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Mercedes-Benz O-371RSD (354cv)

Extração de dados: Monobloco

Mercedes-Benz O-371RSD (354cv)
Tipo: Ônibus
Segmento: Rodoviário
Fabricação: 1992-1994
Localização do motor: Traseira
Fonte dos dados: Mercedes-Benz do Brasil (Junho/1993)

Motor
Modelo: Mercedes-Benz OM-447 LA
Tipo: 6 cilindros em linha, Turboalimentado, com turbocooler
Potência máxima: 354 cv (260 kW) @ 2100 rpm
Torque máximo: 1550 Nm (158 mkgf) @ 1100 a 1600 rpm
NBR – Medição: NBR 5484 (fev/85)
Combustível: Diesel
Mancais da árvore de manivelas: 7, de camadas múltiplas em ligas
Localização das válvulas: No cabeçote
Cilindrada total: 11.967 cm³
Diâmetro do cilindro (mm): 128
Curso do pistão (mm): 155
Relação de compressão: 16,25:1
Consumo específico: 189 g/kWh a 1200 rpm
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Bomba de óleo – tipo: Engrenagens
Filtro de óleo – tipo: Filtragem total, com elemento de papel
Filtro de ar / Sistema de admissão de ar: Seco, com elemento de papel
Sistema de lubrificação: Circulação de óleo sob pressão, com trocador de calor óleo-água
Sistema de arrefecimento: Por circulação de água, com termostato
Bomba injetora
Modelo: Bosch, injeção direta
Tipo: De êmbolos
Regulador: Com avanço automático
Sistema de Injeção: Direta MB
Pressão de Injeção: 200+8 bar
Compressor
Modelo: Knorr (de pistão)
Diâmetro do cilindro (mm): 90
Curso do êmbolo (mm): 46
Cilindrada: 293 cm³
Número de cilindros: 1
Velocidade angular: 2646 rpm
Resfriamento: Bloco: ar/cabeçote: água
Acionamento: Por engrenagens

Transmissão
Modelo: ZF 6S-105
Acionamento: Mecânica
Marchas sincronizadas: 6 à frente e 1 à ré
Relação de transmissão: 1ª – 6,98:1
2ª – 4,06:1
3ª – 2,74:1
4ª – 1,89:1
5ª – 1,31:1
6ª – 1,00:1
Ré – 6,43:1

Embreagem
Modelo: GMFZ 430
Tipo: Monodisco a seco
Acionamento: Servoassistido

Direção
Modelo: ZF 8065
Tipo: Hidráulica
Relação de redução: i=22,7:1

Sistema Elétrico
Tensão nominal
Tensão: 24 V
Alternador
Tensão/capacidade: 28 V / 75 A
Opcional: 28 V / 105 A
Bateria
Tensão/capacidade: 2x 12 V / 135 Ah
Motor de partida
Potência/tensão: 6,7 kW (9,1 cv)

Eixos
Eixo Dianteiro
Modelo: MB VO4/13 DL-7
Tipo: Punho
Eixo Intermediário
Modelo: MB NR4/12 DL-6
Eixo Traseiro Motriz
Modelo: MB HO4/01 DL-10
Tipo: Carcaça central com tubos de aço imprensados
Redução: i=3,666 (44:12)
Reduções opcionais: i=3,333 (40:12)

Suspensão
Suspensão Dianteira
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar e 1 batente auxiliar interno, 3 barras tensoras longitudinais, 1 transversal e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série
Suspensão Intermediária
Tipo: Pneumática com 2 bolsões de ar e 1 batente auxiliar interno, 3 barras tensoras longitudinais e 1 válvula reguladora de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Suspensão Traseira
Tipo: Pneumática com 4 bolsões de ar e 1 batente auxiliar interno, 2 barras tensoras longitudinais, 2 triangulares e 2 válvulas reguladoras de altura
Amortecedores: 4, telescópicos de dupla ação
Barra estabilizadora: Série

Rodas & Pneus
Aros das rodas: 8.00 x 22
Aros das rodas – opcionais: 8.25 x 22.5
8.00 x 20
Pneumáticos: 11.00 R x 22
Pneumáticos – opcionais: 11.00 R x 20
295 / 80 R 22.5
12.00 R x 22.5
Rodado traseiro: Simples+Duplo

Quadro do Chassis
Tipo: Plataforma autoportante

Sistema de Freio
Freio de Serviço
Tipo: A ar comprimido de 2 circuitos, tambor nas rodas dianteiras e traseiras, com ajuste automático de sapatas
Espessura da lona (mm): 19
Diâmetro do tambor (mm): 410
Largura da lona dianteira: 160 mm
Largura da lona traseira: 220 mm
160 mm (eixo auxiliar)
Freio de Estacionamento
Tipo: Câmara de mola acumuladora, acionada pneumaticamente. Atuação nas rodas traseiras
Freio-Motor
Tipo: Eletropneumático, podendo atuar em conjunto com o freio de serviço
Retarder
Tipo: Hidrodinâmico Voith VHBK 130 (Opcional) com acionamento na coluna de direção
ABS
Sistema anti-bloqueio de rodas: ABS/ASR (Opcional)
Área de frenagem
Eixo dianteiro: 2.367 cm²
Eixo intermediário: 2.367 cm²
Eixo traseiro: 3.317 cm²
Total: 8.051 cm²

Pesos (kg)

Em ordem de marcha (Obs: Os pesos do veículo podem sofrer alteração devido à inclusão de opcionais)

Pesos admissíveis / Valores indicados (técnico)
Eixo dianteiro: 6500
Eixo intermediário: 5500
Eixo traseiro: 11000
Total: 20500
Pesos admissíveis / Valores autorizados (homologado)
Eixo dianteiro: 6000
Eixo intermediário: 5000
Eixo traseiro: 8500
Total: 19500

Volumes de Abastecimento (l)
Tanque de combustível: 600
Óleo no cárter, máx./min.: 26 / 17
Caixa de mudanças: 13
Direção hidráulica: 8,2
Sistema de arrefecimento: 54

Dimensões (mm)
Dimensões
(A) Distância entre-eixos: 6050
(A”’) Boggie traseiro: 1480
(C) Balanço dianteiro: 2340
(D) Balanço traseiro: 3330
(E) Bitola – eixo dianteiro: 2005
(F) Bitola – eixo traseiro: 1821
2165 (intermediário)
(I) Ângulo de entrada: 11°
(J) Ângulo de saída: 11°
(K) Vão livre dianteiro: 272
(L) Vão livre traseiro: 307
292 (intermediário)
(M) Círculo de viragem do veículo, mØ: 26
Carroceria
(B) Comprimento total: 13200
(N) Largura externa: 2600
(O) Altura externa: 3492
(Q) Capacidade do bagageiro (m³): 13

Desempenho

Dados projetados por simulação de performance no cálculo teórico de desempenho

Ensaio 1 (Série)
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R-22
Redução do eixo traseiro: i=3,666
Velocidade máxima (km/h): 119
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 19500kg: 37
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 20500kg: 35
Ensaio 2 (Opcional)
Eixo traseiro: MB HO4/01 DL-10
Pneus: 11.00 R-22
Redução do eixo traseiro: i=3,333
Velocidade máxima (km/h): 131
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 19500kg: 33
Capacidade máxima de subida – em movimento (%) – com 20500kg: 31

Função desabilitada

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