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Mercedes-Benz O-364 12R Rodoviário (156cv)

Extração de dados: Chassi e Monobloco

Mercedes-Benz O-364 12R Rodoviário (156cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1978-1986
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Sem data mencionada)

Monobloco

Veículos feitos sob medida

Para o passageiro:

  • Amplos bagageiros internos
  • Fácil acesso ao veículo
  • Degraus com altura certa
  • Temperatura interior agradável
  • Entrada forçada de ar pela frente, por ventilador
  • Ar-condicionado, sob encomenda
  • Opcionalmente, entrada de ar quente para os pés
  • Piso acarpetado
  • Corredores amplos
  • Espaçosos bagageiros internos, arejados e com iluminação
  • Poltronas standard ou de luxo
  • Poltronas anatômicas, macias e reclináveis
  • Poltronas numeradas
  • Assentos largos e encostos altos
  • Apoios para os braços
  • Bom espaço entre as poltronas
  • Altura certa entre piso e teto
  • Amplas janelas, guarnecidas com vidros de segurança
  • Duas e três escotilhas de ventilação
  • Janelas e escotilhas ejetáveis para saídas de emergência
  • Cortinas em todas as janelas
  • Isolamento termo-acústico entre o compartimento do motor e o salão
  • Luzinhas individuais de leitura
  • Cinzeiro e porta-revista
  • Opcionalmente, música, serviço de bar e toalete completa

Para o condutor:

  • Painel em estilo panorâmico
  • Instrumentos bem posicionados no campo visual e de ação
  • Freios com auxílio pneumático
  • Distância ideal entre o assento e o volante
  • Parabrisas amplos e rebaixados
  • Parabrisas de vidro de segurança, com curvatura horizontal, envolvente
  • Limpadores paralelos, com motores individuais
  • Grande parasol
  • Divisória fixa, com cortina, entre seu posto e o salão
  • Espelhos retrovisores externos, retangulares e móveis
  • Grandes pedais
  • Poltrona com suspensão elástica
  • Opcionalmente, poltrona com amortecimento hidráulico
  • Poltrona ajustável na altura, no sentido longitudinal e na inclinação do encosto
  • Porta documentos
  • Entrada de ar sob pressão, pela base do parabrisa
  • Sob encomenda, calefação, extensiva aos passageiros
  • Painel com moldura acolchoada
  • Teclas de tipo basculante
  • Indicador de nível de óleo de freio

Para o proprietário:

  • Gama completa de 9 a 13 carreiras de assentos
  • Veículos de 10,8 e 11,5 m de comprimento
  • Muito espaço
  • Estrutura monobloco
  • Série de elementos modulares
  • Medidas anticorrosivas eficientes
  • Parede traseira vertical
  • Desenho funcional no exterior e no interior
  • Poltronas standard ou de luxo
  • Largura de 2500 mm
  • Complexo de medidas de segurança ativa e passiva criteriosamente desenvolvidas
  • Numerosos elementos e órgãos mecânicos padronizados
  • Motores de 130 a 210 cv/DIN (96 a 154 kW)
  • Peças dos motores intercambiáveis
  • Filtro de ar seco com silenciador de admissão e pré-separador tipo ciclone
  • Caixas de mudanças sincronizadas
  • Vários tipos de redução traseira
  • Tubulações de freios protegidas contra a corrosão
  • Comando central para instalação elétrica
  • Parabrisa em vidro temperado
  • Chave única para as fechaduras
  • Faróis de luz halogênea
  • Direção hidráulica
  • Amplas superfícies de frenagem
  • Freio de estacionamento com molas acumuladoras acionadas pneumaticamente e com válvula de emergência
  • Freio-motor com comando por ar comprimido
  • Facilidade de manutenção
  • Alto valor de revenda
  • Extensa rede de concessionários

