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Mercedes-Benz O-371RSD (326cv)
Extração de dados: Chassi e Monobloco

Tipo: | Ônibus |
Segmento: | Rodoviário |
Fabricação: | 1987-1992 |
Localização do motor: | Traseira |
Fonte dos dados: | Mercedes-Benz do Brasil (Junho/1987) |
Como fabricante da mais abrangente linha de veículos comerciais do país, a Mercedes-Benz não se satisfaz em oferecer nos produtos de marca a mais elevada qualidade. Cada novo veículo que sai de suas linhas de montagem atende a um compromisso com a evolução, refletindo uma nova e aprimorada conquista tecnológica. Conquista que nasce nas pranchetas e toma forma em moderníssimas instalações de ensaio, fabricação, controle, montagem e acabamento final. É assim que a Mercedes-Benz, honrando sua tradição, responde aos desafios presentes e futuros do transporte, desenvolvendo veículos cada vez mais eficientes, seguros, confortáveis e duráveis.
O ônibus rodoviário O-371 RSD ressalta esses aspectos.
Dotado do motor Mercedes-Benz OM-355/6 LA, turboalimentado e com pós-resfriador do ar de admissão, com 326 cv NBR de potência, o O-371 RSD destaca-se pelo excepcional desempenho e baixo consumo de combustível.
Com um total de 13,20 metros de comprimento, tem o salão de passageiros inteiramente aproveitável, podendo-se nele transportar 48 passageiros em poltronas standard, sem toalete.
Dispõe, ainda, de um exclusivo sistema de difusão de ar, regulável na direção e no fluxo; luzes de leitura com foco direcionável; e alto-falantes, todos agrupados num prático módulo de serviço.
O sistema de suspensão, inteiramente pneumático, absorve com eficiência impactos e vibrações ocasionados por pisos irregulares, proporcionando os melhores padrões de conforto e estabilidade.
O eficiente isolamento do compartimento do motor e da caixa de mudança de marchas e a ausência de contatos metálicos entre a estrutura e os agregados mecânicos, constituem algumas das razões do excepcional silêncio no salão de passageiros. A poltrona do motorista é de configuração anatômica e pode ser regulada longitudinal e verticalmente. É dotada, ainda, de suspensão hidráulica, com regulagem de acordo com o peso do condutor.
Os comandos e as teclas do painel de instrumentos, com símbolos iluminados, são facilmente acessíveis e tem boa visibilidade também à noite. As luzes-piloto são montadas em circuitos impressos e tem seus simbolos visíveis só quando acesas.
Mais ainda: coluna de direção com dispositivo para regulagem de altura e do grau de inclinação do volante; embreagem de acionamento hidráulico; freio de estacionamento com molas acumuladoras, acionado hidraulicamente; direção hidráulica com dois amortecedores e pneus radiais.
Para maior segurança em quaisquer situações de trânsito, o O-371 RSD é dotado de itens como pisca-pisca adicional nas laterais, fechadura em cinco componentes do ônibus, parabrisa laminado climatizado, faróis de neblina e espelhos retrovisores com secção convexa.
Tudo isso faz do O-371 RSD um ônibus com elevado grau de conforto, segurança e rentabilidade.
Modelo: | Mercedes-Benz OM-355/6 LA |
Tipo: | 6 cilindros em linha, Turboalimentado, com pós-resfriador |
Potência máxima: | 326 cv (240 kW) @ 2000 rpm |
Torque máximo: | 1303 Nm (133 mkgf) @ 1200 rpm |
Combustível: | Diesel |
Cilindrada total: | 11.580 cm³ |
Diâmetro do cilindro (mm): | 128 |
Curso do pistão (mm): | 150 |
Relação de compressão: | 15:1 |
Ordem de ignição: | 1-5-3-6-2-4 |
Modelo: | ZF 6S-90 |
Acionamento: | Mecânica |
Marchas sincronizadas: | 6 à frente e 1 à ré |
Relação de transmissão: | 1ª – 6,98:1 2ª – 4,06:1 3ª – 2,74:1 4ª – 1,89:1 5ª – 1,31:1 6ª – 1,00:1 Ré – 6,43:1 |
Modelo: | ZF 8065 |
Tipo: | Hidráulica |
Tensão nominal | |
Tensão: | 24 V |
Alternador | |
Tensão/capacidade: | 2x 28 V / 35 A |
Bateria | |
Tensão/capacidade: | 2x 12 V / 135 Ah |
Motor de partida | |
Potência/tensão: | 5,5 kW (7,5 cv) |
Eixo Dianteiro | |
Modelo: | MB VO4/13 DL-7 |
Eixo Intermediário | |
Modelo: | MB NR4/12 DL-6 |
Eixo Traseiro Motriz | |
Modelo: | MB HO4/01 DL-10 |
Redução: | i=3,917 (47:12) |
Aros das rodas: | 8.00 x 22 |
Pneumáticos: | 10.00 x 22 PR 16 |
Rodado traseiro: | Simples+Duplo |
Área de frenagem | |
Total: | 8.057 cm² |
Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)
Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico) | |
Eixo dianteiro: | 6500 |
Eixo intermediário: | 5500 |
Eixo traseiro: | 11000 |
Total: | 20500 |
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado) | |
Eixo dianteiro: | 5000 |
Eixo intermediário: | 5000 |
Eixo traseiro: | 8500 |
Total: | 18500 |
Tanque de combustível: | 600 |
Óleo no cárter, máx./min.: | 18 / 12 |
Caixa de mudanças: | 13 |
Carcaça do diferencial (eixo traseiro): | 11 |
Direção hidráulica: | 8,7 |
Acionamento da embreagem: | 0,55 |
Sistema de arrefecimento: | 54 |

(A) Distância entre-eixos: | 6050 |
(A”’) Boggie traseiro: | 1480 |
(C) Balanço dianteiro: | 2340 |
(D) Balanço traseiro: | 3330 |
(E) Bitola – eixo dianteiro: | 2005 |
(F) Bitola – eixo traseiro: | 1821 2165 (intermediário) |
(K) Vão livre dianteiro: | 272 |
(L) Vão livre traseiro: | 307 224 (intermediário) |
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: | 26 |
Carroceria | |
(B) Comprimento total: | 13200 |
(N) Largura externa: | 2600 |
(O) Altura externa: | 3452 |
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): | 13 |
Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho
Ensaio 1 (Série) | |
Velocidade máxima (km/h): | 107 |
Capacidade máxima de subida – em movimento (%): | 32 29 |
- Número de poltronas com toalete: 44 / 48
- Número de poltronas sem toalete: 52 / 56