ViaCircular Transporte Coletivo

Mercedes-Benz O-371R (200cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-371R (200cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1987-1992
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Junho/1987 – Acervo Fabiano Zimmer)

Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do País, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer em cada produto da marca a mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.

Estas virtudes estão presentes no ônibus rodoviário O-371 R, nova e arrojada concepção de transporte de passageiros para curtas e médias distâncias. Design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos menores detalhes e um desempenho invejável tornam o O-371 R um veículo sob medida para viagens intermunicipais e para operação em turismo e fretamento.

O ótimo rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa elevada potência (200 cv NBR) com baixo consumo. Acrescente-se a alta qualidade da transmissão, representada pela caixa de mudanças sincronizada Mercedes-Benz G-3/61 e pelo eixo traseiro HO-4/23 D-10, que concorrem para uma boa velocidade média, condição essencial para o rigoroso cumprimento de horários. Cuidados especiais com a segurança envolveram o projeto da suspensão. No eixo dianteiro, destaque para a barra estabilizadora, os amortecedores e as molas helicoidais. No traseiro, feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e estabilizador ampliam a segurança, reforçada ainda pelos três sistemas de freios – freio de serviço a ar comprimido, freio de estacionamento com mola acumuladora e freio-motor acionado eletropneumaticamente. No espaçoso salão de passageiros, 44 poltronas revestidas em couro-plástico, ou opcionalmente em veludo navalhado, proporcionam o conforto ideal, enriquecido por detalhes como as luzes individuais para leitura, as cores sóbrias e relaxantes e o silêncio a bordo, decorrente da ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos. Conforto que se estende ao posto do motorista, que apresenta poltrona anatômica dotada de suspensão hidráulica, amplo pára-brisa em vidro laminado climatizado, direção hidráulica suave e precisa, fácil acesso aos comandos e teclas iluminados do painel de instrumentos.

Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 R um modelo de eficiência e uma garantia de grande rentabilidade no transporte rodoviário de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/5 A
Tipo: 5 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 200 cv (147 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 757 Nm (77 mkgf) @ 1200 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 9.650 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 15:1
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3

Transmissão
Modelo: MB G-3/61-5/6,1
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 5 à frente e 1 à ré

Direção
Modelo: ZF 8063
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5 kW (6 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 D(L)-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/23 D-10
Redução: i=3,727 (41:11)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Molas helicoidais
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Traseira
Tipo: Feixes de molas semielípticas
Amortecedores: Telescópicos
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50 x 20
Pneumáticos: 10.00 x 20 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido
Freio de Estacionamento
Tipo: Molas acumuladoras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático
Área de frenagem
Total: 5.685 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 10000
Total: 15500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 18,5 / 13,5
Caixa de mudanças: 3,7
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 7,9
Acionamento da embreagem: 0,5
Sistema de arrefecimento: 30

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5850
(C) Balanço dianteiro: 2340
(D) Balanço traseiro: 3100
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(K) Vão livre dianteiro: 235
(L) Vão livre traseiro: 186,5
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,82
Carroceria
(B) Comprimento total: 11290
(N) Largura externa: 2500
(O) Altura externa: 3175
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): 7,7

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 110
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15000kg: 20
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15500kg: 19

Capacidade
  • Número de poltronas Sem toalete: 44
  • Número de poltronas Com toalete: 36-40

Função desabilitada

Menu