O posto do condutor oferece as condições necessárias para um desempenho seguro

O posto do condutor é um lugar de trabalho. Ao estruturá-lo, pensamos em tudo o que alivia o manejo de um ônibus. O assento adapta-se ao peso do condutor. Está equipado com suspensão elástica e pode ter amortecimento hidráulico. Ajusta-se na altura, é regulável no sentido longitudinal e na inclinação do encosto. É acolchoado e anatômico. Atrás da poltrona existe uma divisória equipada com cortina. Os interruptores e sinais estão sob a vista do condutor, devidamente identificados, distribuídos de forma lógica e ordenada no painel panorâmico. Os pedais de comando, a alavanca de mudança de marchas e a da válvula de ar comprimido do freio de estacionamento estão bem ao alcance. Os parabrisas são de vidros de segurança, com grande superfície e curvatura horizontal, envolvente. São amplos e rebaixados. Recebem ar desembaçante, sob pressão dinâmica. Seus limpadores paralelos possuem motores individuais. Os espelhos retrovisores externo e interno proporcionam excelente visão. Tudo em função da perfeita visibilidade. Equipado funcionalmente, tem porta documentos, opcionalmente calefação para os pés, extensiva aos passageiros, volante de boa empunhadura, grandes pedais de comando, parasol ajustável. Assim, o posto do condutor alia conforto e segurança ativa e passiva. Para o bem do próprio condutor, do veículo e dos passageiros.

O bagageiro passante espaçoso e arejado acomoda muitas malas e volumes

O bagageiro é um item importante num ônibus rodoviário. No O-364 ocupa praticamente toda a extensão entre os dois eixos, compreendendo uma área de 6,0 m³ na versão 13R e 5,4 m³ na 12R. Comporta uma infinidade de volumes, desde pequenas valises até grandes malas, barracas de camping e pranchas de surfe. Sua grande capacidade é aumentada graças ao fato de ser passante. Acessível pelos dois lados, é muito funcional. Como medida de proteção está revestido com laca, que é resistente à corrosão. A mesma laca oferece uma superfície lisa, de fácil limpeza, para evitar danos às malas. Equipado com iluminação própria, facilita o trabalho nas viagens noturnas. As tampas se abrem num ângulo de 165°. Sua sustentação é por molas a gás e permanecem trancadas por fechaduras cilíndricas.

O bagageiro passante espaçoso e arejado acomoda muitas malas e volumes

A facilidade de embarque e desembarque proporciona rapidez e segurança

Pessoas de todas as idades podem subir e descer do O-364 sem contratempos. Os degraus são guarnecidos com pisos antiderrapantes e frisos metálicos nas bordas, para segurança dos passageiros. Além disso, altura, largura e profundidade do piso dos degraus seguem medidas maiores do que as determinadas pela legislação específica com vistas ao conforto. Um apoio fixo para as mãos auxilia a execução dos passos. O espaço livre entre o chão e o primeiro degrau é suave. A iluminação dos degraus facilita o embarque e o desembarque nas viagens noturnas. A porta larga que dá acesso ao interior do ônibus abre-se em giro para o exterior e para a frente, mediante controle manual, deixando a escada totalmente desimpedida.

O alto padrão em conforto faz do O-364 um ônibus especial, qualquer que seja a sua versão

