Mercedes-Benz do Brasil (Junho/1987 – Acervo Fabiano Zimmer)
Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do País, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer em cada produto da marca a mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Estas virtudes estão presentes no ônibus rodoviário O-371 R, nova e arrojada concepção de transporte de passageiros para curtas e médias distâncias. Design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos menores detalhes e um desempenho invejável tornam o O-371 R um veículo sob medida para viagens intermunicipais e para operação em turismo e fretamento.
O ótimo rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa elevada potência (200 cv NBR) com baixo consumo. Acrescente-se a alta qualidade da transmissão, representada pela caixa de mudanças sincronizada Mercedes-Benz G-3/61 e pelo eixo traseiro HO-4/23 D-10, que concorrem para uma boa velocidade média, condição essencial para o rigoroso cumprimento de horários. Cuidados especiais com a segurança envolveram o projeto da suspensão. No eixo dianteiro, destaque para a barra estabilizadora, os amortecedores e as molas helicoidais. No traseiro, feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e estabilizador ampliam a segurança, reforçada ainda pelos três sistemas de freios – freio de serviço a ar comprimido, freio de estacionamento com mola acumuladora e freio-motor acionado eletropneumaticamente. No espaçoso salão de passageiros, 44 poltronas revestidas em couro-plástico, ou opcionalmente em veludo navalhado, proporcionam o conforto ideal, enriquecido por detalhes como as luzes individuais para leitura, as cores sóbrias e relaxantes e o silêncio a bordo, decorrente da ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos. Conforto que se estende ao posto do motorista, que apresenta poltrona anatômica dotada de suspensão hidráulica, amplo pára-brisa em vidro laminado climatizado, direção hidráulica suave e precisa, fácil acesso aos comandos e teclas iluminados do painel de instrumentos.
Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 R um modelo de eficiência e uma garantia de grande rentabilidade no transporte rodoviário de passageiros.
Motor
Modelo:
Mercedes-Benz OM-355/5 A
Tipo:
5 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima:
200 cv (147 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo:
757 Nm (77 mkgf) @ 1200 rpm
Combustível:
Diesel
Cilindrada total:
9.650 cm³
Diâmetro do cilindro (mm):
128
Curso do pistão (mm):
150
Relação de compressão:
15:1
Ordem de ignição:
1-2-4-5-3
Transmissão
Modelo:
MB G-3/61-5/6,1
Acionamento:
Mecânica
Marchas sincronizadas:
5 à frente e 1 à ré
Direção
Modelo:
ZF 8063
Tipo:
Hidráulica
Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão:
24 V
Alternador
Tensão/capacidade:
28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade:
2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão:
5 kW (6 cv) / 24 V
Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo:
MB VO4/13 D(L)-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo:
MB HO4/23 D-10
Redução:
i=3,727 (41:11)
Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo:
Molas helicoidais
Barra estabilizadora:
Série
Suspensão Traseira
Tipo:
Feixes de molas semielípticas
Amortecedores:
Telescópicos
Barra estabilizadora:
Série
Rodas & Pneus
Aros das rodas:
7.50 x 20
Pneumáticos:
10.00 x 20 PR 16
Rodado traseiro:
Duplo
Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo:
A ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo:
Molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo:
Eletropneumático
Área de frenagem
Total:
5.685 cm²
Pesos (kg)
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)