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Mercedes-Benz O-371R (238cv)

Extração de dados: Chassi e Monobloco

Mercedes-Benz O-371R (238cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1987-1992
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Setembro/1987)

Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer em cada produto da marca mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.

Estas virtudes estão presentes no ônibus rodoviário O-371 R, nova e arrojada concepção de transporte de passageiros para curtas e médias distâncias.

Design atraente, espaço interno amplo e totalmente aproveitável, conforto e segurança nos menores detalhes e um desempenho invejável tornam o O-371 R um veículo sob medida para viagens intermunicipais e para operação em turismo e fretamento.

O ótimo rendimento é garantido pelo motor OM-355/5 A, turboalimentado, que associa elevada potência (238 cv NBR) com baixo consumo. Acrescente-se a alta qualidade da transmissão, representada pela caixa de mudanças sincronizada ZF S 6-90/6,98 e pelo eixo traseiro HO-4/23 D-10, que concorrem para uma boa velocidade média, condição essencial para o rigoroso cumprimento de horários. Cuidados especiais com a segurança envolveram o projeto da suspensão. No eixo dianteiro, destaque para a barra estabilizadora, os amortecedores e as molas helicoidais. No traseiro, feixes de molas semi-elípticas, amortecedores telescópicos e estabilizador ampliam a segurança, reforçada ainda pelos três sistemas de freios – freio de serviço a ar comprimido, freio de estacionamento com mola acumuladora e freio-motor acionado eletropneumaticamente.

No espaçoso salão de passageiros, 44 poltronas revestidas em couro-plástico, ou opcionalmente em veludo navalhado, proporcionam o conforto ideal, enriquecido por detalhes como as luzes individuais para leitura, as cores sóbrias e relaxantes e o silêncio a bordo, decorrente da ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos.

A direção hidráulica, de série, permite fácil manobrabilidade. A poltrona do motorista tem configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente; é dotada de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do motorista.

O O-371 R recebe também os seguintes itens: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante, dezesseis alto-falantes no painel de serviço, antena eletrônica, parabrisa com vidro laminado climatizado, faróis de neblina, pisca-piscas adicionais nas laterais, chapa de aço de proteção do cárter, calotas, pneus com câmara-de-ar na roda sobressalente e pneus radiais.

Estes e muitos outros fatores fazem do O-371 R um modelo de eficiência e uma garantia de grande rentabilidade no transporte rodoviário de passageiros.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/5 A
Tipo: 5 cilindros em linha, Turboalimentado
Potência máxima: 238 cv (175 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 965 Nm (98 mkgf) @ 1200 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 9.650 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 15:1
Ordem de ignição: 1-2-4-5-3

Transmissão
Modelo: ZF 6S-90
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Direção
Modelo: ZF 8063
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5,5 kW (7,5 cv) / 24 V

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 D(L)-7
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/23 D-10
Redução: i=3,727 (41:11)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 7.50
Pneumáticos: 10.00 R x 20 PR 16
Rodado traseiro: Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 5.684 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 5500
Eixo traseiro: 10000
Total: 15500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000 (monobloco)
6000 (plataforma)
Eixo traseiro: 10000
Total: 15000 (monobloco)
16000 (plataforma)

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 300
Óleo no cárter, máx./min.: 18,5 / 14,5
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 5,25
Direção hidráulica: 7,9
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 30

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 5850
(B) Comprimento total: 11290 (plataforma)
(C) Balanço dianteiro: 2342 (monobloco)
2340 (plataforma)
(D) Balanço traseiro: 3100
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2020
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
(H) Largura no eixo traseiro (ou total): 2500 (plataforma)
(K) Vão livre dianteiro: 235
(L) Vão livre traseiro: 239
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 20,82
Carroceria
(B) Comprimento total: 11290
(N) Largura externa: 2500
(O) Altura externa: 3215
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): 7,5

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Redução do eixo traseiro: i=3,727
Velocidade máxima (km/h): 110
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 15500 kg: 29
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 16000 kg: 28

Capacidade
Número de poltronas: Com toalete: 36-40
Sem toalete: 40-44

Função desabilitada

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