Seus passageiros às vezes passam horas e horas no seu ônibus. Eles tem todo o direito de exigir o melhor em conforto. O O-364 foi desenvolvido para satisfazê-los. Ele é um ônibus com qualidade da estrela de três pontas. Sua harmonia de linhas causa tranquilidade e bem-estar. A largura do corredor e a disposição das poltronas tornam o salão amplo. As poltronas são anatômicas com encostos e assentos macios. Correspondem às exigências das condições em que o veículo opera. Todas têm apoio para os pés, porta-revistas e cinzeiro removível. Os encostos são altos e com grande ângulo de reclinação. Dessa maneira, viajar é relaxante. Confortavelmente instalados, os passageiros tem uma excelente visibilidade, através de amplas janelas com vidros de segurança (De cada lado, quatro são ejetáveis, para saídas de emergência). As cortinas protegem contra os raios solares, de dia, ou os faróis dos carros, de noite. Os bagageiros internos estão funcionalmente dispostos. Cobrem toda a extensão do salão e possuem proteção contra o deslocamento dos objetos. Integram-se harmoniosamente aos equipamentos internos. Ao longo deles se distribuem as luzes de leitura, individuais. A iluminação interna é indireta, com dois circuitos independentes: um para as luzes normais e outro para as de segurança na locomoção. O eficiente isolamento entre o compartimento do motor e o salão contribui para o clima agradável e silencioso. Assim os passageiros podem contar com aquele conforto que esperam ao viajar. O piso é revestido de plástico. As paredes laterais são de Duraplac, desde a fixação dos assentos até o parapeito das janelas. Graças às superfícies lisas, pode-se manter o interior constantemente limpo. Todo esse conforto interno anda de mãos dadas com a suspensão do veículo, extremamente macia e de elevada eficiência. O equipamento interior do O-364 corresponde, sob todos os pontos de vista, às exigências dos passageiros em matéria de conforto. Locomover-se nessas condições é realmente agradável. Mas os passageiros podem contar com uma série de opções que tornam esse conforto ainda mais funcional e completo, sobretudo nas viagens mais longas. Isso decorre, antes de tudo, do grau de requinte que se deseje para o acabamento do ônibus, como carpete no piso. E também das diferentes possibilidades de equipamento do veículo em termos de maior ou menor número de lugares. Assim, o O-364 pode ser equipado com poltronas de luxo, forradas com materiais à escolha e com suportes móveis para os pés; elas têm almofadas de maior espessura. Seus encostos são reguláveis microscopicamente. Entre as diversas versões de poltronas, você encontrará aquela que mais se adapta aos seus desejos particulares. Todas tem revestimento resistente e apoia-braços individuais. São excelentes na sua qualidade e atrativas no seu desenho. Durante as viagens longas os passageiros apreciam um atendimento extra. Por isso, o O-364 pode dispor de serviço de bar. E se os petiscos e refrigerantes forem oferecidos por uma rodomoça ou um comissário, o serviço será realmente completo… Enquanto viajam, os passageiros podem ouvir música selecionada, por meio de alto-falantes integrados aos suporte de bagageiros. O O-364 pode ser dotado também de toalete, com W.C. químico, lavabo com torneira de pressão e espelho. Tudo para maior conforto e comodidade.

Uma temperatura agradável em qualquer clima

Em qualquer clima e quaisquer temperaturas externas, no interior do O-364 se mantém sempre uma “atmosfera” agradável. Para manter a perfeita ventilação do veículo, existem duas e três escotilhas no teto, reguláveis em cinco posições de abertura (também ejetáveis, para saídas de emergência), mais entrada de ar pela frente, forçada, e vários condutos acima do parabrisa, além da parte superior das janelas, com vidros corrediços. Nas regiões de clima frio, pode-se instalar um aparelho de calefação que produz um aquecimento ameno e aprazível. Ele mantém a temperatura em torno de 20°C e a umidade relativa do ar por volta de 50%. Com soprador regulável em duas velocidade, conserva sem embaçamento parabrisa e janelas dianteiras laterais. Esse aparelho aquece o posto do condutor e o compartimento dos passageiros, para onde o ar quente é levado por condutos ao longo das laterais, com saídas para os pés. A exaustão é feita por intermédio de aberturas de saídas de ar na traseira, e também pela janela corrediça no posto do condutor. E para o máximo de conforto, tanto no frio como no calor, o O-364 pode contar com um eficiente sistema de ar-condicionado que proporciona temperatura interna em torno de 23°C e a umidade relativa do ar abaixo de 60%. O ar-condicionado mantém uma agradável uniformidade de temperatura em todo o interior.

O veículo certo para a necessidade específica

Para cada necessidade do setor de transporte de passageiros em percursos rodoviários, existe uma versão do O-364. Assim, acham-se à disposição dois tipos: o O-364/12R e o O-364/13R, com 5550 e 5952 mm de entre-eixos, respectivamente. O O-364/12R pode ser equipado com três tipos de motores: OM-352 (130 cv DIN), OM-352 A (156 cv DIN) ou OM-355/5 (192 cv DIN). O O-364/13R tem motor OM-355/6, com 210 cv DIN. Além disso, são possíveis várias execuções no que se refere ao número de poltronas e à instalação, ou não, de toalete.

