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Mercedes-Benz O-371RSD (326cv)

Extração de dados: Chassi e Monobloco

Mercedes-Benz O-371RSD (326cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1987-1992
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Junho/1987)

Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer nos produtos de marca a mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.

O ônibus rodoviário O-371 RSD ressalta esses aspectos.

Dotado do motor Mercedes-Benz OM-355/6 LA, turboalimentado e com pós-resfriador do ar de admissão, com 326 cv NBR de potência, o O-371 RSD destaca-se pelo excepcional desempenho e baixo consumo de combustível.

Com um total de 13,20 metros de comprimento, tem o salão de passageiros inteiramente aproveitável, podendo-se nele transportar 48 passageiros em poltronas standard, sem toalete.

Dispõe, ainda, de um exclusivo sistema de difusão de ar, regulável na direção e no fluxo; luzes de leitura com foco direcionável; e alto-falantes, todos agrupados num prático módulo de serviço.

O sistema de suspensão, inteiramente pneumático, absorve com eficiência impactos e vibrações ocasionados por pisos irregulares, proporcionando os melhores padrões de conforto e estabilidade.

O eficiente isolamento do compartimento do motor e da caixa de mudança de marchas e a ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos, constituem algumas das razões do excepcional silêncio no salão de passageiros. A poltrona do motorista é de configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente. É dotada, ainda, de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do condutor.

Os comandos e as teclas do painel de instrumentos, com símbolos iluminados, são facilmente acessíveis e tem boa visibilidade também à noite. As luzes-piloto são montadas em circuitos impressos e tem seus simbolos visíveis só quando acesas.

Mais ainda: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante; embreagem de acionamento hidráulico; freio de estacionamento com molas acumuladoras, acionado hidraulicamente; direção hidráulica com dois amortecedores e pneus radiais.

Para maior segurança em quaisquer situações de trânsito, o O-371 RSD é dotado de itens como pisca-pisca adicional nas laterais, fechadura em cinco componentes do ônibus, parabrisa laminado climatizado, faróis de neblina e espelhos retrovisores com secção convexa.

Tudo isso faz do O-371 RSD um ônibus com elevado grau de conforto, segurança e rentabilidade.

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-355/6 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turboalimentado, com pós-resfriador
Potência máxima: 326 cv (240 kW) @ 2000 rpm
Torque máximo: 1303 Nm (133 mkgf) @ 1200 rpm
Combustível: Diesel
Cilindrada total: 11.580 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 150
Relação de compressão: 15:1
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4

Transmissão
Modelo: ZF 6S-90
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 2x 28 V / 35 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 5,5 kW (7,5 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Eixo Intermediário
Modelo: MB NR4/12 DL-6
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/01 DL-10
Redução: i=3,917 (47:12)

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Pneumáticos: 10.00 x 22 PR 16
Rodado traseiro: Simples+Duplo

Sistema de Freio
Área de frenagem
Total: 8.057 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo intermediário: 5500
Eixo traseiro: 11000
Total: 20500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 5000
Eixo intermediário: 5000
Eixo traseiro: 8500
Total: 18500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 600
Óleo no cárter, máx./min.: 18 / 12
Caixa de mudanças: 13
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): 11
Direção hidráulica: 8,7
Acionamento da embreagem: 0,55
Sistema de arrefecimento: 54

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6050
(A”’) Boggie traseiro: 1480
(C) Balanço dianteiro: 2340
(D) Balanço traseiro: 3330
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
2165 (intermediário)
(K) Vão livre dianteiro: 272
(L) Vão livre traseiro: 307
224 (intermediário)
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 26
Carroceria
(B) Comprimento total: 13200
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 3452
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): 13

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Velocidade máxima (km/h): 107
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): 32
29

Capacidade
  • Número de poltronas com toalete: 44 / 48
  • Número de poltronas sem toalete: 52 / 56

Função desabilitada

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