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Mercedes-Benz O-371R (238cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 1987-1992 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1987) |
Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer em cada produto da marca mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
Estas virtudes estão presentes no ônibus rodoviário O-371 R, nova e arrojada concepção de transporte de passageiros para curtas e médias distâncias.
Design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos menores detalhes e um desempenho invejável tornam o O-371 R um veículo sob medida para viagens intermunicipais e para operação em turismo e fretamento.
O ótimo rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa elevada potência (238 cv NBR) com baixo consumo. Acrescente-se a alta qualidade da transmissão, representada pela caixa de mudanças sincronizada ZF S 6-90/6,98 e pelo eixo traseiro HO-4/23 D-10, que concorrem para uma boa velocidade média, condição essencial para o rigoroso cumprimento de horários. Cuidados especiais com a segurança envolveram o projeto da suspensão. No eixo dianteiro, destaque para a barra estabilizadora, os amortecedores e as molas helicoidais. No traseiro, feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e estabilizador ampliam a segurança, reforçada ainda pelos três sistemas de freios – freio de serviço a ar comprimido, freio de estacionamento com mola acumuladora e freio-motor acionado eletropneumaticamente.
No espaçoso salão de passageiros, 44 poltronas revestidas em couro-plástico, ou opcionalmente em veludo navalhado, proporcionam o conforto ideal, enriquecido por detalhes como as luzes individuais para leitura, as cores sóbrias e relaxantes e o silêncio a bordo, decorrente da ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos.
A direção hidráulica, de série, permite fácil manobrabilidade. A poltrona do motorista tem configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente; é dotada de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do motorista.
O O-371 R recebe também os seguintes itens: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante, dezesseis alto-falantes no painel de serviço, antena eletrônica, parabrisa com vidro laminado climatizado, faróis de neblina, pisca-piscas adicionais nas laterais, chapa de aço de proteção do cárter, calotas, pneus com câmara-de-ar na roda sobressalente e pneus radiais.
Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 R um modelo de eficiência e uma garantia de grande rentabilidade no transporte rodoviário de passageiros.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-355/5 A |
Tipo: | 5 cilindros em linha, Turboalimentado |
Potência máxima: | 238 cv (175 kW) @ 2100 rpm |
Torque máximo: | 965 Nm (98 mkgf) @ 1200 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 9.650 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 150 |
Relação de compressão: | 15:1 |
Ordem de ignição: | 1-2-4-5-3 |
Modelo: | ZF 6S-90 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | ZF 8063 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 5,5 kW (7,5 cv) / 24 V |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 D(L)-7 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/23 D-10 |
Redução: | i=3,727 (41:11) |
Aros das rodas: | 7.50 |
Pneumáticos: | 10.00 R x 20 PR 16 |
Rodado traseiro: | Duplo |
Área de frenagem | |
Total: | 5.684 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 5500 |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 (monobloco) 6000 (plataforma) |
Eixo traseiro: | 10000 |
Total: | 15000 (monobloco) 16000 (plataforma) |
Tanque de combustível: | 300 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18,5 / 14,5 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 5,25 |
Direção hidráulica: | 7,9 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 30 |

(A) Distância entre-eixos: | 5850 |
(B) Comprimento total: | 11290 (plataforma) |
(C) Balanço dianteiro: | 2342 (monobloco) 2340 (plataforma) |
(D) Balanço traseiro: | 3100 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2020 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 |
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): | 2500 (plataforma) |
(K) Vão livre dianteiro: | 235 |
(L) Vão livre traseiro: | 239 |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 20,82 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 11290 |
(N) Largura externa: | 2500 |
(O) Altura externa: | 3215 |
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): | 7,5 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Redução do eixo traseiro: | i=3,727 |
Velocidade máxima (km/h): | 110 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15500 kg: | 29 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000 kg: | 28 |
Número de poltronas: | Com toalete: 36-40 Sem toalete: 40-44 |