O veículo certo para a necessidade específica

Para o O-364, motores e transmissão perfeitamente comprovados

O O-364/12R pode ser equipado com três tipos de motores: OM-352 (130 cv DIN), OM-352 A (156 cv DIN). O O-364/13R tem motor OM-355/6, com 210 cv DIN. Assim, para qualquer percurso, pode-se ter o veículo adequado em função de velocidades médias elevadas e ultrapassagens seguras. Todos os motores, com cilindros em linha, trabalham com sistema de injeção direta. Suas vantagens são: baixo consumo, combustão completa, funcionamento silencioso, boas condições de arranque, condições térmicas favoráveis e grande durabilidade. São refrigerados por água, que mantém uma temperatura uniforme com o auxílio de um termostato. Eles tem também, no sistema de lubrificação, um trocador de calor entre o óleo e a água. As peças mais importantes são idênticas nos diversos tipos, facilitando a intercambiabilidade. O motor está na traseira do veículo, perfeitamente isolado do salão de passageiros. Para conforto nas viagens e facilidade de manutenção. A potência é integralmente aproveitada pelos conjuntos de transmissão de força. A embreagem é de monodisco seco. As caixas de mudanças adaptam-se funcionalmente ao regime de rotações dos motores. Todas tem cinco marchas sincronizadas para a frente, perfeitamente escalonadas. Pode-se assim rodar mais seguramente, mais economicamente, mais regularmente. Os eixos traseiros, resistentes, são dimensionados para transmitir com perfeição a potência do motor às rodas. O sistema de coroa e pinhão hipóides possibilita distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, resultando disso um acréscimo de durabilidade dos mecanismos e um funcionamento silencioso. A caixa do diferencial e os tubos são rígidos, garantindo que o peso distribuído sobre eles não afete o funcionamento dos mecanismos internos. Tudo isso representa garantia de vida útil prolongada e de economia operacional.

Manutenção simples, mais um ponto positivo

A facilidade de manutenção é mais uma vantagem do O-364. Seus elementos mais importantes são acessíveis pelo exterior. Assim, pode-se vistoriar o veículo com rapidez, nas viagens. Para a manutenção mais completa, o motor, a caixa de mudança e o eixo traseiro são acessíveis também de dentro do veículo por meio de tampas no assoalho. O comando da instalação elétrica está centralizado. O jogo de baterias está montado sobre uma base deslizante, podendo ser facilmente deslocado para revisões periódicas. A roda de reposição é rapidamente removível do lugar que ocupa sob o ônibus, na parte da frente. E graças às superfícies lisas e à vedação completa das aberturas, é fácil fazer no veículo as inscrições necessárias e levá-lo nas instalações automáticas. Com tudo isto, os trabalhos de manutenção e controle realizam-se corretamente. São fatores que valorizam consideravelmente o O-364.

A segurança está presente em todas as situações

A segurança num veículo depende sobremaneira das características dos freios e do poder de frenagem. Os três sistemas de freios do O-364 garantem elevada segurança. O freio de serviço tem dois circuitos hidráulicos independentes. Se por qualquer motivo ocorrer avaria num deles, o outro continuará funcionando. Além disso, eles são assistidos por das câmaras de ar comprimido. O ar comprimido aumenta a eficiência do sistema, além de exigir menor esforço do condutor ao acionar o pedal. O freio de estacionamento, com ação nas rodas traseiras, tem câmaras de molas acumuladoras comandadas pneumaticamente. No caso de alguma avaria no circuito de ar do freio de serviço, ele entra em ação automaticamente, desacelerando o veículo progressivamente, enquanto uma luz no painel avisa o condutor. Válvula especial libera o freio de estacionamento para manobras de emergência. O freio-motor, acionado pneumaticamente, além de ser fator de segurança, propicia economia de combustível, lonas de freio e pneumáticos. Os tambores de freios tem 418 mm de diâmetro. A área total de frenagem é de 5382 cm². As guarnições são resistentes e sua longevidade, elevada.

