicoidais com molas auxiliares |
Amortecedores: | Telescópicos |
Suspensão Traseira | |
Tipo: | Feixes de molas |
Barra estabilizadora: | Série |
Rodas & Pneus
Aros das rodas: | 7.0 x 20 (Disco de aço) |
Pneumáticos: | 9.00 x 20 PR 12 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Quadro do Chassis
Tipo: | Plataforma autoportante |
Sistema de Freio
Freio de Serviço | |
Tipo: | Hidráulico de dois circuitos, auxiliado por ar comprimido |
Freio de Estacionamento | |
Tipo: | Mecânico, com mola acumuladora comandada pneumaticamente. Ação nas rodas traseiras |
Freio-Motor | |
Tipo: | Acionado pneumaticamente |
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos | |
Eixo dianteiro: | 4400 |
Eixo traseiro: | 7100 |
Total: | 11500 |
Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: | 210 300 (Opcional) |
Óleo no cárter, máx./min.: | 14 / 10 |
Sistema de arrefecimento: | 27 (urbano) 40 (interurbano) |
Dimensões (mm)
(A) Distância entre-eixos: | 5550 |
(B) Comprimento total: | 10840 (plataforma) |
(C) Balanço dianteiro: | 2310 (urbano) |
(D) Balanço traseiro: | 2750 (urbano) |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 1917 (urbano) 1925 (interurbano) |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1817 |
(K) Vão livre dianteiro: | 260 (urbano) |
(L) Vão livre traseiro: | 286 (urbano) |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 19,6 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 10610 |
(N) Largura externa: | 2500 |
(O) Altura externa: | 2935 (urbano) 2865 (interurbano) |
Desempenho
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Urbano) | |
Redução do eixo traseiro: | i=6,857 |
Velocidade máxima (km/h): | 75,5 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15000kg: | 32,1 |
Ensaio 2 (Interurbano) | |
Redução do eixo traseiro: | i=4,875 |
Velocidade máxima (km/h): | 106,3 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 21,8 |
Ensaio 3 (Urbano) | |
Redução do eixo traseiro: | i=6,143 |
Velocidade máxima (km/h): | 83,9 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15000kg: | 28,3 |
Ensaio 4 (Urbano) | |
Redução do eixo traseiro: | i=5,714 |
Velocidade máxima (km/h): | 90,6 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15000kg: | 26,0 |
Ensaio 5 (Interurbano) | |
Redução do eixo traseiro: | i=5,714 |
Velocidade máxima (km/h): | 90,6 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 26,0 |