A suspensão e a direção asseguram estabilidade e conforto

A estabilidade e o comportamento nas curvas, a segurança e o conforto de marcha do O-364 dependem em grande parte de seus sistemas de suspensão e direção. Todos os tipos estão equipados com suspensão de molas helicoidais providas de molas auxiliares e amortecedores telescópicos, no eixo dianteiro; na traseira utilizam-se feixes de molas e amortecedores telescópicos, além de barra estabilizadora. As molas absorvem os choques causados pelas irregularidades do solo. Os amortecedores reduzem as oscilações das molas. Os elementos da suspensão, molas e amortecedores, estão colocados próximo ao eixo. Deste modo não limitam as extremidades dos eixos das rodas que podem virar num ângulo de 38º. A barra estabilizadora compensa as diferenças de flexão na suspensão das rodas, proporciona grande estabilidade nas curvas e diminui a tendência de inclinação da carroçaria. Todos os pontos de união entre o eixo e a carroçaria são feitos por grandes coxins de borracha. A direção do O-364 é hidráulica. Ela transmite todo movimento com precisão e diretamente às rodas dianteiras, com reduzido esforço e poucos giros do volante. Uma grande vantagem, pois, para o condutor, ao manejar o volante em curvas acentuadas e estacionamentos. Graças a isso e ao entrosamento harmonioso dos sistemas de direção e de suspensão, o O-364 é extremamente maneável. Seu círculo de viragem é de apenas 19,8 m na versão 12R e de 20,0 m na 13R. Em decorrência de tudo isso, as propriedades de marcha mantem-se sempre igualmente boas, independente da carga e das condições das estradas.

Uma estrutura sólida, autoportante, toda de aço

Uma técnica comprovada e novos resultados de pesquisa constituem a base da estrutura leve autoportante, toda de aço, do O-364. Ela alia uma armação resistente a uma concepção moderna do veículo. A plataforma e a carroçaria são soldadas uma à outra para formar uma unidade portante. A infraestrutura se compõe de um quadro treliçado, com longarinas e travessas em tubos retangulares de aço carbono de alta resistência, com reforços, suportes diagonais e chapas de alma zincadas. Esta construção oferece uma segurança elevada, mesmo se ela é submetida a fortes solicitações. As paredes laterais, a frente, a traseira e o teto são fabricados com chapas de alta qualidade zincadas em ambas as faces, rebitadas ou soldadas à estrutura da carroçaria. Todo o conjunto do piso está protegido na parte inferior, contra a corrosão.

Para valorizar ainda mais o seu investimento

O investimento feito num ônibus será tanto mais compensador se este possuir longa vida útil. Para isso contribuem as medidas de proteção anticorrosiva aplicadas no O-364, que seguem os últimos padrões de desenvolvimento técnico. Além do tratamento químico básico, as chapas da carroçaria são zincadas nas duas faces. A parte inferior da plataforma recebe uma espessa camada de PVC muito resistente, que a torna altamente resistente a água, pedras soltas e outros agentes externos. As partes mais solicitadas, como os bagageiros, recebem uma aplicação de laca, que as protege contra os atritos. A pintura de acabamento complementa as medidas de proteção, dando ao veículo a garantia de que manterá por longos anos a sua qualidade original.

Para valorizar ainda mais o seu investimento

Para a construção do O-364, longos anos de pesquisas e de testes exaustivos

Antes de um ônibus ser fabricado em série, ele tem que superar inúmeras provas. Desde o começo dos estudos, cada peça é controlada e testada até o limite de ruptura, pois só será aceita pelo nosso controle de qualidade após a certeza de que merece toda confiança. Nos bancos de provas são testados todos os conjuntos importantes do veículo. Ali são simulados também percursos em condições difíceis, até que estejamos certos de que o O-364 pode fazer face às situações de serviço mais duras. Depois de pronto, o ônibus passa pelo teste de resistência, durante o qual as peças são novamente postas à prova trabalhando em conjunto. Estudos, controle, teste, regulagem, percurso, controle, teste – este é o ciclo ao qual são submetidos o próprio veículo e todos os seus elementos. O início da produção traz consigo a certeza de que o O-364, como um todo, é perfeitamente confiável.

As viagens são ainda mais tranquilas e seguras com a assistência técnica Mercedes-Benz

Para a comodidade e a segurança de quem possui um veículo Mercedes-Benz, existem quase 200 concessionários espalhados por todo o Brasil. Com oficinas bem aparelhadas, esses concessionários dispõe de um grande estoque de peças de reposição, uma boa organização de trabalho e, o que é mais importante, uma prestação de serviços rápida e garantida. O nível de trabalho que eles podem oferecer deve-se à qualificação de seus experientes mecânicos, treinados na própria fábrica e atualizados com as novidades mais recentes em termos de tecnologia automobilística. A segurança que eles oferecem é a garantia de viagens sempre tranquilas, pois onde quer que rode o O-364, ali por perto estará também a assistência técnica Mercedes-Benz.

Plataforma

A mais completa linha

A Mercedes-Benz do Brasil S.A. oferece ao mercado uma variada linha de veículos para o transporte coletivo de passageiros.

Do chassi para micro-ônibus às grandes plataformas para ônibus rodoviários.

Veículos funcionais e versáteis para as mais diversas utilizações, na cidade ou nas estradas, em serviços de linha ou turismo.

Elevado grau de segurança e de conforto, economia comprovada e longa vida útil consagram a qualidade Mercedes-Benz desses veículos, para cuja preservação concorre decisivamente a assistência técnica especializada assegurada a eles pelos concessionários da marca.

Empresas de renome complementam esses chassis e essas plataformas com carroçarias de todo os tipos, segundo a necessidade e as opções dos clientes.

E então modernos ônibus intercomunicam populações, transportando pessoas para perto ou para longe.

Sempre com a eficiência garantida por veículos de qualidade única.

Plataformas O-364

Assim, produzimos as plataformas O-364/12R e O-364/13R. Com motores diesel de injeção direta, duráveis, econômicos e rentáveis.

Com câmbio sincronizado, direção hidráulica, três sistemas de freios e suspensão bem dimensionada (molas helicoidais, molas auxiliares e amortecedores na dianteira, feixes de molas, amortecedores e estabilizador na traseira), para um rodar macio estável, seguro, sem preocupações.

Com estrutura de perfilados e chapas de aço, protegida contra agentes corrosivos e abrasivos, resistente à flexão e de grande capacidade torcional.

Com adequado espaço útil entre os eixos, para a instalação de bagageiros passantes de grandes dimensões. São plataformas com a qualidade Mercedes-Benz.

Amplas possibilitam aos fabricantes especializados a construção de carroçarias espaçosas, elegantes e funcionais, arejadas e de excelente visibilidade, surgindo daí modernos ônibus rodoviários.

Para os passageiros, então, a garantia de viagens rápidas, tranquilas, suaves e de muito conforto.

Para os empresários, a rentabilidade decorrente de elevados índices de eficiência e baixo custo operacional.

O O-364/12R pode ser equipado com três tipos de motores: OM-352, de 130 cv DIN a 2800 rpm; OM-352A, de 156 cv DIN a 2800 rpm; ou OM-355/5, de 192 cv DIN a 2200 rpm. O O-364/13R tem motor OM-355/6, de 210 cv DIN a 2200 rpm.

Assim, para qualquer percurso pode-se ter o veículo adequado em função de velocidades médias elevadas e ultrapassagens seguras.

Todos os motores com cilindros em linha, trabalham pelo sistema de injeção direta.

Suas vantagens são baixo consumo, combustão completa, funcionamento silencioso, condições térmicas favoráveis e grande durabilidade.

São refrigerados por água, que mantém uma temperatura uniforme com auxílio de um termostato.

Eles têm também, no sistema de lubrificação, um trocador de calor entre o óleo e a água.

As peças mais importantes são idênticas nos diversos tipos, facilitando a intercambiabilidade.

O motor está na traseira do veículo, para conforto nas viagens e facilidade de manutenção.

A potência é aproveitada da melhor forma pelos conjuntos de transmissão de força.

As caixas de mudanças G-3/40 e G-3/60 adaptam-se funcionalmente ao regime de rotações dos motores.

Ambas têm cinco marchas sincronizadas para a frente, perfeitamente escalonadas. Pode-se assim rodar mais seguramente, mais economicamente, mais regularmente.

O eixo traseiro HO-4/10, resistente, é dimensionado para transmitir com perfeição a potência às rodas.

O sistema de coroa e pinhão hipóides permite distribuir melhor os esforços sobre as áreas de contato das engrenagens, resultando disso maior durabilidade dos mecanismos e um funcionamento silencioso.

A caixa do diferencial e os tubos dos semi-eixos são rígidos, assegurando que o peso distribuído sobre eles não afete o funcionamento dos mecanismos internos.

Tudo isso representa garantia de vida útil prolongada e de economia operacional.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-352 A
Tipo: 6 cilindros em linha
Potência máxima: DIN: 156 cv (115 kW) @ 2800 rpm
SAE: 172 cv (127 kW) @ 2800 rpm
Torque máximo: DIN: 432 Nm (44 mkgf) @ 1800 rpm
SAE: 471 Nm (48 mkgf) @ 1800 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 5.675 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 97
Curso do pistão (mm): 128
Relação de compressão: 16:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de lubrificação: Trocador de calor entre óleo e água
Sistema de arrefecimento: Por água, com termostato
Bomba injetora
Sistema de Injeção: Direta MB

Transmissão
Modelo: MB G-3/40-5/7,5
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Direção
Modelo: ZF 8062
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 12 V
Alternador
Tensão/capacidade: 14 V / 55 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 3 kW (4 cv) / 12 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO3/4,5
Tipo: Punho
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/10
Tipo: Por engrenagens hipóides
Redução: i=4,875 (39:8)
Reduções opcionais: i=5,714 (40:7)
i=6,143 (43:7)
i=6,857 (48:7)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas helicoidais com molas auxiliares
Amortecedores: Telescópicos
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.0 x 20
Pneumáticos: 9.00 x 20 PR 14
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Diâmetro do tambor (mm): 418
Área de frenagem
Total: 5.382 cm² (monobloco)
4.208 cm² (plataforma)

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos
Eixo dianteiro: 4600
Eixo traseiro: 8800
Total: 13200

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 210
300 (Opcional)
Óleo no cárter, máx./min.: 14 / 10
Sistema de arrefecimento: 40

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5550
(B) Comprimento total: 10840 (plataforma)
(C) Balanço dianteiro: 2340
(D) Balanço traseiro: 2950
(E) Bitola – eixo dianteiro: 1951
(F) Bitola – eixo traseiro: 1817
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500 (plataforma)
(K) Vão livre dianteiro: 253 (monobloco)
225 (plataforma)
(L) Vão livre traseiro: 286 (monobloco)
284 (plataforma)
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 19,8
Carroceria
(B) Comprimento total: 10840
(N) Largura externa: 2500
(O) Altura externa: 2884

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: i=4,875
Velocidade máxima (km/h): 106,3
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 17,3
21,0
Ensaio 2 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: i=5,714
Velocidade máxima (km/h): 90,7
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 20,7
25,1
Ensaio 3 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: i=6,143
Velocidade máxima (km/h): 84,3
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 22,5
27,3
Ensaio 4 (Opcional)
Redução do eixo traseiro: i=6,857
Velocidade máxima (km/h): 75,5
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 25,4
32,7

Capacidade
  • 32 poltronas de luxo, com toalete
  • 36 poltronas de luxo
  • 36 poltronas do tipo “conforto”, com toalete
  • 36 poltronas do tipo “conforto”
  • 40 poltronas do tipo “conforto”
  • 40 poltronas standard, com toalete
  • 40 poltronas standard
  • 49 poltronas “urbanas”

Função desabilitada

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